ERP e CRM: entenda para que servem e qual a diferença entre essas ferramentas de gestão

ERP e CRM: entenda para que servem e qual a diferença entre essas ferramentas de gestão

ERP e CRM são dois tipos de sistema integrado que têm como objetivo otimizar e qualificar a gestão de negócios.

Tratam-se de recursos tecnológicos que dão suporte estratégico e operacional para as empresas que os adotam.

Neste artigo, vamos explicar qual o conceito de ERP e CRM, apontar as diferenças entre eles e mostrar como esses sistemas podem ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

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Qual o conceito de ERP e CRM

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Já ERP significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa.

O CRM é um tipo de sistema que oferece recursos para que a empresa possa conduzir melhor seus processos de marketing e vendas e construir um relacionamento mais duradouro com seus clientes.

O ERP, por sua vez, corresponde a um solução tecnológica que busca promover a integração dos processos organizacionais, especialmente no que se refere a finanças, contabilidade, recursos humanos e vendas.

O que é o sistema ERP?

Podemos definir o que é o ERP como uma ferramenta tecnológica utilizada para integrar diferentes processos e setores de uma empresa.

Trata-se de um sistema que centraliza e organiza todas as informações mais importantes sobre as operações do negócio.

O ERP ajuda a promover a otimização das rotinas diárias da empresa, conectando as áreas-chave da empresa, como vendas, financeiro, contabilidade, RH, estoque etc. 

Separamos este vídeo bastante completo que mostra tudo que você precisa saber sobre um sistema ERP: Acesse aqui

O que é CRM?

Já o que é CRM pode ser definido como um sistema que coleta e armazena dados e informações relevantes sobre os clientes da empresa.

O objetivo do CRM é promover uma gestão mais eficiente do relacionamento entre a empresa e seus clientes, integrando os trabalhos dos times de marketing, vendas e atendimento.

Ainda não entendeu completamente o que é um CRM? Então, acompanhe este  vídeo do Fábio Ricotta.

Para que serve ERP e um CRM

Ambas as ferramentas servem para otimizar a gestão, melhorar a produtividade das equipes e reduzir falhas ocasionadas por tarefas manuais.

O ERP organiza os fluxos de informação da empresa, garantindo o alinhamento entre os diferentes setores da empresa no que se refere à troca de informações.

Com o sistema de ERP, é possível, por exemplo, garantir que o estoque seja atualizado automaticamente sempre que uma venda for finalizada.

Já o CRM serve para padronizar o processo comercial da empresa e estruturar com mais clareza as estratégias de relacionamento com os clientes.

Essa ferramenta possui funcionalidades que permitem acompanhar melhor a jornada dos clientes e tomar decisões com base em dados concretos.

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Quais as principais características do ERP e CRM

Características do CRM:

  1. Automação de tarefas;
  2. Registro do histórico de cada cliente;
  3. Informação acessível e atualizada;
  4. Relatórios gerenciais.

Veja mais detalhes de cada uma delas.

1 - Automação de tarefas

O CRM tem como principal característica a automatização de várias tarefas manuais que consomem muito o tempo dos colaboradores, como atualização do funil de vendas.

2 - Registro do histórico de cada cliente

O CRM também faz o registro automático de todas as interações que os clientes têm com a empresa, incluindo compras anteriores. Dessa forma, é possível personalizar as estratégias e discursos de vendas com base no comportamento passado.

3 - Informação acessível e atualizada 

Outra característica do CRM é a facilidade para acessar as informações sobre os clientes e os lembretes que a plataforma dá para que os vendedores não se esqueçam das ações necessárias para fazer o processo comercial avançar.

4 - Relatórios gerenciais

O sistema de CRM também tem como característica os relatórios que são gerados automaticamente e permitem analisar aspectos como sazonalidade das vendas, preferências e padrões no comportamento de compra dos clientes.

Características do ERP:

  1. Fluidez das informações;
  2. Integração das informações;
  3. Acompanhamento de indicadores para a melhoria contínua;
  4. Única fonte da verdade.

Entenda como essas características funcionam no sistema ERP.

1 - Fluidez das informações

As principais características do ERP envolvem a maior fluidez na troca de informações entre as diferentes áreas da empresa, a eliminação de burocracias e a maior agilidade na condução dos processos internos.

2 - Integração das informações

O ERP é uma solução tecnológica que evita que as operações da empresa ocorram de forma fragmentada, com informações desencontradas.

3 - Acompanhamento de indicadores para a melhoria contínua

Esse sistema oferece recursos que possibilitam acompanhar o progresso das metas, obter insights valiosos e tomar decisões mais conscientes para melhorá-los cada vez mais.

4 - Única fonte da verdade

Nada de dados conflitantes entre departamentos e unidades, tudo está guardado no mesmo sistema integrado, sem informações duplicadas ou que não batem de uma área para outra. 

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Tendo em vista tudo o que você pôde conferir até agora, é possível apontar a diferença entre ERP e CRM.

O CRM lida com processos relacionados à gestão do relacionamento com os clientes, visando trazer maior eficiência às ações de atração, conversão e fidelização de clientes.

Por outro lado, o ERP é um sistema focado em melhorar os processos internos da empresa, otimizando a maneira com que os recursos são empregados e a forma com que as informações circulam de um departamento para outro.

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