Marketing digital para micro empresas: 5 para gastar pouco e gerar resultado

Equipe Qipu

Oct/2/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Redes sociais, influenciadores, blog, landing pages e SEO Local: estratégias [GRATUITAS e PAGAS] de marketing digital para micro empresas

O marketing digital mudou a realidade das micro e pequenas empresas. Se com o marketing tradicional poucas a√ß√Ķes podiam ser realizadas devido o alto custo de inser√ß√Ķes em TV ou r√°dio, por exemplo, o marketing digital para micro empresas trouxe novas perspectivas.

As estratégias de marketing digital são mais baratas, democratizando o acesso a principais canais de comunicação, como redes sociais e Google.

Além disso, com a transformação digital também ficou mais fácil medir o retorno que cada campanha traz para a empresa e assim definir onde investir o orçamento limitado de pequenos negócios.

Entender os benefícios do que é marketing digital é fácil, mas onde investir? Por onde começar? O que fazer?

√Č claro que todas essas respostas dependem de qual √© o tipo de neg√≥cio que voc√™ tem, e qual √© o seu p√ļblico, mas de maneira geral √© poss√≠vel listar algumas a√ß√Ķes que funcionam para micro e pequenas empresas.

Entre as estratégias de marketing digital para micro empresas podemos citar:

  1. Redes sociais
  2. Influenciadores digitais
  3. Blog para marketing de conte√ļdo
  4. Landing pages para gerar leads
  5. SEO Local

Quer saber mais sobre elas? Ent√£o continue lendo este artigo.

Marketing digital para micro empresas

Quando falamos de marketing digital para micro empresas precisamos primeiro pensar no custo das a√ß√Ķes. Uma microempresa n√£o tem um poder de investimento alto, por isso, buscar estrat√©gias que atraem usu√°rios gratuitamente pode ser um bom come√ßo.

Caso você tenha algum capital para investir em uma estratégia mais robusta pode ser interessante buscar um profissional de marketing ou agência para te ajudar. Ao contratar uma agência de marketing digital</a> você coloca sua campanha nas mãos de profissionais. A tendência é mais resultado.

Entretanto, se você quer e precisa colocar a mão na massa, vamos às dicas abaixo.

1. Redes sociais

As redes sociais s√£o as plataformas mais diretas entre a sua empresa e o seu p√ļblico. Entretanto, n√£o basta criar uma p√°gina e achar que imediatamente voc√™ ter√° seguidores, engajamento e vendas.

Não caia na armadilha de comprar seguidores. Além de antiética e proibida, essa prática não vai ajudar sua empresa a ter bons resultados com a rede.

Caso voc√™ queira acelerar o crescimento das suas p√°ginas, invista em an√ļncios no Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, ou em qualquer outro canal de an√ļncio oficial da plataforma na qual voc√™ est√° investindo.

Para entender um pouco mais, sugerimos o vídeo do canal Santo Marketing que fala uma introdução do que é Facebook Ads:


Al√©m dos an√ļncios, que n√£o s√£o obrigat√≥rios, voc√™ pode e deve se concentrar na cria√ß√£o de conte√ļdos de qualidade, que tenham como assunto temas que sejam de interesse do seu p√ļblico-alvo.

Se voc√™ tem um sal√£o de beleza, por exemplo, pode criar conte√ļdos sobre:

  • dicas de beleza
  • como cuidar do cabelo em casa no dia a dia
  • quando cortar cabelo
  • cuidados p√≥s e pr√© pintura
  • inspira√ß√Ķes para penteados
  • fotos de antes e depois do trabalho feito no seu sal√£o e mais.

O objetivo √© que voc√™ evite ficar apenas vendendo o seu trabalho. Conte√ļdos como ‚Äúaproveite a promo√ß√£o‚ÄĚ e ‚Äúagende seu hor√°rio‚ÄĚ s√£o pouco atrativos. Por isso, intercale-os com outros conte√ļdos mais informativos e menos promocionais.

Mas isso n√£o quer dizer que voc√™ n√£o possa aproveitar campanhas do tipo ‚Äúcurta e marque um amigo para ganhar uma transforma√ß√£o gratuita‚ÄĚ. Fa√ßa isso tamb√©m. A√ß√Ķes como essa ajudam a ampliar o alcance da marca e a trazer mais p√ļblico. S√≥ cuidado com a periodicidade.

Use todas as funcionalidades da rede. Por exemplo, no Instagram invista em a√ß√Ķes nos stories, IGTV e no canal a9o vivo.

2. Influenciadores digitais

Influenciadores digitais não são apenas para grandes marcas. Existem muitos influenciadores locais que tem alta audiência dentro do seu raio geográfico de atuação e que podem firmar uma parceria com a sua empresa para divulgá-la.

Mesmo para empresas B2B esse trabalho pode ser interessante para levar a sua marca a pessoas que ainda n√£o a conhecem.

Fonte: @raisapolato

Fa√ßa uma pesquisa para encontrar influenciadores digitais na sua regi√£o e com o perfil de p√ļblico semelhante ao que voc√™ deseja atingir. Envie uma proposta de parceria. Muitos aceitam troca de servi√ßo e produtos. Crie uma boa rela√ß√£o para estabelecer uma parceria duradoura.

3. Blog para marketing de conte√ļdo

Criar um blog tamb√©m √© gratuito. Voc√™ pode usar plataformas gr√°tis como o Wordpress e come√ßar a criar conte√ļdo para sua empresa.

Voc√™ pode usar o blog para compartilhar conte√ļdo relevante e educar seu p√ļblico sobre sua solu√ß√£o.

√Č bastante estrat√©gico para neg√≥cios B2B, ou seja, que vendem para outras empresas, pois podem gerar conte√ļdo com o objetivo de aparecer no Google como resultado de pesquisas de usu√°rios que tenham seu perfil.

Imagine que voc√™ iniciou agora uma consultoria financeira para empresas e tem um conte√ļdo criado com base na palavra-chave ‚Äúdicas de gest√£o financeira para empresas‚ÄĚ ranqueando nas primeiras posi√ß√Ķes do Google para pesquisas similares. Isso vai te ajudar a fazer com que usu√°rios cliquem em seu link e acessem seu blog.

Aproveite para incluir links para p√°ginas de ‚Äúfale com um consultor‚ÄĚ ou ‚Äúagende uma avalia√ß√£o gratuita‚ÄĚ.

4. Crie landing pages para gerar leads

Seguindo a linha de racioc√≠nio da dica anterior, voc√™ pode usar seus conte√ļdos de blog para levar o usu√°rio para landing pages. Basta inserir links nessas publica√ß√Ķes do blog.

Landing pages s√£o p√°ginas de convers√£o, onde sua empresa oferece uma oferta para o usu√°rio em troca de dados como nome e e-mail. Veja o exemplo abaixo.

Com esses dados em mãos sua empresa pode estabelecer um relacionamento com o contato. Para isso você pode enviar e-mails, SMS ou até mesmo ligar para eles.

Você encontra plataformas para landing pages e para envio de e-mails marketing gratuitas.

5. SEO Local

Acima falamos sobre posicionar as páginas do site da sua empresa nos melhores resultados de pesquisa do Google. A estratégia que contempla esse objetivo é o SEO. Entretanto, existem diferente tipos de SEO, entre eles, o SEO local.

O SEO local tem o objetivo de colocar a sua empresa entre os resultados em destaque de uma pesquisa local. De maneira geral, uma pesquisa local √© aquela que tem um ‚Äúendere√ßo‚ÄĚ, como na imagem, ‚ÄúRiberi√£o Preto‚ÄĚ.

O primeiro passo para isso é inscrever sua empresa no Google My Business. E adivinha: é grátis também! Siga o passo a passo indicado na ferramenta.

E aí, gostou de conhecer as estratégias de marketing digital para micro empresas? Quase todas as dicas que oferecemos não exigem investimento financeiro para serem iniciadas, por isso, mãos na massa! Priorize seu marketing e tenha disciplina.

Este artigo foi escrito pela LAHAR um software de automação de marketing eleito a melhor ferramenta de marketing digital de 2019 pela ABComm. Nosso serviço ajuda a sua empresa a alcançar melhores resultados em estratégias como redes sociais, e-mail marketing, gestão de leads, SMS marketing, criação de landing pages e mais.

Equipe Qipu

Oct/2/2020

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