14 dicas de marketing para pequenas empresas: impulsione seu negócio

14 dicas de marketing para pequenas empresas: impulsione seu negócio

Se você tem um negócio de pequeno porte, sabe o quão importante é conhecer as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas.

Com a popularização da tecnologia e a multiplicação de canais de contato com prestadores de serviço ou vendedores de produtos, utilizar as ferramentas adequadas para promover um negócio pode fazer toda a diferença.

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Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do portal Visual Objects , os dois mais populares canais de marketing das pequenas empresas são as redes sociais (mencionada por 37% dos respondentes) e o website (33%). E a tendência, segundo aponta a pesquisa, é que ambas as ferramentas ganhem ainda mais espaço nos próximos anos.

A pergunta que fica é: será que apostar fichas em redes sociais e website é suficiente para fazer um bom marketing para pequenas empresas?

Continue a leitura e descubra.

Como usar o marketing para pequenas empresas

Quando falamos em marketing para pequenas empresas, precisamos ter em mente que nos referimos a um conceito completo de estratégias para encantar clientes e vender mais.

Embora o marketing digital tenha se popularizado nos últimos anos (e não é para menos, afinal, apenas no Brasil, 134 milhões de pessoas têm acesso à internet), ele não é a única ferramenta capaz de angariar novos clientes para as empresas.

De acordo com o portal Mayple , os canais de marketing mais efetivos para conseguir novos clientes são:

  • Social media;
  • E-mail marketing;
  • Mídia paga;
  • Marketing de eventos;
  • Vídeomarketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de influência;
  • Podcasts;
  • Vídeo/streaming;
  • Anúncio impresso;
  • Anúncio em rádio.

Viu só como, além do marketing digital , há uma série de opções de canais para promover o marketing para pequenas empresas?

A seguir, você confere algumas dicas para convergir estas mídias e criar uma estratégia efetiva para um pequeno negócio.

14 dicas de marketing para pequenas empresas

1. Estude o cliente

Nossa primeira dica de marketing para pequenas empresas é: entenda e estude o seu cliente.

Uma boa dica para essa etapa é desenhar as personas do seu negócio. Personas são retratos detalhados dos clientes ideais de uma empresa. Para isso, é preciso definir características, hábitos, costumes e objetivos para estes clientes, personalizando ao máximo a descrição.

Quer saber mais sobre a criação de personas? Então veja o vídeo abaixo.


2. Conheça a concorrência

Estudar e conhecer a concorrência também é um diferencial de marketing para pequenas empresas. Ainda que você se enquadre na categoria microempreendedor individual — MEI , é fundamental avaliar como se comportam os outros profissionais do seu segmento.

Faça uma pesquisa nos principais canais de comunicação do seu segmento e avalie o comportamento da concorrência. Essa avaliação tem um papel duplo para a sua estratégia de marketing: ao mesmo tempo em que indica os melhores lugares para encontrar clientes, também ajuda a construir uma imagem e um posicionamento autorais.

3. Crie uma identidade para a sua marca

Se você tem interesse em marketing para pequenas empresas, precisa saber sobre a importância da identidade da marca. Ela será a grande responsável por diferenciar seu negócio dos demais. Por isso, ao investir em marketing, não se esqueça de criar uma referência para o seu material.

Isso pode ser feito de diferentes formas:

  • Estilo de design dos posts em redes sociais e materiaispublicitários;
  • Linguagem própria;
  • Slogan ou frases de efeito clássicas.

4. Projete o retorno do marketing

Antes de investir no marketing para pequenas empresas, dedique um tempo para estruturar a estratégia. Isso inclui a projeção do retorno das ações tomadas e a relação entre este retorno e o investimento feito.

Dessa forma, seu trabalho será melhor orientado e acontecerá de forma realista.

Uma boa dica é aproveitar o momento de criação do plano de marketing para fazer a projeção dos retornos esperados com as campanhas.

5. Invista em recursos diversificados

Você se lembra da lista de canais de marketing citados no tópico anterior deste artigo? Pois saiba que, para fazer um bom marketing para pequenas empresas, é preciso mesclar os recursos e criar campanhas diversificadas.

Pense, por exemplo, em criar uma divulgação que ocorra nas redes sociais, no site da empresa e via e-mail. Se seu negócio tem um perfil offline, que tal adicionar também algumas inserções na rádio local?

Dessa forma, o universo de alcance se amplia e, consequentemente, os resultados também.

6. Dê um rosto à sua marca

A explosão de popularidade do marketing digital trouxe à tona uma tendência que cresce a cada dia: a vontade dos consumidores de se relacionarem com pessoas, e não com marcas.

Por isso, seja você uma ME ou pequena empresa, estude a melhor forma de atribuir uma identidade às ações de marketing. A cara da sua empresa pode ser sua ou de uma figura que se relacione com os ideais do negócio. O mais importante é humanizar as campanhas e criar relações personalizadas com os clientes.

7. Firme boas parcerias

Todo negócio vai mais longe se unir forças com parceiros estratégicos. E não vai ser diferente no seu caso.

Uma estratégia de marketing para pequenas empresas efetiva é unir esforços com outros empreendedores, multiplicando o universo de alcance das campanhas.

Outra dica é propor parcerias a influenciadores digitais e clientes satisfeitos, que podem se tornar multiplicadores do seu negócio.

8. Venda com verdade

Seja qual for o posicionamento de marketing definido para o seu negócio, lembre-se sempre de zelar pela transparência e pela verdade.

Este é o melhor caminho para construir um legado de clientes fidelizados, satisfeitos e dispostos a indicarem seu serviço para outras pessoas.

9. Conheça técnicas de SEO e inbound marketing

Se o marketing digital fizer parte da sua estratégia de divulgação da empresa na internet , vá além da simples “publicação de conteúdo”. Conheça ferramentas de otimização de buscas ( SEO) e torne seu conteúdo melhor ranqueado em pesquisas.


Além disso, estude a possibilidade de encorpar sua estratégia com o inbound marketing , que lança mão do marketing de conteúdo como caminho para “fisgar” e conduzir potenciais clientes até a decisão de compra. Veja como funciona o inbound marketing no vídeo abaixo:


10. Crie metas de marketing

Outra forma de orientar ações e agir de forma ordenada é estipular metas de marketing. Afinal, qual a expectativa com as ações realizadas? Ganhar novos clientes? Quantos? Em qual período de tempo?

Se quiser uma mãozinha para criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e calendarizadas, assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre metas SMART :


11. Acompanhe os canais de comunicação com frequência

De nada adianta criar uma excelente estratégia de marketing para pequenas empresas se você pecar no acompanhamento.

Afinal, boas táticas de marketing levam a mais contatos, mais clientes interessados e mais vendas em potencial. E, se você não estiver disponível para respostas em tempo hábil, seu cliente dificilmente continuará interessado.

12. Faça ofertas exclusivas

Se você quer ter retorno rápido em sua estratégia de marketing para pequenas empresas, nossa dica é investir em ofertas e descontos exclusivos.

A exclusividade funciona como um gatilho mental de vendas , e desperta, nos consumidores, sensações como escassez (especialmente se a oferta vier acompanhada por uma mensagem como “poucas unidades”, “tempo limitado” etc.) e reciprocidade (quando o cliente sente vontade de “retribuir” um presente ou condição especial oferecida pela empresa).

13. Valorize o cliente fidelizado

Fidelizar clientes é o sonho de qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou média. Afinal, o pai do marketing, Philip Kotler, já disse que conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter clientes fidelizados.

Diante desse dado, invista em ações de relacionamento, como envio de newsletter, pesquisas de satisfação, contatos periódicos e clubes de descontos.

14. Nunca pare de inovar

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica de marketing para pequenas empresas: inove sempre!

Pode parecer difícil manter a inovação como carro chefe das ações de um negócio, mas não se engane: tudo o que é feito de maneira autoral é inovador. Pequenos processos, detalhes do produto, um método personalizado, e por aí vai.

Uma dica para incorporar o pensamento inovador à rotina é: todos os dias, antes de começar a trabalhar, pare por alguns minutos e pense: “qual seria uma forma totalmente nova de fazer isso hoje?”

Agora você tem em mãos um completo guia para fazer marketing para pequenas empresas.

Nossa dica é que você incorpore novas dicas à lista constantemente — lembre-se do que dissemos no item 14!

E se quiser saber mais sobre marketing para micro e pequenas empresas, temos uma sugestão de leitura para te levar além: descubra tudo sobre automação de marketing e agilize seus processos com ajuda da integração!