Reconhecido com o selo RA1000 por excelência no atendimento. Qipu é a Melhor Contabilidade Online do Brasil.

Home / Dicionário de Contabilidade / O que é o Fator R? - Saiba o que é Fator R no Simples Nacional

O que é o Fator R? - Saiba o que é Fator R no Simples Nacional

O cálculo do Fator “R” é utilizado para saber em qual Anexo uma empresa se encaixa (Anexo III ou Anexo V).

Neste texto você encontra informações detalhadas sobre o que é o Fator R e como calculá-lo.

Vale lembrar que não são todas as atividades que estão sujeitas às vantagens do Fator “r”. Você pode consultar a relação das atividades no site da Receita Federal.

Saiba o que é Fator R

Você sabe o que é o fator R? Ele é um cálculo feito para descobrir em qual atividade a empresa pertence, se é ao Anexo V do Simples Nacional ou se a empresa pode ser tributada pelo Anexo III, o qual tem alíquotas bem menores. Ele tem como objetivo trazer benefícios para algumas empresas, diminuindo a carga tributária de algumas atividades. 

Para fazer parte desta vantagem é preciso que a empresa exerça atividades específicas, descritas pela Receita Federal. Além disso, é necessário que o resultado do cálculo esteja dentro de uma determinada faixa de valor. Mas afinal, o que é fator R no simples nacional?

O Simples Nacional é uma forma de uma empresa simplificar o pagamento de impostos, ou seja, todos os impostos são pagos para ficar em dia com o fisco, porém pagando apenas uma guia de imposto.

Ele pode ser escolhido por empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões. Sendo assim, a tributação é feita a partir do anexo que a empresa se enquadra após descobrir o valor do Fator R.

Veja como calcular o fator R

Para saber como calcular o fator R é preciso seguir uma fórmula. Divide-se o valor da folha de salários, que é o pró-labore, salários, FGTS, entre outros valores, dos últimos 12 meses pelo faturamento do último ano. 

Pode seguir o seguinte: (r) = Folha de salários (em 12 meses)/Receita Bruta (em 12 meses). Caso o valor final seja igual ou superior a 28%, a sua empresa se encaixa no Anexo III, agora, se for abaixo deste valor, sua empresa pertence ao Anexo V.

É importante que este cálculo seja feito todos os meses, afinal, o valor das alíquotas pode variar bastante. Com um faturamento de até R$ 180.000, por exemplo, sua alíquota pode ser de 15,5% em um mês e de apenas 6% em outro. Consulte a relação de atividades possíveis que podem desfrutar das vantagens do Fator R no site da Receita Federal.

Aproveite e conheça mais sobre o CNPJ e o CND: A Certidão Negativa de Débitos!

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web

Escaneine o QR Code com seu dispositivo Android ou IOS