Businessman With Hand On Chin Looking Away At Desk

Escritório de contabilidade: não cometa estes erros ao contratar um!

Cansado de dividir seu foco no trabalho por ter de fazer a contabilidade de sua empresa? De lidar com a complexa legislação tributária brasileira?

Profissionais liberais e pequenos empreendedores que começaram seu negócio com uma estrutura enxuta precisam de tempo para se preocupar com o que realmente interessa: suas especialidades. Fazer a contabilidade é um atividade específica, que exige um conhecimento profundo da economia tributária. Somente um profissional da área irá realizar o trabalho com competência.

A pergunta que você se faz é: “Manter um escritório de contabilidade não é caro? Não posso comprometer minhas finanças neste momento e não tenho capital suficiente para ter esse compromisso. Quais são minhas opções?”. Então, veja agora alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher uma solução de contabilidade:

Pense na mobilidade

Quando pensamos nesse tipo de serviço, sempre nos vem à mente a imagem de burocracia, planilhas inúmeras e custos. Um escritório de contabilidade on-line inverte a lógica. Está presente em qualquer momento, com rapidez, com um valor mais adaptado às suas necessidades e que se comunica de forma ágil, inteligente e moderna. Todos os processos estão automatizados, o que reduz a margem de erro e transforma as ações contábeis em uma processo mais claro para o empreendedor e profissional liberal. Você terá mobilidade e suporte rápido, itens essenciais nos dias de hoje.

Em uma empresa pequena ou de um profissional liberal, a contabilidade às vezes precisa ser apresentada diariamente. Um escritório físico nem sempre teria a agilidade de prestar esse serviço. Já uma assessoria on-line tem essa vantagem. Dessa forma, você pode se dedicar exclusivamente ao seu negócio.

Compare custos x eficiência

Claro, você deve levar em conta os gastos que terá ao contratar um escritório, mas preste atenção quanto aos resultados que a assessoria contábil tem. Converse com clientes e ex-clientes. Entenda as vantagens e veja o que deu errado com quem saiu. Busque recomendações

Pesquise preços e analise a idoneidade da empresa

Proposta baixa nem sempre significa um bom trabalho. Da mesma forma que preços muito altos não se transformam em eficiência. Analise o que está sendo acordado!

Além disso, verifique se o escritório está registrado no Conselho Regional de Contabilidade e com as obrigações em dia

Verifique a infraestrutura

Não adianta ter no papel um plano excelente de trabalho se o escritório não possui pessoal e estrutura para realizá-lo. Converse com o representante para se certificar de que sua empresa terá pessoal atuante, para não ter acarretar multas e cobranças por atraso ou erro

Observe quais são os canais de comunicação

Verifique antes de fechar contrato como será o cotidiano da sua relação com o escritório. Quais serão as formas de comunicação? Isso é importante no caso de um escritório on-line. Certifique-se de que você também tenha o equipamento necessário para aproveitar as vantagens dessa modalidade contábil.

Estude o contrato

Mantenha uma relação profissional com o escritório. Propostas por escrito e assinadas, que estabelecem responsabilidades e os serviços contratados, vão lhe assegurar tranquilidade. Afinal, você irá entregar os números de sua empresa a um terceiro, e a relação de confiança é essencial. Neste caso, você terá segurança.

Evite esses erros e avalie as necessidades da sua empresa. Com essas dicas, ficará mais fácil passar pelo processo de escolha, certo? Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!