Home / Blog / 12 ferramentas para freelancer que vão te ajudar a ter um melhor desempenho trabalhando por conta própria

12 ferramentas para freelancer que vão te ajudar a ter um melhor desempenho trabalhando por conta própria

Confira 12 ferramentas para freelancer e saiba como elas podem te ajudar a ter um melhor desempenho trabalhando por conta própria.

Seja por opção ou por necessidade, o número de freelancers vem crescendo nos últimos anos.

Especialmente durante a pandemia de Covid-19, em que milhares de postos de emprego foram fechados, o aumento no número de profissionais trabalhando por conta própria aumentou quase 40%. Os dados são da Workana , uma das maiores plataformas para trabalho freelancer.

Se você faz parte desse grupo e agora trabalha por conta própria, saiba que existem algumas ferramentas para freelancers que podem te ajudar a se dar bem prestando seus serviços de forma independente.

Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai conferir 12 das principais ferramentas para freelancer. Continue a leitura e descubra nos próximos parágrafos como cada uma delas pode ser uma grande aliada do seu desempenho.

Leia também: Passo a passo: como declarar renda sendo freelancer e evitar problemas com a Receita Federal

12 ferramentas para freelancer que você precisa conhecer

Existem inúmeras ferramentas para freelancers que podem ser uma grande “mão na roda” para quem trabalha como autônomo. Veja a seguir quais são as 12 mais utilizadas.

1 - GetNinjas

Iniciando a nossa lista de ferramentas para freelancers, temos o GetNinjas . O aplicativo foi desenvolvido para conectar prestadores de serviços independentes à pessoas dispostas a contratar tais serviços.

Na plataforma do GetNinjas você pode anunciar o seu perfil e se candidatar às mais diferentes vagas (fotografia, design, passeador de cães, babá etc.).

Interessado nessa ferramenta? Então, confira como se cadastrar:


2 - Google Drive

O Google Drive também é uma das ferramentas para freelancer mais utilizadas. A plataforma serve para armazenar arquivos na nuvem com segurança, sendo muito útil para quem trabalha com redação, fotografia, design gráfico etc.

Veja estas dicas de como usar o Google Drive, com Maurício Aizawa:


3 - Google Meet

Outra ferramenta que os freelancers costumam utilizar é o Google Meet . Com ele, é possível fazer vídeo chamada com os clientes para alinhar certos pontos do projeto em execução e alinhar alguns detalhes do trabalho quando não for possível encontrar presencialmente.

Não sabe como usar o Google Meet? este vídeo da UNESP pode ajudar muito você:


4 - Slack

O Slack é uma ferramenta que busca facilitar a comunicação. Ele permite a troca de mensagens instantâneas, criar grupos de conversa, compartilhar arquivos dos mais variados formatos e ainda integrar outras ferramentas para facilitar o dia a dia do trabalho.

Para saber mais sobre o Slack, confira este vídeo da Pluga:


5 - Google Calendar

O Google Calendar é uma ferramenta que te ajuda a organizar melhor os seus compromissos. Especialmente se você possui diferentes clientes, o Calendar vai evitar que você perca o prazo para as entregas, reuniões e outras obrigações.

A Rogéria Frossar criou este vídeo que vai te mostra direitinho como usar o Google Agenda:


6 - Toggl

O Toggl é muito útil para a gestão do seu tempo a ser dedicado para cada tarefa. Além disso, essa ferramenta te ajuda a calcular o valor da sua hora de trabalho para cobrar dos seus clientes um preço justo competitivo.

Para entender melhor como funciona o Toggle, dê uma olhada neste vídeo da Kely Coutinho: 


7 - Trello

O Trello também configura entre as principais ferramentas para freelancer, sendo bastante conhecida entre esses profissionais. Ele tem como objetivo auxiliar a gestão de projetos e a execução das tarefas.

Com base no método Kanban, o Trello organiza melhor o fluxo de trabalho e favorece a produtividade do freelancer.

A Pluga também criou este vídeo sobre o Trello, confira:


8 - Hootsuite 

Para conquistar mais clientes, é importante que o freelancer saiba se promover utilizando as redes sociais. E com o Hootsuite , você consegue gerenciar todos os seus perfis em uma única plataforma.

Neste vídeo da Escola de Negócios Digitais você conhece mais detalhes sobre o Hootsuite: 


9 - Proposify

O Proposify é uma ferramenta que o freelancer pode usar para construir e gerenciar suas propostas comerciais.

Fica muito mais fácil e ágil.

O Proposify só tem vídeos em inglês, mas tem legendas… veja se consegue acompanhar, clique nas configurações e selecione legendas em português:


10 - Bonsai

O Bonsai já é utilizado por mais de 30.000 freelancers. A ferramenta serve para elaboração de contratos para os clientes e conta com templates prontos que vão te ajudar a preencher as informações mais relevantes.

Outro vídeo em inglês, use as legendas novamente!


11 - Mint

Com o Mint , você consegue gerenciar as suas finanças sem complicações. A ferramenta permite fazer o controle das suas contas a pagar e a receber e investimentos. Todas as informações são colocadas em um único dashboard.

Veja como usar o Mint, mas lembre-se acionar as legendas em português, novamente:


12 - Contabilidade online do Qipu

Uma ferramenta de contabilidade online como o Qipu ajuda a garantir que o freelancer esteja sempre em dia com suas obrigações tributárias, permitindo que ele mantenha o foco em suas atividades.

Na plataforma da Qipu, é possível otimizar o controle de caixa e fazer o correto recolhimento de impostos.

Veja mais sobre o Qipu neste vídeo:


Essas foram as nossas 12 dicas de ferramentas para freelancer. Faça uso delas e obtenha um melhor desempenho trabalhando por conta própria.

Saiba mais: Como ser freelancer na internet e dizer tchau para seu patrão!

Quer se tornar um freelancer ou regularizar seu negócio? Então, baixe nosso e-book gratuito: Abertura de Empresas

Equipe Qipu

Jan/4/2021

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web