Como usar WhatsApp Business e conquistar clientes para seu negócio

Como usar WhatsApp Business e conquistar clientes para seu negócio

Tenha um canal de atendimento gratuito para o seu negócio. Veja como usar WhatsApp Business e como configurá-lo.

Quando falamos em comunicação na atualidade uma das primeiras coisas que pensamos é no WhatsApp.

Essa ferramenta se popularizou nos últimos anos e virou um canal oficial de comunicação para a maioria das pessoas. Aliás, muita gente já substituiu o uso tradicional do telefone do SMS e até mesmo do e-mail para se comunicar através do WhatsApp.

A ferramenta disponibiliza um chat online em tempo real com outros usuários da rede gratuitamente. É possível se comunicar através de texto, áudio, emoticons, gifs animados, figurinhas, além de conseguir realizar chamadas de voz e videochamadas conectado apenas à internet.

Com tantas funcionalidades se tornou muito mais prático e ágil enviar um WhatsApp. Por esse motivo, a ferramenta está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

E o melhor de tudo é que ela se adaptou ao mercado corporativo através do WhatsApp Business.

Hoje, com a transformação digital nas empresas, usar ferramentas online como essa se tornou uma tendência. Afinal, para uma empresa, a comunicação é fundamental seja no dia a dia do negócio com seus clientes ou para a equipe trabalhar de forma colaborativa.

Uma comunicação de sucesso pode melhorar a imagem do seu negócio. E esse upgrade do WhatsApp permitiu com que empreendedores pudessem potencializar a comunicação do seu negócio.

Por isso, pensando em você, empreendedor, o Qipu separou algumas dicas importantes para quem quer saber como usar WhatsApp Business e crescer ainda mais nos seus negócios.

Veja também como instalar e configurar WhatsApp Business.

Leia também: Contabilidade Online vs Contabilidade Tradicional: qual usar?

Como usar WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita que permite cadastrar um perfil comercial como o nome da empresa, site, endereço, descrição e outras informações.Na dúvida de como instalar WhatsApp Business?É muito fácil! Para começar a utilizar, basta efetuar o download do app em sua loja de aplicativos. Ele está disponível para os sistemas Android e IOS.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Depois de instalar o WhatsApp Business no seu celular, siga o passo a passo de como configurar WhatsApp Business como canal de atendimento e vendas.

Passo a passo de como configurar o WhatsApp Business

1. Validação do número

Se você já possui um celular e um número para o seu negócio, pode substituir o uso do WhatsApp Messenger pelo WhatsApp Business. Se você ainda não tem, também consegue se cadastrar e utilizar o telefone fixo como número de contato.Após o download você precisará de um número de telefone, caso seja um número móvel (telefone celular) você receberá um SMS com o código de validação.Caso não tenha um número de celular para seu negócio e sim um telefone fixo, você também consegue configurá-lo. Nesse caso, para validar, receberá uma ligação com o código de validação.

2. Preencha o perfil da sua empresa

Depois de ter validado o número, você irá configurar o perfil de sua empresa.No perfil você poderá colocar o nome de seu negócio, a descrição de sua empresa, a foto de perfil (um logotipo, por exemplo), endereço, link do seu site, horário de atendimento.Além disso, também será criado um link curto para que você compartilhe em outras redes e as pessoas possam entrar em contato com sua empresa através do WhatsApp sem precisar salvar o contato.Veja dicas de como configurar o WhatsApp preenchendo os itens do perfil:

     
  • Nome da sua empresa: O nome da sua empresa poderá ser cadastrado apenas uma vez, então tenha muita atenção neste passo. Muito importante saber também que o WhatsApp não permite que o nome da sua empresa esteja todo em caixa alta;
  •  
  • Descrição da sua empresa: A descrição de sua empresa pode ser um resumo de seu serviço ou uma mensagem para seus clientes. Exemplo: “Olá! O Qipu é a empresa que irá auxiliar você a crescer ainda mais com seu negócio.”
  •  
  • Foto do perfil: A foto selecionada será vista por todos os seus cliente, o ideal é que você deixe uma foto que apresente seu negócio, podendo ser o logo da sua empresa.

Agora que o seu perfil já está configurado e você já sabe como instalar WhatsApp Business, veja o vídeo do canal Ecommerce na Prática com dicas de como vender pelo WhatsApp todos os dias:


3. Use as principais ferramentas do WhatsApp Business

Vejam algumas dicas que o Qipu separou para você entender melhor como usar WhatsApp Business!Mensagem de saudaçãoAo cadastrar uma mensagem de saudação você deixará um texto de boas vindas para as pessoas que entram em contato com você.Com essa funcionalidade você não deixa seus clientes esperando uma resposta até que esteja disponível para continuar com o contato. Aproveite para solicitar que ele adiante um pouco do assunto.

     
  • Dica de mensagem: “Olá, obrigado pelo contato! Gostaria de saber como posso ajudá-lo?”

Mensagem de AusênciaA mensagem de ausência é ideal para os períodos de folga, onde você não está conectado com a empresa. Você precisará configurar o horário de envio e o texto.

     
  • Dica de mensagem: “Agradecemos a mensagem! No momento não estamos disponíveis, mas fique tranquilo, retornamos às 9h e assim que estivermos de volta retornaremos o contato. Abraços!”

Respostas rápidasA ferramenta de respostas rápidas é um grande facilitador da sua rotina. É comum que você tenha que responder a mesma coisa para vários clientes diferentes. Assim, para que faça isso com agilidade, basta salvar a mensagem e adicionar um atalho. Você pode fazer isso para várias mensagens e, dessa forma, quando for responder basta digitar o atalho.

     
  • Dica de mensagem: “Você pode encontrar nosso catálogo completo de produtos e adquiri-los online em nosso loja virtual, neste link: www.nomedaempresa.com.br

Confira o Webinário completo que o Qipu realizou sobre como usar WhatsApp Business:


Saiba mais: Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Agora que você já sabe como utilizar o WhatsApp Business, que tal planejar as ações de Marketing do seu negócio? Baixe gratuitamente a Planilha de Custos com Marketing do Qipu.