Quais cidades podem emitir NFS-e pelo Qipu?

Dúvidas Frequentes

Todas as empresas são obrigadas a emitir notas fiscais?

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas e MEIs que realizam serviços e venda de produtos para pessoas jurídicas. As notas fiscais são comprovações tributárias da atividade prestada pela pessoa jurídica, e garantem que as empresas fiquem regularizadas perante o município.

Onde é possível emitir notas fiscais de serviço?

A emissão das notas fiscais de serviço (NFSe) pode ser feita através do sistema da prefeitura, que varia conforme cada cidade. A cidade de São Paulo, por exemplo, possui um sistema próprio para a emissão de notas, outras cidades como Guarulhos e Santo André utilizam um sistema chamado GINFES. Mas além dessas plataformas, também é possível emitir notas através de aplicativos e sistemas próprios. Uma das possibilidades para a emissão de notas fiscais é através do Qipu, um aplicativo de gestão financeira voltado para empreendedores que não possuem tempo para perder.

O que é senha web?

A senha web é uma assinatura eletrônica fornecida pela prefeitura de forma gratuita para uma pessoa física ou pessoa jurídica. Com ela é possível acessar o sistema da prefeitura ou outras plataformas para a emissão de notas fiscais.

Cada município possui um sistema para o cadastramento da senha web. As prefeituras de alguns municípios como Guarulhos, São José dos Campos e Poços de Caldas utilizam o sistema do GissOnline. Já a prefeitura do município de São Paulo, por exemplo, utiliza seu próprio sistema.

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma identidade virtual que contém os dados de uma pessoa física ou pessoa jurídica. Com ele é possível comprovar a identidade do autor de uma ação realizada na internet e validar essa transação, como por exemplo a assinatura de contratos, operações bancárias e emissões de notas fiscais.

Diferente da senha web, o certificado digital é pago e deve ser adquirido com uma Autoridade Certificadora (AC). Essa entidade pode ser pública ou privada, sendo a responsável por autenticar as informações daqueles que possuem um certificado.

Algumas prefeituras apenas validam a autorização de emissão de NFS-e se a pessoa física ou jurídica possuir um certificado digital, como por exemplo o município de Belo Horizonte.

Baixe grátis o aplicativo | Ou acesse a versão web

Google Play App Store