Home > Blog > MEI - Como verificar se a declaração anual foi entregue

Alessandra Gomes

Aug/8/2017

Declaração Anual

A Declaração Anual é uma das principais obrigações do MEI e através dela o empreendedor informa para a Receita Federal quanto a sua empresa rendeu em um determinado período. Vale lembrar que essa declaração deve ser entregue independente do faturamento que o MEI obtiver.

O envio da Declaração Anual deve ser feito até 31 de Maio de cada ano, mas caso você não tenha enviado, não se preocupe. O envio pode ser feito após o prazo, porém, será cobrada uma taxa pelo atraso.

Mas uma das grandes dúvidas dos empreendedores é: Será que eu realmente entreguei a minha declaração anual? Existe uma forma de descobrir e nós explicamos como isso é feito.

Onde verificar se a minha declaração anual foi entregue?

O histórico de envios da declaração anual pode ser consultado no sistema do Simples Nacional, através do campo “Consulta Declaração Transmitida do MEI”. Ao realizar a consulta, o empreendedores pode checar quais declarações foram enviadas e seus respectivos recibos.

Para verificar os recibos é necessário ter um certificado digital ou um código do Simples Nacional.

O que é necessário para gerar um código do Simples Nacional?

Esse código é gerado gratuitamente através do sistema do Simples Nacional. Para fazer o seu código é necessário ter alguns documentos em mãos. São eles: CPF, CNPJ e título de eleitor ou o número de recibo do IRPF.

Não entregou a sua declaração anual? Ainda dá tempo.

Caso tenha dúvidas você pode consultar o nosso ebook que ensina o passo a passo para o envio da Declaração Anual.

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também