Como emitir nota fiscal no Qipu?

Como emitir nota fiscal no Qipu?

Prestou um serviço e precisa emitir uma nota fiscal? Através do Qipu você pode emitir sua NFS-e de serviço quando quiser e onde estiver em apenas alguns cliques.

O primeiro passo para emitir suas notas é obter uma senha web ou adquirir o certificado digital A1. Depois, basta adicioná-los no Qipu para começar a utilizar a ferramenta de emissão.

Senha web

Já está com a sua senha em mão? Então é hora de adicioná-la no Qipu. Para subir a sua senha no aplicativo é fácil. Basta seguir essas 4 etapas:

  1. Acesse o campo "Meus Dados" no menu lateral;
  2. Selecione "Nota Fiscal Eletrônica";
  3. Clique em "configurar emissão" e depois em "gravar senha web da prefeitura";
  4. Digite sua senha e aperte "salvar".

Pronto! Sua senha foi salva. A validação será feita em até 24 horas.

Certificado Digital

O Qipu não exige o uso de certificado digital para emissão de notas fiscais, mas caso seja a sua preferência ou exigência no seu município, como por exemplo Belo Horizonte, você pode utilizar o seu certificado A1 seguindo estes passos:

     
  • Acesse o campo "Meus Dados" no menu lateral;
  •  
  • Selecione "Certificado Digital;"
  •  
  • Clique em "enviar certificado digital"

Você receberá um email informando os procedimentos para o processo de instalação.

Como emtir a nota fiscal

Quando o seu certificado ou senha web forem validados no Qipu, é hora de começar a emissão das notas fiscais. Para isso é necessário cadastrar um cliente e o seu serviço realizado.

Cadastrar um cliente

O cadastro de clientes é feito na aba “Clientes”, no menu inferior do aplicativo.  Neste cadastro você deve informar os seguintes dados do seu cliente: nome, CNPJ, email, cidade e estado. Depois é só clicar em “salvar”.

Cadastrar uma venda

Com o cliente cadastrado, é hora de informar o serviço prestado pela sua empresa. Esse serviço deve ser registrado no campo “Vendas”.

Para cadastrar um venda de serviço, você deve seguir os seguintes passos:

     
  • Selecione o cliente para o qual o serviço foi realizado;
  •  
  • Informe o valor e a forma de pagamento do serviço;
  •  
  • Caso o seu serviço tenha sido parcelado, informe a quantidade de parcelas;
  •  
  • Verifique se todas as informações estão corretas e clique em "salvar" e depois em "salvar e emitir NFS-e".

Um e-mail com o link da nota fiscal será enviado para você e para o seu cliente.

Emitiu uma nota com o valor errado?

Você pode cancelar sua nota fiscal até o fim do mês no qual ela foi emitida, mas como cada prefeitura atua de forma diferente, é importante que você valide essa informação antes de começar a emitir suas notas fiscais.

O cancelamento de notas fiscais no Qipu funciona de forma simples. Selecione a venda referente à nota que você deseja cancelar e clique em “Cancelar NFSe associada”.

Notas fiscais em vendas já existentes

Precisa emitir uma nota fiscal de serviços já existentes no aplicativo? Você só precisa acessar a venda escolhida e clicar em “Emitir Nota”.

Ainda não tem cadastro no Qipu? Baixe agora ou acesse o Qipu via web para começar a ter o controle da sua empresa na palma da mão.