Home > Blog > Como colocar o DAS em débito automático

Alessandra Gomes

Sep/6/2017

DAS

Uma das principais obrigações do MEI é o pagamento do DAS. Com ele você contribui com os impostos e garante diversos benefícios previdenciários.

Mas com a correria do dia a dia, o famoso dia 20 (data de pagamento do DAS), acaba passando despercebido. Quando um pagamento fica pendente, juros e multas são calculadas em cima do valor estipulado no DAS, e isso pode trazer certa dor de cabeça.

Uma das soluções para que a data de pagamento não seja esquecida é a possibilidade de colocar o DAS em débito automático. Muitos MEIs nos perguntam como esse procedimento é feito, e abaixo você confere o passo a passo.

O que você precisa saber antes de optar pelo débito automático

A partir do momento em que o seu DAS for colocado em débito automático, todos os meses o valor do seu boleto será debitado da sua conta física ou jurídica. Por enquanto os seguintes bancos estão habilitados para este procedimento:

  • 001 - Banco do Brasil;
  • 003 - Banco da Amazônia S/A;
  • 004 – Banco do Nordeste do Brasil S/A;
  • 008 - Banco Santander (Brasil) S/A;
  • 021 - Banco Banestes S/A;
  • 041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A;
  • 070 - Banco de Brasília S/A;
  • 104 - Caixa Econômica Federal;
  • 237 - Banco Bradesco S/A;
  • 389 - Banco Mercantil do Brasil S/A;
  • 748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A;
  • 756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A.

Antes que você aprenda a programar o débito automático, é importante entender algumas informações.

MEIs que estiverem utilizando algum benefício previdenciário não devem realizar a opção de débito automático para boletos referentes ao ano do benefício. Os MEIs que começarem a utilizar algum benefício previdenciário devem encerrar a opção de débito automático e ativar novamente, caso não esteja mais utilizando o benefício, apenas no ano seguinte (a partir de 10 de Janeiro).

Em caso de dúvidas, não deixe de falar com o SEBRAE.

O que é necessário para colocar o DAS em débito automático

Para realizar a opção de débito automático são necessários alguns documentos, como os dados da conta bancária, CNPJ, CPF e o código de acesso para o Simples Nacional.

Esse código é gerado gratuitamente através do sistema do Simples Nacional. Para fazer o seu código é necessário ter alguns documentos em mãos. São eles: CPF, CNPJ e título de eleitor ou o número de recibo do IRPF.

Como colocar o DAS em débito automático

A opção de débito automático deve ser feita no sistema do Simples Nacional, no campo “Simei - Serviços > Débito automático”.

Pedidos realizados até o dia 10 terão efeitos no dia 20 do mesmo mês. Ex: Caso a solicitação ocorra no dia 10 de novembro de 2017, o DAS referente ao mês de outubro será debitado no dia 20 novembro (o dia do seu vencimento).

Pedidos realizados após o dia 10 terão efeitos no dia 20 do mês seguinte. Exemplo: Caso a solicitação ocorra no dia 11 de dezembro, o DAS referente a dezembro será debitado automaticamente no dia 20 de Janeiro de 2018.

Para mais informações, consulte o Portal do Empreendedor.

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também