4 formas de fazer um orçamento correto para seus clientes
Você sabe exatamente quanto custa cada produto que vende, para entregar determinado serviço e o número de horas que passa trabalhando – informações extremamente úteis para um bom orçamento. Entretanto, na hora de formalizar a cobrança, existem alguns fatores que não podem ficar de fora.
Se você quer melhorar os seus orçamentos e passar maior credibilidade para a sua clientela, veja algumas dicas do que não pode faltar no seu orçamento e nos seus recibos de pagamento.
Formas de fazer um orçamento correto
- Liste todos os seus gastos para a realização do trabalho
É fundamental saber tudo o que foi gasto para realizar o serviço ou oferecer um determinado produto – isso inclui tudo mesmo! Se você precisou se locomover, inclua o preço da gasolina. Se gastou com matéria-prima, conte o valor. Conte também o dinheiro gasto com propaganda.
- Defina o seu lucro
Ter lucro é necessário para manter os negócios girando e garantir o pagamento de suas dívidas pessoais. Por isso, é importante saber quanto lucro será incluído no orçamento dado ao cliente.
- O tempo também entra no preço!
É fundamental que você saiba quanto tempo vai gastar para realizar o serviço – e cobrar pela mão-de-obra também entra no orçamento.
- Conheça o preço dos concorrentes
Qual o preço médio cobrado por esse mesmo produto ou serviço por concorrentes? É importante ter essa informação para fazer um orçamento correto.
- Defina como o orçamento será entregue
Uma folha com a descrição das informações ou um orçamento online, enviado por e-mail? Na dúvida, entregue ambos e deixe a informação mais fácil de ser obtida pelo cliente.
Informações a serem incluídas em um orçamento
É fundamental que o orçamento oferecido para o seu cliente tenha todas as informações necessárias nele. Caso contrário, a empresa pode perder credibilidade e ter mais dificuldade para converter os seus orçamentos em serviços prestados ou produtos vendidos. Alguns desses dados são:
- Nome do vendedor responsável pelo orçamento
- Dados do cliente
- Contato da empresa
- Valor de cada produto, serviço e o total do pedido
- Possíveis encargos extras
- Tempo estimado para a entrega do pedido ou realização do serviço
- Data do orçamento
E na hora do pagamento, como formalizá-lo?
A pesquisa “como fazer um recibo de pagamento” não existe por acaso. É importante saber como formalizar o pagamento uma vez que o cliente aceita o seu orçamento. Algumas informações imprescindíveis a serem incluídas no recibo são:
- Nome do cliente
- Tipo de serviço prestado ou produto vendido
- Data do pagamento
- Nome e assinatura do vendedor ou prestador de serviço
Esse recibo deve ser entregue ao cliente, mas uma cópia deve ser mantida com você.
Gerador de orçamento e recibos: que tal facilitar a sua rotina?
Fazer um orçamento completo ou um recibo de pagamento requer tempo. Por isso, se você quer deixar a sua rotina mais prática, pode contar com o gerador de orçamento e de recibos da Qipu Contabilidade. Ambas ferramentas podem ser encontradas no aplicativo da Qipu, que também permite controlar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais e boletos, controlar as suas vendas e realizar diversas outras atividades voltadas para a contabilidade online de sua empresa.
Com a Qipu, a contabilidade online de sua empresa vai mais longe – e isso pelo preço mínimo de apenas R$180 mensais! Acesse nosso site para conferir a lista de serviços oferecidos pelo app e controle a sua empresa com muito mais facilidade!