capa_dicas_2

5 dicas para que 2016 seja um ano de sucesso

2016 começou e o Qipu preparou algumas dicas para você começar o ano com o pé direito, sem dores de cabeça e melhor, pensando sempre no crescimento de sua empresa. Sabemos que o país está passando por um momento de crise, mas são momentos como este que a inovação e criatividade devem andar juntas para trazerem resultados e sucesso nos negócios.

Antes de mais nada, faça sua parte

Estar em dia com as obrigações legais é um dos pontos mais importantes para manter sua empresa organizada. Nada como um bom planejamento semestral para você não perder nenhuma data importante, e caso se esqueça, o Qipu será o primeiro a lembra-lo. Abaixo, algumas informações importantes sobre suas responsabilidades como MEI:

– DAS: Documento de Arrecadação Simplificada, ou seja, o único imposto que o microempreendedor sem funcionários deve se preocupar. Pagar todas as guias é essencial para garantir seus direitos. Pelo Qipu você pode visualizar pagamentos anteriores ou gerar novos boletos para regularizar sua empresa. Para saber mais a respeito do DAS, clique aqui.

– Relatórios Mensais:  Documento importante e que deve ser guardado. Não é necessário envia-lo à Receita, porém serve como prova caso alguma informação da declaração anual esteja errada. Lance suas vendas pelo aplicativo e você terá o relatório completinho em mãos.

– Declaração Anual: Um dos documentos mais importantes que devem ser gerados e enviados à Receita Federal até o final do mês de maio.  A declaração entregue corresponde ao ano anterior de atividade da empresa e o Qipu deixa ela pronta para envio. A única coisa que você precisará fazer é envia-la a seu e-mail, conferir os dados e entrega-la dentro do prazo.

Saiba o quanto está vendendo e o quanto está gastando

Manter o controle de entrada e saída de sua empresa é saber a saúde financeira de seus negócios. Tendo isso em mente, não esqueça de lançar suas vendas e despesas pelo aplicativo. Desta forma você terá um direcionamento de seus gastos e seu planejamento semestral será mais sólido.

Sabendo disso o Qipu implementou ferramentas que facilitarão muito sua vida.

– Gráficos: Essenciais para qualquer negócio, os gráficos do Qipu possibilitam uma análise aprofundada sobre suas vendas e despesas. Por eles, você tem o controle de quem são seus principais clientes, além de saber aonde estão localizados os principais gastos de sua empresa. Informações diárias, mensais e anuais podem ser analisadas por esta ferramenta.

– Relatório de Resultados: Como o próprio nome diz, por este relatório você pode acompanhar quais atividades de sua empresa mais geram receita, como por exemplo: serviços, revenda de mercadoria e produção própria. Além disto, custos também são contemplados, mostrando a você o lucro bruto que sua empresa conseguiu durante o ano.

Seus clientes valem muito

Começar o ano bem é sinônimo de cliente feliz e satisfeito. Pense em formas de trazer ele mais próximo a sua empresa e fideliza-lo. Desta forma, você cresce sua base de clientes e os negócios crescem.

Pelo aplicativo você pode cadastrar seus clientes e colocar várias informações importantes, como: e-mail, data de nascimento, telefone, endereço e observações importantes sobre ele. Informações nunca são demais e com isto, você poderá pensar em ações que possam fazer a diferença no dia-a-dia deles. Pense a respeito :)

Mas vender não é tudo

Da mesma forma que fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas é o caminho certo para o sucesso, pensar nas despesas é a base para um crescimento saudável. Use as ferramentas citadas anteriormente (gráficos de despesas) a seu favor.

Entenda aonde estão localizados seus principais gastos e repense se eles realmente são necessários. Muitas vezes gastamos com coisas irrelevantes e quando vamos ver, estas pequenas coisas se tornam despesas enormes, dificultando o crescimento da empresa.

Se a receita for maior que os gastos, você estará no caminho certo para um ano pleno.

Aprenda com seus erros

O ano está no início, logo teremos uma longa caminhada pela frente. E como toda caminhada, encontraremos pedras e obstáculos no caminho que muitas vezes nos faz desanimar. Somos empreendedores e são em momentos difíceis que provamos nossa força e conhecimento de mercado. Não desista, pois o resultado será efetivo.

Aprenda e cresça em 2016, pois este será um ano próspero a todos se soubermos lidar com as dificuldades desde o início. E claro, bons negócios a todos.