Emitir nota fiscal no MS: 4 passos para a emissão correta deste documento no estado do Mato Grosso do Sul

Emitir nota fiscal no MS: 4 passos para a emissão correta deste documento no estado do Mato Grosso do Sul

Precisando emitir nota fiscal no Mato Grosso do Sul mas não sabe como? Felizmente, temos a solução que você procura.

As notas fiscais são documentos de extrema importância para qualquer negócio. Obrigatórias para a maioria das empresas, as NFs são a comprovação de que determinada venda aconteceu de fato.

É também por meio desse documento que é feito o recolhimento de impostos, o que mantém a empresa dentro da regularidade.

As empresas que emitem nota fiscal conquistam a confiança de seus clientes e fornecedores, pois eles saberão que estão lidando com uma empresa que opera dentro da lei e que não sonega tributos.

No entanto, apesar de sua importância, muitos empreendedores ainda apresentam dúvidas sobre o processo de emitir nota fiscal. Se esse é o seu caso, então você está no artigo certo.

como-emitir-nf-e-em-mato-grosso

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Nas próximas linhas, vamos explicar quais passos seguir para emitir nota fiscal no MS e também como emitir nota fiscal para MEI no MS.

Vem com a gente!

Quer saber mais sobre notas fiscais? Então, confira este infográfico da NFe.io.


Veja também: Simples Nacional Como emitir nota fiscal no Qipu?

Passo a passo: como emitir nota fiscal no MS

Passo 1 - Adquira seu certificado digital

O primeiro passo para emitir nota fiscal no MS é adquirir um certificado digital para a sua empresa do tipo Pessoa Jurídica (ePJ ou eCNPJ).Esse certificado servirá como uma identidade virtual. O objetivo é garantir autenticidade e segurança às informações que serão trocadas nas etapas seguintes do processo de emissão de nota fiscal no Mato Grosso do Sul.O certificado digital ser adquirido por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Correios, Serasa e Boa Vista são algumas opções para se conseguir o certificado.Após o pagamento da assinatura, você receberá uma senha para configurá-la em seu computador.

Passo 2 - Faça o credenciamento

Neste segundo passo para emitir nota fiscal no MS, você deverá acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso do Sul para fazer o seu credenciamento.Com o certificado digital pronto, é preciso abrir o site da SEFAZ e clicar no ícone “NFe”, no canto esquerdo da página.Você, então, será redirecionado para uma outra página, na qual deverá clicar em “Credenciamento”, no canto superior direito. Em seguida, no final da página, vai ter um ícone azul escrito “Credenciamento Online” para você clicar e dar início ao preenchimento do formulário de credenciamento.Após preencher todo o formulário digital, você já estará automaticamente habilitado para emissão de NF-e.

Passo 3 - Acesse o sistema da SEFAZ

De posse da senha obtida através do credenciamento, acesse o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas da SEFAZ. Para esta etapa, entre novamente no site da Secretaria de Fazenda e clique de novo no ícone “NFe” no lado esquerdo da página. No final da página que abrir em seguida, você deverá clicar em “Acessar”. Feito isso, basta preencher os campos de Login e Senha para entrar no sistema e dar início à emissão da nota fiscal. Ao acessar o sistema, dê uma confira nos seus dados para verificar se eles estão todos corretos, como:

       
  • inscrição estadual;
  •    
  • CNPJ;
  •    
  • razão social;
  •    
  • regime tributário;
  •    
  • atividades da empresa.

Caso haja algum erro, entre em contato imediatamente com a SEFAZ para fazer as correções.

Passo 4 - Preenchimento e emissão da nota fiscal

Por fim, nesta última etapa para emitir nota fiscal no MS, é necessário fazer o preenchimento da NF.Para isso, você precisará de dados do remetente (a sua empresa, no caso), do destinatário (o cliente), do produto comercializado e do transporte, se for o caso.Dentre as informações necessárias, podemos citar:

       
  • CNPJ (remetente e destinatário);
  •    
  • Razão social (remetente e destinatário);
  •    
  • Endereço (remetente e destinatário);
  •    
  • Natureza da operação (exportação, importação, etc);
  •    
  • Código Fiscal de Operações e Prestação (CFOP);
  •    
  • Quantidade e valor do produto;
  •    
  • Descrição do produto;
  •    
  • Frete;

Depois de preencher tudo corretamente, basta fazer o download e imprimir. Vale lembrar que as notas fiscais ficam armazenadas no sistema e podem ser consultadas a qualquer momento ou canceladas se for identificado algum tipo de erro.

Saiba mais: 8 passos para a emissão de NF na indústria

Como emitir nota fiscal para MEI no MS?

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas garante a não obrigatoriedade do Microempreendedor Individual (MEI) em emitir nota fiscal para pessoas físicas. No entanto, quando a negociação for feita entre o MEI e uma pessoa jurídica, ele passa a ser obrigado a emitir a nota fiscal do produto ou serviço comercializado.Para poder emitir nota fiscal no MS, o Microempreendedor Individual precisa estar em dia com o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN) e fazer a Declaração Anual Simplificada (DAS).Além disso, o MEI deverá, junto à Secretaria de Fazenda Estadual ou Municipal, solicitar uma Autorização de Impressão de Documento Fiscal – AIDF.Com essa autorização em mãos, o MEI poderá ir a qualquer gráfica para fazer o pedido de confecção dos talões de notas fiscais.Caso não haja a autorização, será preciso fazer o pedido de de emissão de nota fiscal avulsa em uma das Secretarias de Fazenda (estadual ou municipal).Aqui, dicas de como emitir nota fiscal em diversos estados e na sua cidade:

Ficou claro como emitir nota fiscal no MS? Agora que você já sabe como fazer, poderá ficar em dia com suas obrigações fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.Como você viu, as notas fiscais envolvem o pagamento de vários tributos. Você conhece a alíquota de todos eles? Então, baixe nossa planilha gratuita: Planilha de Tributos