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Os principais desafios do mercado de prestação de serviços

A prestação de serviços é um dos mercados que mais cresce no mundo e é também um dos mais exigentes. Diferentemente da venda de produtos, onde o cliente tem atributos palpáveis para se basear, a prestação de serviços é um bem intangível, difícil de mensurar e de diferenciar no mercado.

Com foco no relacionamento humano, a prestação de serviços é uma tarefa árdua mas gratificante, que pode realmente fazer diferença na vida das pessoas quando bem ofertada. Contudo, ela tem alguns desafios a superar. Confira agora quais são e como superá-los!

Relacionamento

Apesar de ser o cerne de toda a prestação de serviços, o relacionamento interpessoal tem sido relegado a segundo plano. Os prestadores de serviço têm se focado apenas na tarefa, esquecendo que o seu trabalho real é lidar com pessoas, expectativas e emoções.

Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para que o profissional preste um serviço de qualidade, focado na solução do problema do cliente. Sabendo lidar com diferentes perfis de pessoas, o prestador de serviços criará uma percepção positiva a respeito do seu trabalho, gerando satisfação, fidelidade e engajamento.

Prospecção de clientes

Já que o relacionamento está difícil, a conquista de clientes também está afetada. Conhecer o público em potencial, saber como chegar até ele e mostrar os diferenciais é um enorme desafio do mercado de prestação de serviços.

Fazer um bom marketing direto permite que os prestadores de serviço estejam mais próximos de seus clientes e possam, dessa maneira, estabelecer um relacionamento mais efetivo e de longo prazo.

Precificação

Um produto possui um custo de fabricação e assim fica muito mais fácil precificá-lo para a venda. E o serviço? Bens intangíveis são difíceis de serem precificados, e por isso existem no mercado valores muito discrepantes para a mesma solução.

O mercado de prestação de serviços sofre com o valor percebido pelos clientes, pois não há um bem material para ser avaliado, e por isso a prestação de serviços acaba ficando defasada em relação ao valor real que proporciona.

Os serviços devem ser precificados de acordo com o valor percebido pelo cliente, e isso só é possível se houver uma pesquisa para avaliar quanto o cliente está disposto a pagar por um determinado serviço.

Proposta de valor

Comunicar uma proposta de valor também tem se constituído em um dos principais desafios da prestação de serviços. O que esse serviço fará pelo cliente? Quais são os benefícios auferidos? Saber diferenciar-se no mercado é essencial para o prestador de serviços, pois somente dessa maneira ele conseguirá precificar adequadamente seu trabalho e assim obter o sucesso almejado.

Contabilidade

Muitos prestadores de serviço arriscam-se na gestão contábil de seus empreendimentos, mas a falta de conhecimento técnico e experiência de mercado no que tange às obrigações contábeis e fiscais de um negócio limita a atuação dos prestadores de serviços ao preenchimento de formulários que fazem pouco sentido e não contribuem para uma gestão eficaz do negócio.

A contração de um contador pode contribuir para a gestão contábil no mercado de prestação de serviços, mas ainda assim é onerosa para muitos dos empreendedores. Dessa maneira, contar com uma solução de contabilidade digital, por meio da qual o prestador de serviços tenha a seu dispor não só uma plataforma de gestão, mas também acesso a profissionais qualificados para atender às suas demandas contábeis, surge como uma ótima alternativa.

E você, enfrenta algum desses desafios atualmente? Tem outra sugestão de como superá-los? Deixe um comentário e participe da conversa!