Marketing digital para influenciadores: como ter sucesso e se tornar profissional? 6 dicas e exemplos

Marketing digital para influenciadores: como ter sucesso e se tornar profissional? 6 dicas e exemplos

Os influenciadores digitais se tornaram parte das estratégias de marketing de empresas de diferentes setores e nichos de mercado. Entretanto, como se tornar um influencer? Como aplicar as ações de marketing digital para influenciadores alcançarem esse status?

Entender quem é o seu público, qual seu nicho (por exemplo, moda, estilo de vida, fitness, ativismo social etc), criar perfis e gerar conteúdo relevante são algumas das dicas mais importantes para quem quer começar a desenvolver marketing digital para influenciadores.

É importante dizer que já existem profissionais especializados em gerenciar a imagem de influenciadores digitais. São assessores que organizam agenda, fotos e buscam por parcerias para esses profissionais.

Entretanto, no início a maioria começa sozinho mesmo, então, aprender a colocar a mão na massa e criar sua própria marca é fundamental para o sucesso de seu canal.

Leia também: 5 dicas de Como encontrar influenciadores digitais certos para sua marca

Marketing digital para influenciadores: 6 ações para alavancar seu alcance

1. Defina um público

Assim como uma empresa precisa saber quem é seu público preferencial você, como influenciador, precisa traçar um perfil de usuário para o qual gostaria de produzir seus conteúdos. É claro que esse perfil é apenas um guia porque depois que um conteúdo é publicado nos canais digitais ele impacta milhões de pessoas dentro e fora desse “perfil” que você escolheu como ideal. Entretanto, quando você tem um público determinado fica mais fácil descobrir os assuntos que interessam a essas pessoas, que tipo de comportamento elas têm e como você pode agregar com o seu trabalho. Se você deseja falar sobre literatura, por exemplo, pode criar vídeos e postagens com resenhas sobre livros, autores, lançamentos e desafios, por exemplo. Mas antes de sair criando conteúdo pense no público que segue esse perfil. Ele é um público que já tem hábito de ler?É um intelectual com uma biblioteca em casa ou alguém que está em busca de indicações?Ele quer apenas um guia de livros ou se interessa em aprender mais sobre autores e movimentos literários?Responder a perguntas como essas, independente da temática que você aborda, vai ajudar você a entender seu público e a produzir um conteúdo que gere engajamento. E acredite, atualmente o engajamento e o enquadramento do seu perfil em um público são mais valiosos para as marcas que buscam um parceiro influenciador do que o número de seguidores que esse canal possui. Abaixo você conhece o perfil do Instagram @book.ster voltado para o incentivo a leitura. São mais de 130 mil seguidores, o que deixa ele longe dos perfis com milhões de seguidores, mas estabelece sua autoridade sobre o assunto que ele aborda.

perfil book.ster

2. Escolha um nicho ou uma temática

Acima falamos sobre literatura, mas existem milhares de temáticas que podem ser trabalhadas pelos diferentes tipos de influenciadores digitais.Você pode, por exemplo, ser um influencer ligado ao ativismo social digital, que aborda temas como:

  • gordofobia;
  • homofobia;
  • sexismo;
  • feminismo;
  • racismo;
  • desigualdades diversas;
  • maternidade real e tantos outros assuntos relevantes que se conectam a tantas pessoas.

A Youtuber Nátaly Neri é um exemplo de influenciadora que aborda temas como feminismo, racismo, veganismo, entre outras bandeiras sociais relevantes, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Em uma linha mais geral, mas também com temas de relevância social, a Youtuber Jout Jout ficou famosa quando lançou o vídeo “Não tira o batom vermelho”, que aborda o relacionamento abusivo. Com mais de 3 milhões de visualizações, vale conferir para se inspirar.

É claro que o ativismo digital não é a única temática que pode atrair e engajar seguidores. Ao criar sua estratégia de marketing digital para influenciadores faça uma análise dos temas que você tem mais interesse e gostaria de falar e aprender.Se você já começou suas atividades e deseja mais alcance, faça uma pesquisa sobre seus concorrentes e sobre os temas que as pessoas têm interesse dentro do tema que você trabalha.Moda e vida fitness são temas também muito comuns, assim como tantos outros, então tente sair do mesmo e encontre a sua personalidade para realizar algo diferente.

3. Diversifique seus canais de relacionamento

Muitas gente que hoje é um grande influenciador digital começou criando um blog. Com o passar do tempo, o marketing para redes sociais dominou todos os espaços e essas mesmas pessoas criaram seus próprios perfis e invadiram as plataformas como Instagram.Atualmente, o Youtube também é uma ferramenta muito comum entre influenciadores, que encontram na plataforma uma outra forma de alcançar mais usuários e oferecer um conteúdo mais denso do que o trabalhado, por exemplo, no Instagram. Usar a estratégia de multicanal dá mais trabalho, entretanto, faz com que você esteja onde seu público está, além de permitir que você apresente mais sua marca pessoal, interaja e se relaciona com essas pessoas.Em uma estratégia de marketing digital para influenciadores, estar presente em um número maior de canais também é uma vantagem para atrair parceiros, afinal você oferece mais possibilidades para as marcas que desejam trabalhar com você. A influencer Camila Coutinho é um dos maiores exemplos de um uso inteligente de diferentes canais, oferecendo conteúdo relevante em todos eles. Ela foi uma das primeiras blogueiras de moda do Brasil com o site Garotas Estúpidas, hoje chamado de GE. Um fenômeno no Instagram com 2,5 milhões de seguidores e no Youtube com 370 mil inscritos.

trabalho Camila Coutinho

perfil camilacoutinho

Bônus: dentro de um mesmo canal você deve aproveitar todas as oportunidades de interação. Por exemplo, no Instagram é possível usar as tradicionais publicações no feed, stories, IGTV e ao vivo! Seja criativo e se joga!

4. Gere conteúdo criativo, autoral e relevante

Nós já falamos diversas vezes sobre isso, mas nada é mais importante para o marketing digital para influenciadores do que conteúdo.Sem conteúdo constante e de qualidade você dificilmente vai se tornar alguém que influencia a decisão de seus seguidores.O Google Trends é uma plataforma que vai ajudar você a entender o que os usuários estão buscando na internet. Use-o como aliado do seu trabalho! Uma outra ideia é usar ferramentas para Instagram e criar uma agenda de conteúdo com antecedência. Isso vai ajudar você a se preparar previamente sobre o tema e também sobre o formato usado para o trabalho.  Use ferramentas para programar posts. Assim você tem mais tempo para pensar em seus temas e pode otimizar a parte operacional do seu trabalho.

5. Links patrocinados

Se você está começando pode ser interessante fazer anúncios pagos em redes como Instagram e Youtube para alcançar mais seguidores. Por meio desses canais você pode direcionar seu investimento para o seu público ideal.Entretanto, o anúncio deve ser criativo para que esses usuários tenham interesse em seguir sua página e se manter ativo em suas redes.Faça um anúncio de algum conteúdo seu que é muito interessante e que representa o que o visitante vai encontrar ao te acompanhar.  

6. Estabeleça parcerias

Ao pensar no marketing digital para influenciadores as parcerias devem agregar para sua marca. Neste tópico estamos falando sobre parcerias que você pode estabelecer com outros influenciadores que, de alguma forma, se comunicam com seu público também. Com essas parcerias ambos os influenciadores atraem seguidores do outro canal e ampliam o alcance de sua marca pessoal.No vídeo abaixo uma parceria entre duas influencers de cuidados de pele e maquiagem. Vale conferir e se inspirar!

Gostou das nossas dicas de como fazer marketing digital para influenciadores? Que tal aprender também “5 dicas decomo fazer marketing digital com influenciadores”.Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital.