como fechar empresa

Como fechar uma empresa

Fechar uma empresa não precisa ser um processo longo e burocrático. Hoje, é possível encerrar seu CNPJ em 15 dias, dependendo das pendências que a empresa possui. Para o MEI que deseja dar baixa em seu CNPJ, o processo é bem simples: basta fazer a solicitação no Portal do Empreendedor.

Para as MEs e EPPs, o primeiro passo para o fechamento de uma empresa é verificar se a mesma possui algum tipo de pendência financeira. É possível fazer esta consulta através do CND (Certificado Negativo de Débito) em âmbito federal, estadual, municipal e trabalhista. Caso sua empresa esteja em dia, o encerramento é simples e pode demorar cerca de 15 dias.

As empresas que possuem pendências também podem dar baixa no CNPJ. Isso encerra a cobrança de tributos e repassa as antigas pendências para a pessoa física responsável pela empresa, ou seja, para o CPF dos sócios, de acordo a participação de cada um na empresa. Isso pode ser um problema para empresas que possuem dívidas com valores muito altos, pois a partir do momento que estas passam a ser responsabilidade da pessoa física, você é responsável por elas, podendo perder bens pessoais caso as pendências não sejam quitadas.

É importante consultar um contador para escolher a melhor maneira de dar baixa em seu CNPJ. O Qipu oferece preços diferenciados para encerrar empresas e ainda te ajuda em todo o processo, da melhor maneira. Para mais informações, basta entrar em contato através do email contato@qipu.com.br