Como abrir uma empresa rápido? 4 caminhos possíveis para começar seu negócio agora mesmo!

Como abrir uma empresa rápido? 4 caminhos possíveis para começar seu negócio agora mesmo!

Quer entender como abrir uma empresa rápido? Então prepare-se: em breve, você fará parte da estatística de mais de 620 mil novas empresas abertas no país nos últimos meses. O dado reforça a disponibilidade do brasileiro para o empreendimento e mostra que, mesmo em contextos de crise, muitas pessoas encontram, na abertura de negócios próprios, um caminho para prosperar.

Se você tem pressa, este artigo é para você! Condensamos o processo de abertura de empresas em 4 passos práticos e te ajudamos a escolher os caminhos para o seu negócio!

Como abrir uma empresa rápido?

Separamos 5 passos fundamentais para te ajudar a entender como abrir uma empresa rapidamente.

Lembre-se de que “urgência não é pressa”.Mesmo que você deseje acelerar o processo para iniciar seu negócio, é importante cuidar com atenção de cada etapa para que tudo ocorra conforme o previsto e que a empresa tenha condições de se desenvolver de forma sustentável.

1 - Desenhe seu plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma empresa rápido é conhecer a natureza do negócio. Este é, provavelmente, o momento mais detalhista do plano de construção de um empreendimento. O desenho do plano de negócios representa o “mapa” que guia toda a condução de processos e estratégias da empresa.

Um bom exemplo de plano de negócios é o modelo Canvas, que traz, de forma dinâmica, toda a estrutura de funcionamento de uma empresa, desde o seu princípio-motor até os fornecedores e parceiros essenciais para a manutenção do funcionamento de cada processo.

Ao estruturar seu plano de negócios, você será capaz de responder a perguntas-chave como:

  • sua empresa opera sob qual formato? Franquia? Assinatura? Marketplace?
  • em que setor o seu negócio se enquadra? produto ou serviço?
  • quais os aspectos essenciais a considerar para que o negócio se mantenha funcional?
  • qual o orçamento previsto para o funcionamento dos processos internos do negócio?

E por falar em orçamento…

Lembre-se de considerar todas as ferramentas aliadas na gestão da sua empresa. Para fazer um bom controle financeiro, nossa dica é baixar gratuitamente a planilha de Orçamento do Qipu? Ela é inteiramente personalizável e te ajuda a organizar as despesas para garantir o funcionamento da empresa!

2 - Escolha a natureza jurídica da empresa

Agora sim, você está mais perto de entender como abrir uma empresa rápido. É hora de escolher a natureza jurídica do seu negócio — e esta etapa pode influenciar fortemente na rapidez da conclusão do processo.

Empresas em regime MEI - Microempreendedor Individual têm um processo de abertura e regularização descomplicado. Em poucas etapas (muitas delas realizadas online), o empreendedor está apto a iniciar suas atividades.

Confira aqui cada um dos passos necessários para a abertura do MEI.

Além do MEI (que, apesar de prático, tem algumas restrições para adesão, incluindo o limite máximo de faturamento anual de R$81 mil), existem outras naturezas jurídicas possíveis.

A seguir, deixamos sugestões de leitura para mais algumas delas:

ME - Microempresa

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

3 - Faça a tramitação de abertura

Seja qual for o regime tributário escolhido, será preciso submeter o seu negócio a algumas etapas de abertura. É necessário escolher seu regime de tributação (Simples Nacional. Lucro Presumido ou Lucro Real) e definir as atividades realizadas de acordo com a CNAE do IBGE.

Além disso, o Microempreendedor Individual, por exemplo, precisa cadastrar seu negócio na Junta Comercial local para poder fazer emissões de Notas Fiscais.

Quer simplificar sua emissão de notas fiscais? Descomplique com o Qipu!

O Qipu é o seu serviço de contabilidade online. Por meio de um aplicativo, você gerencia notas fiscais, mantém a empresa em dia com as obrigações fiscais e elimina uma dor de cabeça da sua rotina empreendedora! Quer conhecer? Não perca mais tempo!

4 - Registre sua Inscrição Estadual ou Municipal

Outra etapa importante para entender como abrir uma empresa rápido é o registro da Inscrição Estadual ou Municipal. Afinal, a emissão de notas fiscais somente é autorizada a partir deste registro.

Veja aqui como fazer sua Inscrição Estadual para MEI.

Agilidade é a chave: mantenha o dinamismo na sua gestão contábil e fiscal com a contabilidade online!

Viu só como abrir uma empresa rápido é possível? Neste caso, a palavra de ordem é organização. E por falar nela, a organização também é essencial para empreendedores que desejam gerenciar seus negócios sem dores de cabeça, cumprindo todas as demandas fiscais e tributárias e mantendo a empresa em dia com o fisco.

Pode parecer algo corriqueiro, mas manter o negócio quitado com as autoridades fiscais e tributárias é um desafio para pelo menos 86% das empresas do país. De acordo com a FGV, este é o percentual aproximado de negócios que contam com pelo menos uma pendência junto à Receita Federal.

Quer escapar desta trágica estatística? Então você precisa conhecer caminhos para simplificar sua gestão contábil — e a contabilidade online é uma delas!

Como abrir uma empresa rápido não foi um problema para você, garanta que o gerenciamento de tributos e obrigações fiscais seja tão simples quanto!

Com o Qipu, seus processos fiscais e tributários acontecem de forma integrada e acessível na palma da mão. Por serem realizados de forma inteiramente digital, os processos e documentos podem ser consultados a qualquer hora, de qualquer lugar.

Conheça a nossa solução para uma gestão contábil sossegada! O Qipu é moderno, descomplicado e muito efetivo, e você pode começar a usá-lo agora mesmo! Veja aqui tudo o que podemos fazer por você.