Businessman working on his tablet

Por que formalizar sua microempresa individual?

Formalizar o seu negócio é muito mais simples do que há poucos anos. Na verdade, o Governo Federal está incentivando as microempresas a se formalizarem através de um processo simples e de baixo custo. Estamos falando do Microempreendedor Individual (MEI), que tem transformado a rotina de milhões de microempreendimentos no Brasil.

Se o seu negócio trabalha com até um funcionário registrado, você pode se tornar um MEI e ter várias vantagens pagando pouco mais de 40 reais por mês! Se você ainda não formalizou sua microempresa individual, então veja quais são as vantagens de sair da informalidade e os benefícios dessa ação para o crescimento do seu negócio:

Por que me tornar um MEI?

Se tornar um microempreendedor individual traz vários benefícios para o seu negócio, entre eles, a possibilidade de emitir notas fiscais — para fazer negócios com outras empresas — e ter acesso a vários benefícios sociais, como o INSS, salário-maternidade, aposentadoria por idade.

A formalização facilita muito a vida dos microempresários individuais, que passam a ter mais poder de negociação com fornecedores, evitar problemas com a fiscalização das prefeituras, conseguir linhas de crédito especiais para empresas, entre várias outras vantagens.

A grande verdade é que quem está na informalidade não consegue crescer e sair do lugar. Afinal, sem formalização a empresa não consegue fazer negócios com outras empresas e nem obter linhas de créditos especiais nos bancos. Portanto, formalizar sua empresa significa existir no mercado e abrir o caminho para o crescimento do seu próprio empreendimento.

Quer saber mais sobre o MEI? Então confira nosso artigo sobre as as obrigações mensais e anuais após a formalização da sua empresa!

Vantagens de formalizar minha microempresa individual

Uma pesquisa recente feita pelo Sebrae apontou quais são as principais vantagens de se tornar microempreendedor individual e quais são os principais motivos para que as microempresas se formalizarem:

Nessa pesquisa, 78,5% dos empreendedores pesquisados disseram que o principal motivo são as vantagens que a formalização traz para o negócio. Por outro lado, 21,5% apontaram os benefícios sociais pessoais, como o INSS, foram o principal motivo para se tornarem MEI.

O percentual de microempreendedores que apontaram ter um registro formal como motivo principal aumentou quase 10%. Esse dado revela o desejo da maior parte dos MEIs de quererem crescer como empresa. Outro dado que comprova essa tendência é que 84,0% desses empresários querem ganhar mais de R$ 60 mil nos próximos anos, deixando o rótulo de MEI e de microempresa para trás para fazer o negócio tomar grandes proporções.

Confira quais são as principais vantagens citadas na pesquisa de se formalizar como microempresa e qual é o percentual de Microempresários que apontaram as alternativas como sendo principal benefício:

  • Ter uma empresa formal (42,5%),
  • Ter acesso aos benefícios do INSS (21,5%),
  • Poder emitir nota fiscal (9,1%),
  • Crescer mais como empresa (7,7%),
  • Bom custo-benefício de se formalizar (4,9%),
  • Fazer compras mais baratas ou melhores (4,1%),
  • Evitar problemas com a prefeitura (2,8%),
  • Ter acesso a linhas de crédito especiais para empresas (2,6%),
  • Possibilidade de aceitar cartão de crédito e débito (1,9%),
  • Custo de formalizar é muito barato (1,5%),
  • Possibilidade de vender para outras empresas (0,9%),
  • Possibilidade de vender para o governo (0,4%).

Ficou interessado em formalizar sua empresa? Então confira nosso artigo sobre os benefícios e vantagens de ser um MEI para dominar o assunto!

E você, já formalizou sua microempresa individual? Na sua opinião, quais são as principais vantagens de formalizar seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!