contabilidade

Por que minha empresa precisa de Contabilidade?

Ao longo do tempo falamos aqui no blog sobre aberturas de empresas, regimes tributários, gestão financeira, e a necessidade de ter um serviço de contabilidade que realmente ajude sua empresa a crescer de forma legalizada.

Mas afinal, o que é contabilidade?

Muitos consideram que por lidar com números e estatísticas, a contabilidade é uma Ciência Exata, mas na verdade ela é uma Ciência Humana.

Segundo o dicionário, a contabilidade é classificada como “uma ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa”.

A contabilidade lida com a informação. Todas as movimentações realizadas em uma empresa passam pela contabilidade e são registradas nos livros contábeis, para que assim possam ser analisadas e interpretadas da maneira correta.

Com o estudo destes dados, é possível chegar a resultados quantitativos e qualitativos que irão mostrar a real situação da empresa, ou seja, se no período apurado houve lucro ou prejuízo.

É importante ressaltar que com exceção do MEI, o serviço de contabilidade é obrigatório para todos os tipos de empresa. Sem a contabilidade, além de não estar regularizada e correr o risco de ser fiscalizada e multada, a empresa fica sem estruturas para realizar a tomada de decisões e progredir com seus negócios.

Empresas optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, são obrigadas a apresentarem o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), Livros-Diário e Livros-Razão (documentos que registram as transações da empresa), e o Balanço Patrimonial.

O Balanço Patrimonial é o documento que só pode ser assinado por um contador. Nele são apresentados de forma sintética todos os lançamentos que foram feitos na empresa, para que assim seja possível entender se a empresa está prosperando ou se apresenta indícios de falência.

A contabilidade parece ser burocrática e difícil de entender, mas quando o serviço e as informações são fornecidas de forma correta, é possível perceber a importância desta ciência humana.

E foi por isso que o Qipu Simples surgiu.

Agora MEs e EPPs de serviço optantes pelo Simples Nacional terão um serviço de contabilidade que une confiança, tecnologia e rapidez por $99,00 mensais. Com o Qipu Simples você poderá entender o que realmente está acontecendo com a sua empresa, além de ter tempo para se dedicar ao que realmente importa: estratégias para enaltecer o seu negócio.

Quer saber mais?

conhecer