Contabilidade online funciona? Descubra as vantagens e desvantagens dessa modalidade

Contabilidade online funciona? Descubra as vantagens e desvantagens dessa modalidade

Afinal, a contabilidade online funciona mesmo?

A saúde financeira e a sustentabilidade de uma empresa estão diretamente relacionadas à qualidade da gestão contábil.

Felizmente, com a transformação digital e a inovação tecnológica, a contabilidade online tem se tornado mais acessível e economicamente viável para qualquer tipo de empresa.

Sem falar que essa ferramenta surge como uma opção ao modelo tradicional de se fazer gestão contábil.

Mas a pergunta que fica é: será que a contabilidade online funciona mesmo?

A resposta para essa e outras questões  você confere nas próximas linhas deste conteúdo.

Continue a leitura para descobrir as principais vantagens que essa modalidade pode oferecer para o seu modelo de negócio:

       
  • Disponibilidade em tempo integral;
  •    
  • Redução de custos;
  •    
  • Processo contábeis centralizados;
  •    
  • Automatização de tarefas.

Veja também que pontos de atenção você precisa considerar antes de aderir à contabilidade online.

Leia mais: MEI - O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

O que é a contabilidade online?

Na contabilidade, os processos de negócios que envolvem a gestão contábil de uma empresa ocorrem de forma online.

"Nessa modalidade, todas as tarefas são executadas por meio de uma plataforma digital. As interações entre cliente e contador acontecem à distância; não há necessidade de um escritório físico, como na contabilidade tradicional."

Práticas como escrituração, balanço patrimonial, apuração de tributos, envio de declarações, demonstrativos de resultados e orientações tributárias são feitas de maneira remota.

Veja mais detalhes sobre a contabilidade online neste vídeo do Qipu:

Leia também: MEI Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Contabilidade online funciona?

Indo direto ao ponto: sim, a contabilidade online funciona.

Muitos empreendedores acostumados com o modelo tradicional de fazer gestão contábil ficam um pouco com o pé atrás em relação à contabilidade online.

Uma das principais causas para essa preocupação tem a ver com a segurança dos dados da empresa.

No que se refere a isso você pode ficar tranquilo. Todas as informações sobre o seu negócio  que interessam à contabilidade ficam armazenadas na nuvem em uma plataforma digital. Somente você e seu contador têm acesso a ela.

A contabilidade online funciona da mesma forma que a presencial. A diferença-chave está no fato de que todos os serviços são prestados à distância por meio da internet.

Não há mais a necessidade de reunir uma infinidade de papéis para fins de gestão contábil. Tudo é feito com segurança pelo computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Além disso, a contabilidade online tem respaldo jurídico. Qualquer contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode prestar consultoria no formato online.

Veja mais: Contabilidade Online X Contabilidade Tradicional: qual usar?

Quais as vantagens da contabilidade online?

Agora que você já sabe que a contabilidade online funciona, confira a seguir algumas das principais vantagens dessa modalidade.

1 - Disponibilidade em tempo integral

Na contabilidade online, você tem acesso a uma plataforma que fica disponível 24 por dia para solucionar suas dúvidas, enviar e acessar documentos.

2 - Redução de custos

Os custos da contabilidade online são significativamente menores que o formato tradicional.

Por que isso acontece? Porque os processos fluem com mais velocidade - sem perda de qualidade - pois tudo acontece por meio de contatos online.

Além disso, todos os dados e documentos ficam guardados com segurança eletronicamente, ao alcance de alguns cliques, o que facilita muito as coisas, gerando mais  produtividade no trabalho e, consequentemente,  custos menores.

3 - Processo contábeis centralizados

Todos os processos contábeis, bem como os documentos mais importantes, ficam hospedados em uma plataforma centralizada. Isso ajuda a garantir maior agilidade e praticidade à gestão de contabilidade.

4 - Automatização de tarefas

A contabilidade online permite a automatização de várias tarefas inerentes à gestão contábil, como geração de relatórios.

Dessa forma, consegue-se otimizar o tempo disponível, o que favorece a postura mais consultiva por parte do profissional de contabilidade.

Pontos de atenção a considerar na contabilidade online

Apesar das vantagens que citamos anteriormente, a contabilidade online também apresenta alguns pontos que podem ser considerados uma desvantagem para o seu negócio e que merecem atenção.

Pessoalidade no atendimento

O atendimento na contabilidade online é feito à distância. Logo, se a impessoalidade é um problema para você, talvez o formato tradicional seja a melhor opção.

No entanto, recursos como chats online tem reduzido eficientemente este ponto de atenção.

Interações em ambiente 100% virtual

Na contabilidade online, todas as interações ocorrem em ambiente virtual. E algumas pessoas têm dificuldade em lidar com novas tecnologias.

Porém, os aplicativos estão cada vez mais intuitivos e fáceis de usar, com tudo que você precisa na palma de sua mão.

Especialização

Caso a sua empresa se dedique a uma área muito específica, você pode enfrentar dificuldades em encontrar um serviço de contabilidade online especializado e que atenda a demandas muito específicas do seu modelo de negócio.

Por outro lado, algumas empresas e empreendedores preferem a contabilidade online exatamente porque ela se encaixa perfeitamente em seu modelo de negócio, como é o caso do YouTubers, veja:

Leia também: Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece

Limitações para negócios de alta complexidade fiscal

Empresas com alta complexidade fiscal, como corporações financeiras de grande porte, multinacionais e outras, podem não se beneficiar da contabilidade online.

Mas esses casos são exceções.

E então, ficou claro para você que a contabilidade online funciona?

Invista nessa modalidade para promover uma gestão contábil eficiente e garantir a saúde financeira da sua empresa.

Quer entender melhor como funciona a contabilidade online para MEIs? Estes materiais gratuitos podem ajudá-lo: