Qual o melhor cartão de crédito para MEI? Compare 5 opções do mercado

Equipe Qipu

Jun/30/2021

Abertura de empresa , Abertura de MEI , DAS , Declaração anual , Contabilidade MEI , Contabilidade Online

Descubra qual o melhor cartão de crédito para MEI: lista com características, exigências, taxas e vantagens das 5 melhores opções do mercado

Se você, Microempreendedor Individual, reconhece a importância de investir esforços na gestão financeira do seu negócio, deve se perguntar qual o melhor cartão de crédito para MEI, certo?

Afinal, são muitas opções disponíveis no mercado, com diferentes vantagens e ferramentas disponibilizadas exclusivamente para pequenos empreendedores.

Ao longo deste artigo, falaremos sobre características, vantagens e desvantagens de 5 diferentes tipos de serviços. Assim, fica mais fácil ponderar os aspectos e decidir, enfim, qual o melhor cartão de crédito para MEI:

  1. BNDES para MEI
  2. C6
  3. Inter
  4. Ourocard empreendedor
  5. Santander Negócios & Empresas

Boa leitura!

Vantagens de ter um cartão de crédito para MEI

Preciso mesmo de um cartão de crédito para MEI? Não posso continuar fazendo minhas operações financeiras com o cartão de pessoa física? Sim, você pode. Não há, na legislação, nenhuma obrigatoriedade de abrir conta empresarial no caso do Microempreendedor Individual.

No entanto, se você busca organização, uma gestão mais clara e benefícios exclusivos para o seu modelo de negócio, pode ser uma boa reconsiderar a escolha (veja aqui a importância de ter uma conta PJ).

Veja a seguir o que você pode ganhar ao descobrir qual o melhor cartão de crédito para MEI.

Taxas de juros menores do que as aplicadas para Pessoas Físicas

Uma das principais vantagens de ter um cartão de crédito para MEI é a redução das taxas de juros. Enquanto, para pessoas físicas, os valores das cobranças são, em média, 12,5% ao mês, para os microempreendedores, é possível encontrar cartões com taxas de até 1,17% ao mês (como acontece com o BNDES, sobre o qual falaremos com mais detalhes a seguir).

Esta redução auxilia no planejamento financeiro do microempreendedor e, de quebra, confere um fôlego extra para gerenciar pagamentos mesmo em meses de dificuldade financeira.

Melhores condições para a contratação de empréstimos

Já imaginou contratar um empréstimo via cartão de crédito? Para alguns bancos, a modalidade já é uma realidade. De forma resumida, a contratação de empréstimo via cartão de crédito funciona como uma extensão do limite de compras pelo período acordado entre o cliente e o banco.

O pagamento deste limite pode ser feito em parcelas, com juros pré-fixados pela instituição bancária. Neste caso, fazer o empréstimo pelo cartão MEI é vantajoso, uma vez que esta modalidade de conta já trabalha com taxas e juros reduzidos.

Precisando de um dinheiro extra? Leia nosso artigo sobre como conseguir um empréstimo para MEI.

Conseguir um empréstimo pode ser uma saída para aliviar gargalos na gestão orçamentária dos negócios. Porém, o ideal é não precisar contar com a alternativa, certo?

Para otimizar seu controle financeiro e gerenciar de forma ponderada suas contas como MEI, recomendamos o download da planilha de Planejamento Financeiro do Qipu! No documento, você pode controlar entradas e saídas de forma detalhada e ordenada mês a mês. O download é rápido e gratuito!

Maior organização das finanças da sua empresa

Falando em organização com as finanças…este é um dos principais desafios do microempreendedor individual.

Por ter um negócio pequeno, este profissional tende a misturar as demandas profissionais com as pessoais, centrando os recebimentos e gastos em uma só conta e, consequentemente, criando uma teia de difícil compreensão sobre custos e gastos da organização e da pessoa física.

Ter uma conta corrente junto com um cartão de crédito MEI ajudam na criação de um fluxo de caixa mais efetivo. Dessa forma, é possível ter clareza sobre as demandas da empresa, bem como fazer uma previsão de médio e longo prazo a partir de análises seguras de períodos anteriores.

## Qual o melhor cartão de crédito para MEI?

Agora que você já sabe quais vantagens pode obter, é hora de descobrir qual o melhor cartão de crédito para MEI. Lembre-se de que esta é uma escolha pessoal, e deve levar em conta seus objetivos como empreendedor em comparação com as condições oferecidas por cada instituição financeira.

### 1. BNDES para MEI

  • O que é: produto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com diversas instituições financeiras do país.
  • Vantagens: empréstimos parcelados em até 48 vezes.
  • Taxas: 1,17% de juros ao mês.
  • Exigências para adesão: ter conta corrente em um dos bancos credenciados na parceria (Itaú, Santander, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Bradesco, BRDE, Banrisul, Benestes, Banco do Nordeste ou Caixa Econômica Federal). Além disso, precisa estar com a documentação do MEI em dia.

Veja mais sobre o cartão de crédito para MEI do BNDES:

2. Cartão C6 Business

  • O que é: cartão de crédito atrelado ao banco digital C6.
  • Vantagens: nenhum tipo de tarifa para emissão ou manutenção do cartão, sem cobrança de anuidade.
  • Taxas: 7,7% ao mês para faturas parceladas
  • Exigências para adesão: ter uma conta digital no banco C6, passar pela análise de crédito do banco.

Veja abaixo como abrir uma conta no C6 bank:

3. Inter

  • O que é: cartão de crédito atrelado à conta digital para Microempreendedor Individual do Banco Inter.
  • Vantagens: Zero anuidade, bandeira Mastercard (amplamente aceita nos estabelecimentos do país)
  • Taxas: para parcelamento de fatura, os juros são de 1% sobre o saldo da conta + 7,7% ao mês
  • Exigências para adesão: ter uma conta MEI no banco inter (para abrir uma conta MEI, é preciso ter, antes, uma conta pessoa física cadastrada na plataforma), passar pela análise de crédito para aprovação do cartão.

4. Ourocard empreendedor

  • O que é: cartão de crédito do Banco do Brasil para micro e pequenos empreendedores
  • Vantagens: Possibilidade de uso internacional, não é preciso ter um CNPJ pronto para solicitar o cartão (o início do cadastro pode ser feito com o CPF)
  • Taxas: sem anuidade para titulares com compras mensais de, no mínimo, R$100. Para parcelamento de faturas, a taxa de juros é de 2,85% ao mês.
  • Exigências para adesão: se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, passar pela análise de crédito da instituição.

5. Cartão Santander Negócios & Empresas

  • O que é: cartão de crédito do Banco do Brasil para micro e pequenos empreendedores
  • Vantagens: abertura de conta online para MEI, anuidade redutível conforme o volume de compra, participação no programa de pontos do Santander
  • Taxas: anuidade mensal padrão de R$50,00.
  • Exigências para adesão: apresentação da documentação MEI em dia, aprovação na análise de crédito da instituição.

Simplifique ainda mais a sua gestão financeira com a contabilidade online!

Agora que você já sabe qual o melhor cartão de crédito para MEI, que tal aproveitar o movimento de mudança para transformar a sua relação com a contabilidade?

Muitos microempreendedores individuais, cientes de que não há obrigatoriedade de contabilidade registrada para a modalidade, abrem mão do serviço por pensarem que se trata de algo excessivamente burocrático e caro.

Porém, na contabilidade online, a dinâmica de relacionamento entre o empreendedor e seus contadores é completamente diferente. Com o Qipu, por exemplo, o processo de atendimento é tão descomplicado que nem parece contabilidade!

Em uma só ferramenta, acessível via internet a qualquer hora, de qualquer lugar, é possível:

  • emitir notas fiscais e boletos;
  • controlar fluxo de caixa da empresa;
  • gerar o DAS e a CND (Certidão Negativa de Débitos);
  • e muito mais!

Veja a seguir como é simples se cadastrar na plataforma e começar a fazer parte da família Qipu:

E aí? Pronto para revolucionar a sua forma de gerenciar seu negócio? Conte com o nosso time! Conheça a ferramenta de contabilidade online do Qipu e agende um check up gratuito da sua empresa!

Equipe Qipu

Jun/30/2021

Abertura de empresa , Abertura de MEI , DAS , Declaração anual , Contabilidade MEI , Contabilidade Online

Não deixe de ler também