A importância de uma boa gestão contábil

A importância de uma boa gestão contábil

Milhares de empresas sofrem grandes consequências anualmente por não exercerem uma boa gestão contábil, em 2021 por exemplo, mais de 600 mil empresas fecharam em 2021

Quando falamos em microempresas individuais, os dados são ainda mais alarmantes: 30% dos MEIs encerram suas atividades anualmente por falta de gestão financeira e contábil.

Nesse contexto, fica fácil perceber que a atividade é fundamental para a sobrevivência de vários tipos de negócios. Ela reduz custos, oferece um panorama sobre a realidade patrimonial da empresa, deixa a organização em dia com as obrigações financeiras, contábeis, fiscais e tributárias e favorece o crescimento do empreendimento. Saiba mais a seguir.

Vantagens de uma boa gestão contábil

Confira a seguir 4 grandes vantagens de uma gestão contábil eficiente:

1. Facilita na hora de escolher o regime de tributação

Uma boa gestão contábil transforma dados complexos sobre a situação financeira e patrimonial em informações confiáveis. A atividade permite que os gestores conheçam o faturamento da empresa, o lucro, custos fixos, variáveis entre muitas outras informações relevantes.

A partir desses dados, fica mais fácil escolher o regime de tributação adequado para a empresa, ou migrar para outro mais conveniente quando necessário. Tenha em mente que definir o regime tributário ideal evita que a empresa pague mais impostos do que deveria, o que significa mais dinheiro em caixa e adequação das obrigações fiscais junto aos órgãos competentes.

2. A gestão contábil oferece mais transparência para sócios e investidores

Outro detalhe sobre a gestão contábil é que ela oferece dados concretos e atualizados sobre as finanças da empresa. Sendo assim, facilita investimentos por parte de terceiros, acesso a crédito bancário entre outras formas de aquisição de capital para crescer.

3. Proporciona um melhor controle financeiro para a empresa

Muitas empresas fecham as portas não por falta de clientes, mas por causa da falta de controle financeiro. Nesse sentido, o controle financeiro abrange todos os valores que entram e saem da empresa e um completo planejamento econômico. Ele precisa levar em consideração a situação atual da empresa e as metas futuras, visando resultados esperados. 

4. Facilita a tomada de decisões

Também por oferecer dados concretos e confiáveis sobre a situação patrimonial da empresa, a gestão contábil possibilita que os gestores tomem decisões mais assertivas em prol do negócio. Isso inclui, por exemplo, traçar estratégias para aumentar os lucros, reduzir desperdícios e até mesmo fazer melhores investimentos.

Como o Qipu pode ajudar a gestão contábil da sua empresa?

O Qipu é uma plataforma de contabilidade online que pode simplificar a gestão contábil da sua empresa. Com a solução, você emite notas fiscais, gera boletos, emite DAS, relatórios e tudo mais que a sua empresa precisa para se manter em dia com as obrigações fiscais e tributárias. E tudo isso em um só lugar, com toda, praticidade, agilidade, segurança e confiabilidade!

E para que você tenha o total controle da sua empresa na palma da sua mão, o Qipu oferece ainda um poderoso app contábil. Por meio de funcionalidades práticas e inteligentes você vai poder gerenciar a sua empresa onde estiver, com apenas alguns toques na tela do seu celular. 

Muito mais do que um simples app para gerar boleto, o Qipu é um grande aliado para transformar a gestão financeira e contábil da sua empresa. Acesse nosso site e conheça mais sobre os serviços oferecidos e planos disponíveis para sua empresa.