Como fazer um fluxo de caixa?

Como fazer um fluxo de caixa?

Controlar a entrada e saída de dinheiro da sua empresa é muito importante para manter a saúde financeira do negócio e garantir a longevidade dele no mercado em que atua. De acordo com o Sebrae, não acompanhar rigorosamente as receitas e as despesas é um erro responsável por 46% dos encerramentos das atividades empresariais no Brasil. Nesse sentido, o controle de fluxo de caixa surge como instrumento indispensável para a sobrevivência da organização a longo prazo.

O que é controle de fluxo de caixa?

Em linhas gerais, podemos definir fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão financeira que possibilita acompanhar, controlar e analisar toda a movimentação financeira da empresa. Ele é composto pelo registro detalhado de todos os recebimentos e despesas da organização e deve ser acompanhado diariamente para identificar falhas, evitar prejuízos e facilitar o planejamento financeiro do negócio.

Isso é possível porque o controle de fluxo de caixa oferece ao empreendedor uma visão sistêmica de todo o negócio. A atividade permite que ele conheça como andam as finanças da empresa, se o empreendimento deu lucro ou prejuízo e dessa forma facilita tomada de decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da organização.

Como fazer o controle de fluxo de caixa?

Com as dicas a seguir, você vai garantir a saúde financeira da sua empresa, confira!

Registre toda a movimentação financeira da empresa

O primeiro passo para fazer o controle de fluxo de caixa é anotar, detalhadamente, toda a entrada e saída de recursos financeiros da empresa por dia, tanto as previstas quanto as realizadas. Para facilitar o registro, você deverá separar as receitas das despesas, atribuindo nomes a cada uma delas, como vendas à vista, à prazo, pagamento de água, luz, fornecedores, etc.

Confronte todos os recebimentos e os pagamentos

O próximo passo do controle de fluxo de caixa é confrontar as informações do registro com os valores recebidos e pagos de fato. A esse processo damos o nome de “baixa” e ele é muito importante para identificar erros de registro, pagamentos realizados fora do prazo, inadimplências e até fraudes. 

Essa etapa possibilita conhecer a real situação financeira da empresa. Por meio dela, consegue-se descobrir se os produtos vendidos ou serviços prestados foram suficientes para cobrir as despesas. Caso o resultado seja negativo, é possível traçar estratégias para garantir o aporte de recursos necessários, como negociar preços e prazos com fornecedores, investir em ações de vendas mais agressivas e até mesmo solicitar um empréstimo.

Contrate uma plataforma de contabilidade online para gerenciar a sua empresa

Diante de tudo o que foi exposto, certamente deu para entender que fazer o controle de fluxo de caixa é uma tarefa que exige tempo, organização e conhecimento especializado, não é mesmo? Então, por que não delegá-la a quem realmente entende do assunto?

No Qipu, plataforma online de serviços de contabilidade e gestão financeira, você encontra várias soluções para simplificar o gerenciamento da sua empresa. Com o Qipu, em um único lugar você pode fazer o controle do fluxo de caixa, acompanhar as vendas em tempo real, emitir notas fiscais e faturas com boleto entre várias outras atividades.

Com o auxílio da tecnologia, não há dúvida de que fazer um fluxo de caixa eficiente vai ficar muito mais fácil. Com dados estruturados, você vai poder gerenciar a movimentação da sua empresa diariamente com apenas alguns cliques e acompanhar o desempenho do seu negócio por meio de relatórios visuais. Muito além da contabilidade online, o Qipu é um excelente parceiro de negócios. Acesse o site e confira todas as nossas soluções para sua empresa.

No items found.