Responsabilidades do usuário

Atualizado em 13/09/2016

Ao término de cada mês, será efetuado o balancete da sua empresa, onde serão relacionadas todas as contas que foram utilizadas no período. Esse procedimento tem o objetivo de apurar os resultados da sua empresa.

Mas como se apura o resultado da empresa?

É necessário que se conheça as receitas, ou seja, os rendimentos ganhos no período, bem como, as despesas, custos, encargos e perdas correspondentes a essas receitas.

E para que o balancete seja concluído sem que hajam equívocos, é necessário fazer uma conciliação entre os lançamentos feitos no app, com o extrato bancário e as notas fiscais emitidas.

A apuração dos resultados é uma obrigação do Qipu, porém, só poderá ser concluída após a análise dos lançamentos efetuados pelo usuário, tais como:

  • DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional
  • TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento
  • GPS – Guia da Previdência Social
  • Mensalidade Qipu
  • Parcelamentos do Simples Nacional (Quando houver)
  • Serviços tomados *

As despesas elencadas acima, são apenas alguns exemplos, e claro, não contemplam todas as despesas que ocorrem em uma empresa. E todo tipo de despesa que ocorrer na sua empresa, deve ser informada no Qipu, e lançada na categoria correta, pois cada categoria é associada a uma conta contábil que alimenta o balancete.

É responsabilidade do usuário efetuar os lançamentos corretamente, anexar os comprovantes de pagamentos, além de informar a data correta do pagamento.

Os pagamentos das despesas e recebimento das receitas, será validado através do extrato bancário, que deve ser baixado e lançado no app, em formato de OFX.

No momento de subir no app, o extrato bancário, o usuário precisa estar atento a qualquer incoerência que surgir, e recategorizar um lançamento, caso seja necessário.

Se por algum motivo, as suas notas fiscais não tiverem sido emitidas via Qipu, você precisará sincronizar com o site da Prefeitura de seu município.

Pronto!

Se você seguir esses passos, garantirá que os resultados da sua empresa estejam refletindo a realidade em que ela se encontra, e terá todas as informações de que precisa, para tomar alguma atitude para alavancar seu negócio.

Evite pendências

Caso o Qipu note que estão faltando algumas dessas informações, entrará em contato com você através de e-mail, e solicitará que você corrija a informação ou efetue um lançamento pendente.

Notas:

(*) Serviços tomados – São os serviços contratados, tais como: consultorias, assessoria de imprensa, serviços de propaganda e marketing, etc.

Cada serviço prestado por um profissional, que sua empresa contratar, você terá a obrigação de informar esse serviço para o município onde está domiciliado e dependendo do tipo do serviço que for executado, deverá reter imposto sobre o mesmo.

Portanto, é de extrema importância anexar a nota fiscal recebida ao lançamento efetuado no aplicativo.