10 dicas de trabalho autônomo para os profissionais que querem trabalhar por conta própria

10 dicas de trabalho autônomo para os profissionais que querem trabalhar por conta própria

Já pensou em trabalhar como autônomo?

Dada a atual situação econômica do nosso país, este tem sido o caminho que muitos brasileiros se viram obrigados a seguir. Outros fazem isso por opção: o velho sonho de abrir um negócio próprio e não ter patrão.

Mas como organizar um pequeno negócio?

Se você pensa em trabalhar por conta própria, então este artigo é para você.

Nas próximas linhas, vamos falar sobre as principais vantagens desta modalidade e citaremos 10 dicas de trabalho autônomo para quem está desempregado ou deseja largar o emprego atual para ser dono do próprio negócio.

Leia também: Ideias de negócios para trabalhar em casa: 9 dicas para quem quer empreender

O que é e por que ser autônomo?

Todo trabalhador que exerce suas atividades profissionais sem vínculo empregatício pode ser considerado como um profissional autônomo. Ou seja, ele trabalha para si mesmo, prestando serviços ou comercializando seus produtos de maneira independente para pessoas físicas ou jurídicas.Por não haver vínculo empregatício, o profissional autônomo tem liberdade sobre toda a sua rotina de trabalho e também sobre os seus faturamentos.Quem é autônomo pode escolher os dias da semana que quer trabalhar, bem como os horários que lhe forem mais conveniente. Não há uma obrigação no que diz respeito a carga horária a ser cumprida, o que garante maior flexibilidade para lidar com problemas pessoais.Além disso, o profissional autônomo não fica refém do salário que o patrão se dispõe a pagar. Quem trabalha por conta própria tem maior controle e autonomia sobre seus ganhos e pode cobrar o valor que achar mais justo por seus serviços ou produtos. O trabalhador autônomo tem também a possibilidade de trabalhar de onde quiser, inclusive sem precisar sair de casa.No entanto, para usufruir das vantagens de ser autônomo, é imprescindível ser organizado, saber cumprir prazos e se comprometer a entregar aquilo que foi combinado com o contratante. Disciplina é palavra de ordem para quem deseja ser autônomo.

Saiba mais: O que é melhor: registro como autônomo ou como Microempreendedor Individual (MEI)?

10 dicas de trabalho autônomo

Se você está convencido a se tornar um profissional autônomo, um grande empreendedor de sucesso, veja a seguir 10 dicas de atividades que podem ser exercidas dentro desta modalidade.

1 - Fotografia

Se você curte registrar momentos, trabalhar como fotógrafo autônomo pode ser uma boa opção.Neste primeiro item da nossa lista de dicas de trabalho autônomo, você pode fotografar casamentos, festas infantis, eventos corporativos e muito mais. Basta ter uma boa câmera e um bom olho para capturar os melhores ângulos.

2 - Edição de vídeos

E que tal trabalhar trabalhar editando vídeos para canais no YouTube, emissoras de TV, produtoras de filmes ou empresas que produzem esse tipo e conteúdo para seu público interno? Esta é uma atividade com muito potencial e que vale a pena investir.

3 - Redação para blogs corporativos

Cada vez mais empresas estão se rendendo ao marketing de conteúdo e criando seus próprios blogs para atrair novos clientes. Por isso, se você gosta de escrever, é possível trabalhar como autônomo escrevendo artigos para alimentar esses blogs.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

4 - Design gráfico

Para quem domina programas como Photoshop e Corel Draw, atuar como designer gráfico autônomo pode ser uma alternativa para trabalhar de maneira independente. Quem se dedica a essa função produz peças gráficas para diferentes empresas.

5 - E-commerce

Sabia que é possível vender praticamente qualquer coisa pela internet? Trabalhe como autônomo abrindo um comércio eletrônico de roupas, cosméticos, artesanato, alimentos etc.Estude o mercado, visite blogs com dicas, descubra como gerenciar um e-commerce e comece a faturar sem sair de casa.

6 - Aulas particulares

Outra dica para quem pretende trabalhar como autônomo é dar aulas particulares de português, matemática, inglês ou de algum instrumento musical, por exemplo.

7 - Tradução

Se você entende outros idiomas, é possível trabalhar como autônomo traduzindo artigos, livros ou até mesmo prestar serviços de intérprete em eventos corporativos.

8 - Manutenção residencial ou predial

Quem sabe mexer com eletricidade, pintura, encanamento e demais serviços de reforma pode trabalhar como autônomo na manutenção de casas e edifícios.

9 - Serviços de beleza

Corte de cabelo, alisamento, escova progressiva, manicure e pedicure, limpeza de pele, depilação, design de sobrancelha. Os serviços de beleza são vários e você pode oferecê-los de maneira autônoma, trabalhando inclusive dentro de casa.

10 - Cuidador de idosos

Encerrando a nossa lista de dicas de trabalho autônomo, temos os serviços de cuidador de idosos.Esse tipo de serviço é cada vez mais requisitado, o que se deve principalmente ao envelhecimento da população. Por isso, se você se interessa por esse tipo de cuidado, tomar conta de idosos pode ser uma opção de trabalho autônomo. Quer mais algumas dicas de negócios para abrir? Então, confira este vídeo da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:


Veja mais: Orientações para início do negócio - Alvarás, Licenças de Funcionamento, Bombeiros etc.

O que achou das nossas dicas de trabalho autônomo? Já sabe em qual você vai apostar?O Qipu pode ajudar você a abrir e a fazer a contabilidade online de seu negócio com qualidade e por um preço muito acessível.Além disso, você pode contar com diversos materiais gratuitos, além de todas dicas de nosso blog.Quer fazer o plano de seu novo negócio? Então, baixe nosso plano de negócios canvas