Consulta de pendências tributárias: descubra se sua empresa está regularizada

Consulta de pendências tributárias: descubra se sua empresa está regularizada

As Certidões Negativas de Débitos são um conjunto de documentos emitidos por órgãos públicos que comprovam que a empresa não possui débitos ou pendências em âmbito municipal, estadual ou federal.

Esse documento possui validade, e é importante que sua emissão seja feita periodicamente para que a empresa se certifique de que não possui pendências. Além disso, a CND serve como comprovação na hora de gerar financiamentos em bancos ou processos de licitação com a prefeitura.

Onde consultar?

Para consultar as certidões negativas de débito, basta que você acesse o site de cada órgão público. Como falamos anteriormente, esses órgãos se dividem pelo município, estado ou país.

Além dos tributos, as obrigações da contabilidade como por exemplo, DIRF, GFIP, DEFIS também impedem a emissão da CND quando não são entregues. Desta forma é importante que você alinhe as informações sobre a sua empresa com o seu contador.

Junte-se ao Qipu e receba checkups automáticos do seu CNPJ todo mês.

Lembrando que esses casos são específicos para MEs e EPPs. Para o MEI a CND corre o risco de não ser emitida se o Microempreendedor Individual tiver pendências com o DAS, a Declaração Anual ou com obrigações relacionadas a funcionários.