4 passos para emitir nota fiscal online

4 passos para emitir nota fiscal online

Emitir nota fiscal online faz parte da lista de obrigações acessórias de uma empresa, sendo considerada uma das mais importantes. Ela registra a venda de um produto ou a prestação de um serviço e serve como base para a apuração e recolhimento de impostos. E apesar de ser classificada como obrigação acessória, a sua emissão é obrigatória.

Como emitir nota fiscal online?

Em dúvida de como emitir nota fiscal online e ficar em dia com o FISCO? Confira os passos a seguir!

1º passo: Entenda qual nota deve ser emitida

Atualmente existem 5 tipos diferentes de notas fiscais eletrônicas, mas neste artigo vamos nos concentrar nas 3 principais. Elas são as mais utilizadas por empresas do comércio e prestação de serviços e juntas abrangem mais de 80% das emissões do documento no país.

  • Nota Fiscal Eletrônica (NFe): voltada para estabelecimentos comerciais, registra a venda de produtos e serve como base para o recolhimento do ICMS e IPI;
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe): documento obrigatório para empresas do ramo de prestação de serviços, registra a realização de um serviço e o recebimento por ele. Serve como base para a apuração e recolhimento de impostos como ISS;
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe): substitui o cupom fiscal nas vendas do varejo.

2º passo: Adquira um certificado digital

O certificado digital funciona como uma assinatura digital e confere validade jurídica à nota fiscal eletrônica. Na forma de dispositivo móvel ou arquivo digital, o certificado possibilita que qualquer pessoa que tenha acesso à solução possa emitir nota fiscal online em nome da empresa.

3º passo: Credencie a sua empresa junto ao órgão competente

Para começar a emitir nota fiscal online é preciso cadastrar a sua empresa nos órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização do serviço. 

No caso da nota fiscal eletrônica de produtos (NFe), cuja tributação principal é o ICMS, é preciso registrar a empresa na SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do estado onde o CNPJ da empresa foi aberto. 

Agora, para emitir nota fiscal eletrônica de serviços (NFSe), o registro é feito junto à Secretaria de Fazenda do município onde a empresa está localizada. Isso porque o principal tributo desse documento é o ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), de competência das prefeituras.

4º passo: Escolha um emissor de notas fiscais

Você até pode entrar nos sites das Secretarias de Fazenda para emitir nota fiscal online, não há mal nenhum nisso. O único problema é que além da perda de tempo e instabilidade nos sistemas, você vai ter que digitar boa parte dos dados da nota e contar com a limitação de recursos desses emissores.

Por outro lado, um software emissor de notas fiscais conta com várias funcionalidades que simplificam a vida do empreendedor e da sua equipe de trabalho. Ele se integra a outros sistemas de gestão da sua empresa, aproveita dados de vendas, cadastro de clientes entre outras informações para emitir nota fiscal online de forma prática e assertiva. Além disso, ainda fornece dados concretos e confiáveis para a contabilidade.

Nesse contexto, a plataforma de contabilidade online Qipu se destaca. Muito além de um app para emitir nota fiscal, o Qipu também oferece diversos serviços contábeis e financeiros completos para EPP (Empresas de Pequeno Porte) e MEI (Microempresa Individual). Acesse o nosso site e confira as nossas soluções para o seu negócio!