Alteração do cadastro MEI

Como alterar os dados cadastrais do MEI?

A partir do momento em que você inicia um negócio, muitas mudanças podem surgir.

Novas ideias tomam forma, o capital social aumenta, o projeto cresce e a sua empresa começa a prestar novas atividades ou até mesmo ter que se estabelecer em outra cidade.

Mas de que maneira são feitas essas alterações? Existem muitas dúvidas sobre como e onde alterar as informações no cadastro do MEI, e por isso o Qipu reuniu um tutorial de como atualizar os dados da sua empresa.

Como fazer a alteração dos dados do MEI?

As alterações podem ser feitas a qualquer momento, independente da data em que sua empresa foi aberta.

Para alterar os dados cadastrais da sua empresa, é necessário que você empreendedor/a tenha um código de acesso. O código deve ser obtido no site do Simples Nacional com os dados do CNPJ, CPF, Título de Eleitor ou o recibo da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e a data de nascimento.

Após gerar o código de acesso, basta acessar o Portal do Empreendedor para começar a atualização do cadastro. Quando você fizer as alterações da sua empresa, confirme se todas as informações estão corretas, e se estiverem, clique em confirmar.

Será gerado um novo Certificado de Empreendedor Individual (CCMEI) com as alterações realizadas. Imprima este documento e guarde-o em segurança para futuras consultas. O CCMEI pode ser consultado a qualquer momento no Portal do Empreendedor, mas as informações alteradas só estarão visíveis uma hora após a alteração.

Quais dados podem ser alterados?

No Portal do Empreendedor, é possível que você altere no máximo oito informações de cada vez. Caso sua empresa tenha mais do que essa quantidade de alterações, é necessário realizar outra sessão de atualizações.

  • Exclusão do título do estabelecimento (nome de fantasia);
  • Alteração do título do estabelecimento (nome de fantasia);
  • Alteração de endereço entre municípios dentro do mesmo estado;
  • Alteração de endereço entre estados;
  • Alteração de endereço dentro do mesmo Município;
  • Alteração do telefone;
  • Alteração de correio eletrônico;
  • Exclusão de correio eletrônico;
  • Alteração de atividades econômicas (principal e secundárias);
  • Alteração de capital social;
  • Alteração da forma de atuação.

Mudança de estados ou cidades

Antes de realizar a alteração na localização, verifique se a cidade escolhida possui algum tipo de exigência para a atividade prestada por sua empresa.

Cada cidade e estado possui uma maneira de atuar, e é preciso conhecer todas as informações disponíveis para que sua empresa esteja devidamente regularizada.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a prefeitura da cidade para a qual sua empresa irá migrar.

Depois que você alterar os dados da sua empresa no Portal do Empreendedor, não se esqueça de atualizá-los no Qipu. Para fazer as mudanças, basta que você acesse o campo Meus Dados > Dados da Empresa, clique em “Obter dados do Cartão CNPJ” e pronto! Seus dados serão atualizados automaticamente.

Ainda não é usuário do Qipu?

Baixe gratuitamente o Qipu e faça parte do aplicativo do empreendedor!