Conheça 7 segredos que vão revolucionar a maneira de fazer a gestão de pequenas empresas

Conheça 7 segredos que vão revolucionar a maneira de fazer a gestão de pequenas empresas

Ter uma ideia de negócio e começar a empreender é ótimo. A verdadeira realização de um sonho para muita gente.

Mas a gestão de micro e pequenas empresas, na prática, pode não ser a maravilha que você imaginava.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de gestão de micro e pequenas empresas. São conselhos bastante objetivos. Mas se você segui-los, verá que seu negócio vai crescer com muito mais segurança.

Leia também: Como criar um plano de marketing para micro e pequena empresa em 5 passos

7 dicas de gestão de pequenas empresas

1. Planeje com antecedência

Um dos grandes erros na gestão de micro e pequenas empresas é focar nas atividades do dia a dia, na rotina de tarefas, e se esquecer de olhar adiante e planejar. Você precisa fazer um diagnóstico empresarial para descobrir quais são suas forças e fraquezas e quais são as oportunidades e ameaças ao seu negócio.Assim, poderá usar suas forças para se defender das ameaças e aproveitar as oportunidades. Além disso, deve definir um plano de ação para fortalecer suas fraquezas.A maneira mais eficaz de se fazer isso é através da análise SWOT.

Você conhece essa metodologia? Então, acompanhe este vídeo da Rock Content:


2. Organize seu tempo

Nada pior que não saber o que fazer nem por onde começar seu dia trabalho.Se você tem muito o que fazer, precisa definir prioridades e organizar seu tempo para que ele renda o máximo possível. Sem isso, não tem como fazer a gestão de pequenas empresas.Uma dica é usar a matriz de Eisenhower, presidente americano na décado de 50.Assim, siga estas 4 regras na hora de organizar suas tarefas no dia a dia:

  • Tarefas importantes e urgentes: faça você mesmo imediatamente
  • Tarefas importantes, mas não urgentes: agende uma data para fazê-las
  • Tarefas urgentes, mas não importantes: delegue para alguém de confiança
  • Tarefas nem urgentes nem importantes: esqueça!

3. Delegue tarefas

Não queira fazer tudo, é impossível. E como você viu no tópico anterior, é preciso delegar tarefas!Por isso, contrate e treine colaboradores para que consigam desempenhar as tarefas que você necessita. Capacite-os para que possam realizá-las adequadamente e supervisione seu trabalho.Evite controlar demais as tarefas delegadas. Além de fazer você perder tempo, desmotiva o colaborador e atrasa o seu trabalho. Confie em quem você contrata ou substitua!

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

4. Fique de olho nas finanças

Saber “mais ou menos” quanto tem na conta corrente e “ter uma ideia” do que vai entrar no caixa nos próximos dias é outro dos grandes erros de gestão de pequenas empresas.Você tem dificuldades em fazer esse controle?Existem diversas ferramentas online, muitas delas gratuitas, que podem fazer a gestão das finanças de seu negócio ser muito mais fácil. Use-as!Conheça o Qipu

5. Use a tecnologia

Acabamos de falar de um app para a gestão de pequenas empresas na área contábil e financeira.Mas existe muito mais que você pode usar - gratuitamente! - para agilizar a gestão de micro e pequenas empresas.Ferramentas de comunicação, como o Slack, de compartilhamento de arquivos, como o Google Drive, de gestão de equipes, como o Trello, de CRM, como o Agendor.Se você ainda não usa a tecnologia na gestão de sua pequena empresa, já passou da hora de usar.Não fique para trás em relação à concorrência. Informatize o seu negócio!

Leia mais: Como informatizar uma pequena empresa: processo + dicas

6. Foque em atividades que te fazem ganhar tempo

Muitos empreendedores têm certo receio de deixar de lado as “entregas” do dia a dia, as tarefas que precisam fazer hoje, e passam o tempo todo apagando incêndios.Pense que se você se organizar, vai perder algum tempo hoje, mas terá uma semana muito mais produtiva.Isso vale para qualquer atividade que vá fazer você ganhar tempo no futuro. Como organizar o estoque de mercadorias, atualizar os dados financeiros da empresa, etc.Pode te tomar tempo naquela hora, mas vai te economizar muito mais horas nos meses seguintes.

Veja também: MEI Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

7. Terceirize atividades que não são o foco do negócio

Se você tem uma lanchonete, não vai encomendar lanches de terceiros para vender em seu estabelecimento. Se você é um arquiteto, você mesmo desenvolverá os projetos para seus clientes. O mesmo vale para um encanador ou eletricista: são eles que realizam os serviços para seus clientes.Mas e quanto àquelas atividades que não fazem entrar dinheiro na empresa? Será que não sairia mais barato e não seriam melhor realizadas por especialistas? Por exemplo: a segurança de uma casa noturna, ou a limpeza de um escritório. A contabilidade é outra atividade que pode ser terceirizada com tranquilidade pela maioria dos negócios. E mais, para reduzir custos, pode ser realizada online, você sabia? Confira: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

O que achou dessas dicas de gestão de pequenas empresas? Já usa algumas delas em seu negócio? Pretende implementar alguma delas? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Quer mais dicas de como fazer a gestão de micro e pequenas empresas? Então, baixe a ferramenta gratuita de plano de negócios canvas agora mesmo!