Como vender porta a porta: 7 dicas essenciais para impulsionar os resultados das suas vendas diretas

Como vender porta a porta: 7 dicas essenciais para impulsionar os resultados das suas vendas diretas

Prova disso são os números expressivos desta modalidade. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (Abevd), mais de 4 milhões de empreendedores movimentaram cerca de R$ 45 bilhões nesse tipo de venda em apenas um ano.

Esses resultados foram impulsionados principalmente pelo período de crise econômica, o qual fez muitas pessoas desempregadas recorrerem às vendas porta a porta para terem uma fonte de renda.

E os produtos comercializados nessa modalidade são vários, como cosméticos, roupas, calçados, jóias e bijuterias, artigos de cama, mesa e banho etc.

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A venda direta é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar de maneira independente ou ter uma renda extra. Se esse é o seu caso, então você está no artigo certo.

Nas próximas linhas, vamos apresentar 7 dicas essenciais de como vender porta a porta e aumentar os ganhos. Continue a leitura para saber quais boas práticas seguir e que técnicas de vendas usar para ser um sucesso nas vendas diretas.

Antes de ver nossas dicas de venda porta a porta, veja este vídeo, do Ricardo Jordão:


Leia também: Aumente suas vendas e ganhe espaço no mercado

7 dicas de como vender porta a porta

1 - Saiba tudo sobre o seu produto

A primeira dica de como vender porta a porta é conhecer bastante o produto que você está tentando vender. Imagina chegar na casa do cliente e não conseguir explicar para ele as funcionalidades e características do seu produto. Isso com certeza não fará bem aos seus resultados.Por isso, estude o seu produto. Assim, você terá bons argumentos para convencer o seu potencial cliente, além de transmitir segurança na negociação.

2 - Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o público-alvo dos seus produtos é essencial para o sucesso das suas vendas porta a porta.

     
  • Quais são as principais necessidades e características dos seus prospects?
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  • Quem é o decisor de compras na casa que você está visitando?
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  • Qual o perfil socioeconômico dos seus potenciais clientes?

3 - Ofereça demonstrações do seu produto

Nas vendas diretas, o cliente gosta de ter certeza sobre o produto que ele está prestes a adquirir. Nesse sentido, ofereça a ele demonstrações do seu produto para que ele possa testar a solução antes de comprá-la.Um exemplo disso são as amostras grátis de perfume que costumam vir em embalagens cilíndricas minúsculas. Assim, mesmo que o seu cliente não compre imediatamente, ele lembrará do seu produto e cogitará fechar negócio com você em um outro momento.

4 - Utilize a tecnologia a favor das suas vendas

Com a transformação digital nas empresas, as tecnologias se tornaram importantes aliadas nas vendas porta a porta também. Você pode, por exemplo, enviar suas ofertas por mensagens em aplicativos de conversas instantâneas para seus prospects. Além disso, esses apps podem ser utilizados para agendar visitas e enviar alertas sobre lançamentos e promoções. Mas tome cuidado para não irritar seus clientes com o envio excessivo de mensagens.A tecnologia também pode ser utilizada para organizar melhor os pedidos, as visitas e as entregas.

5 - Planeje as suas rotas

Não há como vender porta a porta de maneira eficaz se não houver uma rota devidamente planejada. Esse modelo de vendas não consiste em sair batendo aleatoriamente de porta em porta oferecendo seus produtos.Faça um planejamento das casas que você pretende visitar em determinado dia e estabeleça uma periodicidade adequada.

6 - Não force a barra ao tentar vender seus produtos

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto aquele vendedor que quer fazer com que o cliente compre seus produtos a qualquer custo. Se o cliente expressar desinteresse na sua oferta, não force a barra. Agradeça pela atenção e mostre que você estará sempre à disposição caso ele mude de ideia.

7 - Invista na sua capacitação

Nesta última dica, é de extrema importância que o vendedor de porta a porta invista na sua capacitação. Procure fazer cursos, mantenha-se bem informado sobre o setor dos seus produtos, participe de workshops e de qualquer outra atividade cujo objetivo seja aprimorar as suas estratégias de venda. Quanto mais capacitado você for, mais credibilidade você conseguirá transmitir aos seus potenciais clientes. Como consequência, maior será a chance de conversão.

DICA EXTRA: Técnicas de persuasão. Não tem como vender sem persuadir o cliente a comprar, concorda? Por isso, fomos buscar este vídeo do Thiago Concer com dicas para persuadir seus clientes:


Essas foram as nossas 7 dicas essenciais de como vender porta a porta. Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar em prática tudo o que falamos aqui neste artigo? Faça isso e veja os resultados das suas vendas melhorarem significativamente.

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Você conhece as principais datas que impulsionam vendas? Conhecer esses períodos pode ajudar em suas vendas porta a porta, por isso, baixe nosso Calendário de Marketing gratuito!  

Vender porta a porta é uma das formas mais antigas de se fazer comércio e que até hoje pode ser observada.