3

Quais são as obrigações mensais e anuais após minha formalização como MEI?

O que eu preciso fazer todo mês ou durante o ano para manter minha empresa formalizada?

É importante lembrar que o MEI não precisa contratar um contador, já que o preenchimento do relatório mensal e anual é bem simples.

 

TODO MÊS!

ANOTE AÍ:

– Acesse o modelo do Relatório Mensal em www.portaldoempreendedor.gov.br e clique em MEI – Microempreendedor Individual > Obrigações e Responsabilidades do MEI > Relatório Mensal das Receitas Brutas.

Fique atento!

– Todo mês você deve preencher o Relatório Mensal das Receitas do mês anterior. Esse relatório não precisa ser entregue em nenhum órgão, mas deve ser apresentado se for pedido pela Receita Federal ou pela Secretaria de Fazenda estadual ou municipal.

– As notas fiscais de compras e vendas e/ou de serviços também devem ser acrescentadas a esse relatório e guardadas por 5 anos

 

TODO ANO!

Uma vez ao ano o MEI precisa informar seu faturamento anual por meio da Declaração Anual Simplificada entre 1º de janeiro e 31 de maio de cada ano.

 

ANOTE AÍ:

– Para preencher e entregar a declaração, acesse www.portaldoempreendedor.gov.br e clique em MEI – Microempreendedor Individual > Declaração Anual > DASN-Simei.

– A entrega da Declaração Anual, em atraso, irá gerar uma multa.

 

Na duvida ligue para o Sebrae 0800 570 0800

Você também pode acessar nossa Central de Atendimento www.sebrae.com.br/atendimento
Voltar a Ajuda do MEI