Já sou cadastrado Cadastre-se. É grátis!
test-img

Atividades Disponíveis - Simples Nacional

Confira quais são as atividades disponíveis para empresas optantes do Simples Nacional e comece seu planejamento com o pé direito.

Atividades - Simples Nacional
test-img

Dúvidas frequentes

O que significa Simples Nacional? Quais impostos devem ser pagos por essas empresas? Confira essas e outras perguntas na nossa tabela de dúvidas frequentes.

Dúvidas - Simples Nacional
test-img

Contabilidade Simples

Enquanto sua empresa cresce, o Qipu cuida das suas obrigações legais através de um serviço contábil 100% voltado para empresas do Simples Nacional.

Contabilidade - Simples Nacional

Dúvidas Frequentes

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário que traz consigo regras tributárias simplificadas. Este regime é destinado para empresas que faturam até 4,8 milhões ao ano. Empresas optantes deste regime pagam os seus tributos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS, INSS) em uma única guia que vence todos os meses no dia 20. Essa guia é chamada de DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

O que é PGDAS-D?

O PGDAS-D funciona como um informe das receitas faturadas no mês. Através dos valores informados é possível realizar o cálculo dos tributos que serão pagos pela empresa.

O que é DAS?

Toda empresa precisa realizar o pagamento de impostos, e no caso de empresas optantes do Simples Nacional, este pagamento ocorre de forma mais simplificada através de uma única guia chamada DAS. Este boleto leva em conta as notas emitidas por uma empresa, e seu vencimento ocorre no dia 20 de cada mês.

O que é pró-labore?

O pró-labore é uma remuneração retirada da empresa para os sócios ou empreendedor. Seu valor deve ser definido pelos donos da empresa e ser informado para o serviço contábil, mas o mais comum é recolher o valor com base no salário mínimo vigente.

Empresas que fazem a retirada do pró-labore são obrigadas a realizar o pagamento ao INSS através da guia de GPS todos os meses, além de realizar a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS). As MEs e EPPs optantes pelo Simples Nacional pagam 11% do valor do pró-labore para o INSS.

Através da contribuição para o INSS, o empreendedor tem direito aos auxílios garantidos pela Previdência Social, como por exemplo, a aposentadoria por idade.

O que é CND?

As Certidões Negativas de Débitos são um conjunto de documentos emitidos por órgãos públicos que comprovam que a empresa não possui débitos ou pendências em âmbito municipal, estadual ou federal. Esse documento possui validade, e é importante que sua emissão seja feita periodicamente para que a empresa se certifique de que não possui pendências. Além disso, a CND serve como comprovação na hora de gerar financiamentos em bancos ou processos de licitação com a prefeitura.

ATIVIDADES PERMITIDAS - SIMPLES NACIONAL

Confira quais são as atividades disponíveis para o Simples Nacional e quais serviços podem ser realizados. Além de definir quais atividades uma empresa poderá prestar, através dos CNAEs será determinado qual anexo do Simples Nacional uma empresa será enquadrada e quais são os códigos de serviço disponíveis.

ATIVIDADE CNAE
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente 90.01-9-99
Produção teatral 9001-9/01
Serviços de arquitetura 71.11-1-00
Marketing Direto 7319-0/03
Design de interiores 74.10-2-02

SIMPLES - ATIVIDADES NÃO PERMITIDAS

Apesar de ser a melhor opção de regime tributário para os pequenos negócios, o Simples Nacional não pode ser optado por empresas que exercem determinadas atividades. Nestes casos, a melhor opção é que o empreendedor opte pelo regime de Lucro Presumido ou Lucro Real.

ATIVIDADES IMPEDITIVAS CNAE
ALUGUEL DE IMÓVEIS PRÓPRIOS 6810-2/02
LOTEAMENTO DE IMÓVEIS PRÓPRIOS 6810-2/03
ATIVIDADES AUXILIARES DA JUSTIÇA 6911-7/02
CARTÓRIOS 6912-5/00

ANEXOS - SIMPLES NACIONAL

Os impostos pagos por empresas do Simples Nacional são definidos através das alíquotas que compõem a Tabela de Anexos do Simples. Essas alíquotas são divididas em 5 anexos que levam em consideração o faturamento da empresa e o seu setor de atividade: serviço, comércio e indústria.

Junte-se a mais de 400 mil empresas que já usam o Qipu.

Junte-se a mais de 400 mil empresas que já usam o Qipu

Contabilidade online SIMPLES

Além de contar com todas as ferramentas que o Qipu oferece gratuitamente, MEs, EPPs, EIs e EIRELIs do Simples Nacional contam com um serviço de contabilidade completo, diferenciado e acessível. Por apenas R$65/mês você tem total controle da sua empresa e deixa seus negócios em dia.

Saiba mais

Junte-se a mais de 400 mil empresas que já usam o Qipu

Últimas do blog

Confira dicas e informações importantes sobre o mundo do pequeno empresário.

Baixe grátis o aplicativo | Ou acesse a versão web