Você sabe como consultar declaração anual do MEI?

Você sabe como consultar declaração anual do MEI?

Para verificar se a sua Declaração Anual foi entregue de forma correta, você pode visualizar os extratos no sistema do Simples Nacional. Assim, você poderá ter a certeza de que sua empresa está com todos os deveres em dia.

A Declaração Anual é uma das principais obrigações fiscais do MEI e através dela o empreendedor informa para a Receita Federal quanto a sua empresa faturou em um determinado período. Vale lembrar que essa declaração deve ser entregue independentemente do faturamento que o MEI obtiver.

O envio da Declaração Anual deve ser feito até 31 de maio de cada ano, mas caso você não tenha enviado, não se preocupe. O envio pode ser feito após o prazo, porém, será cobrada uma taxa pelo atraso.

Se você não quiser perder este prazo e ter esta preocupação, saiba que os clientes de Contabilidade MEI do Qipu têm a Declaração Anual entregue de maneira rápida e fácil.

Contudo uma das grandes dúvidas dos empreendedores é: Será que eu realmente entreguei a minha Declaração Anual? Existe uma forma de descobrir e nós explicamos como isso é feito, em um passo a passo simples e objetivo.

Veja os detalhes deste passo a passo:

     
  1. Acesse o Portal do Simples Nacional;
  2.  
  3. Escolha a opção de acesso;
  4.  
  5. Escolha a declaração a ser consultada;

Você sabe MESMO como fazer a declaração Anual do MEI e enviar? Se você fizer algo errado pode purificar sua empresa e ter que pagar multas ou até mesmo ter seu CNPJ bloqueado e não poder mais emitir notas fiscais!

Então, não perca mais tempo e baixe agora nosso e-book gratuito: Como fazer declaração anual do MEI

Saiba como entregar a declaração do MEI com o Qipu clicando aqui.

Onde verificar se a minha Declaração Anual foi entregue?

O histórico de envios da Declaração Anual pode ser consultado no sistema do Simples Nacional, através do campo “Consulta Declaração Transmitida do MEI”. Ao realizar a consulta, o empreendedor pode checar quais declarações foram enviadas e seus respectivos recibos.

Para verificar os recibos é necessário ter um certificado digital ou o código do Simples Nacional.

O que é necessário para gerar um código do Simples Nacional?

Esse código é gerado gratuitamente através do sistema do Simples Nacional. Para fazer o seu código é necessário ter alguns documentos em mãos. São eles: CPF, CNPJ e título de eleitor ou o número de recibo do IRPF.

Veja tudo isso em mais detalhes no texto a seguir!

Como consultar declaração anual do MEI em 3 passos

Quem é cadastrado como Microempreendedor Individual precisa, todos os anos, enviar à Receita Federal uma declaração referente aos ganhos no ano anterior. Esse envio independe do faturamento que o MEI obteve.

Mas o que fazer caso você necessite emitir um comprovante de Declaração Anual do MEI? De que maneira é feita a consulta da declaração transmitida do MEI?

Neste artigo, você vai conferir um passo a passo bem simples de como consultar declaração anual do MEI. Continue a leitura e saiba o que fazer para comprovar que você está em dia com suas obrigações fiscais.

Passo a passo: como consultar Declaração Anual do MEI

Passo 1 - Acesse o Portal do Simples Nacional

O primeiro passo para fazer a consulta da declaração transmitida do MEI é acessar o Portal do Simples Nacional, que é o regime tributário dos Microempreendedores Individuais.

Após carregar a página do Portal, vá até o menu do lado direito e clique na opção “Consulta Declaração Transmitida”.

Passo 2 - Escolha a opção de acesso

Após clicar em “Consulta Declaração Transmitida”, vão aparecer duas opções para entrar no sistema, uma via Código de Acesso e a outra via Certificado Digital.

Se você optar por Código de acesso, será preciso preencher os campos obrigatórios de CNPJ e CPF do titular, além do próprio Código de Acesso. Este último é uma sequência de 12 dígitos gerada pela Receita Federal logo quando o empreendedor realiza o seu cadastro como MEI e que permite que ele acesse vários serviços online.

Caso você tenha esquecido o seu Código de Acesso, será preciso gerar um novo. Para isso, você deverá informar seu CNPJ, CPF, Título de Eleitor e data de nascimento.

Se você optar por acessar o sistema via Certificado Digital, a extensão instalada no seu navegador será reconhecida e você terá o seu acesso concedido.

Passo 3 - Escolha a declaração a ser consultada

Nesta etapa de como consultar Declaração Anual do MEI, você deverá escolher qual declaração você quer visualizar.

Ao acessar o sistema, uma lista com todas as declarações estará disponível. Ao clicar naquela que você deseja consultar, será aberta uma página com esse documento.

Você terá a opção de baixar em formato PDF ou imprimir diretamente da página da web.

Pronto. Está feita a emissão do comprovante de Declaração Anual do MEI.

Viu como é fácil fazer a consulta da declaração transmitida do MEI? Agora que você já sabe como esse processo funciona, temos aqui algumas informações que talvez você não saiba sobre a declaração anual. Bora conferir?

9 informações sobre a declaração anual que todo MEI deve saber

     
  1. A Declaração Anual de todos os ganhos do Microempreendedor Individual deve ser feita até o dia 31 de maio;
  2.  
  3. Ao emitir a declaração anual, verifique se não há divergência entre o valor das notas fiscais e o que consta no documento;
  4.  
  5. A multa prevista para o atraso no envio da declaração é de, no mínimo, R$ 50,00 ou de 2% ao mês-calendário;
  6.  
  7. Se o pagamento da multa for feito até 30 dias após a notificação de atraso da declaração, o valor é reduzido para R$ 25,00;
  8.  
  9. No caso de baixa no cadastro de MEI, é necessário enviar a declaração de extinção referente;
  10.  
  11. Se o desenquadramento do MEI ocorrer nos primeiros 4 meses do ano-calendário, a declaração de extinção deverá ser entregue até o último dia do mês de junho;
  12.  
  13. Se o desenquadramento do MEI ocorrer depois do primeiro quadrimestre do ano-calendário, a declaração de extinção deverá ser entregue até o último dia do mês subsequente;
  14.  
  15. No caso de declaração retificadora, a mesma só deverá ser acionada quando o Microempreendedor Individual quiser realizar alguma alteração no valor já informado;
  16.  
  17. Não confunda a Declaração Anual do MEI com a Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, a qual deve ser entregue até o dia 30 de abril.

Quer mais dicas sobre a Declaração Anual do MEI? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

 

Quer usar o aplicativo para MEI da Qipu e acabar com seus problemas contábeis? Então, visite nosso site agora mesmo: [Qipu](https://lps.qipu.com.br/

Ficou claro como consultar declaração anual do MEI? Lembre-se de que é extremamente importante que você se mantenha em dia com suas obrigações fiscais para evitar problemas com a Receita Federal e garantir o sucesso do seu empreendimento.

Quer mais dicas sobre a Declaração Anual do MEI e outras dicas de como tocar uma empresa como MEI? Então, baixe nossos materiais gratuitos: