Empresa MEI precisa de contador? E para abrir empresa MEI?

Empresa MEI precisa de contador? E para abrir empresa MEI?

Descubra agora se empresa MEI precisa de contador

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Você quer ser ou é Microempreendedor Individual e está na dúvida se empresa MEI precisa de contador?

O Microempreendedor Individual faz parte de um sistema tributário simplificado, por isso a burocracia é menor. Veja abaixo em nosso texto se empresa MEI precisa de contador e também se para abrir MEI precisa de contador.

O principal motivo que levou o governo a criar a figura do Microempreendedor Individual - MEI é diminuir a burocracia na criação de um negócio.

Assim, um número maior de empreendedores teve a chance de formalizar a empresa mesmo que não pudesse contar com a participação de um sócio.

Porém, a simplificação dos procedimentos para criação e manutenção de uma pessoa jurídica sob a forma de MEI pode gerar a falsa impressão de que os controles contábeis não são necessários.

Mas isso não é verdade!

Ainda que alguns aspectos formais não sejam obrigatórios, a organização continua sendo indispensável.

Leia também: 10 dicas para progredir e manter a sua MEI regularizada

Afinal, MEI precisa de contador?

Confira nosso texto e descubra se empresa MEI precisa de contador.

Elementos contábeis obrigatórios para o MEI

Embora a constituição seja simplificada, a criação de uma MEI exige alguns procedimentos formais que precisam ser realizados com cuidado.Entre eles podemos citar a obtenção de alvará e criação de um CNPJ. Além disso, a elaboração de um contrato social demanda atenção a alguns detalhes que nem sempre são simples para o empreendedor que está começando a ter contato com a legislação. Contar com o auxílio de um contador pode ser fundamental nesta primeira etapa do negócio para evitar problemas posteriores.Após a formalização, não é exigido que o MEI possua contabilidade formal para efeitos fiscais. Em outras palavras: MEI precisa de contador? Não. Mas é bastante aconselhável ter um. Assim, são dispensáveis o livro caixa, por exemplo. Porém, existem algumas obrigações e formalidades que precisam ser cumpridas.Anualmente é preciso que o Microempreendedor Individual envie a Declaração Anual Simplificada - DASN-SIMEI informando o valor do faturamento do ano anterior, sob pena de multa. O MEI fica dispensado de emitir nota fiscal para vendas ou prestações de serviços envolvendo pessoas físicas, porém a emissão de nota fiscal continua obrigatória para transações com pessoas jurídicas.Por fim, caso o Microempreendedor Individual contrate um empregado, deve ser entregue mensalmente, até o dia 7, a GFIP - Guia do FGTS e Informação à Previdência Social. Além disso, deve ser depositado o FGTS calculado em 8% do salário de empregado, e recolhidos 3% da mesma base para a Previdência Social.

Saiba mais: Os principais erros na hora de entregar a Declaração Anual do MEI

Procedimentos contábeis recomendados ao MEI

Embora não haja obrigatoriedade de entrega, para fins gerenciais é importante que o empreendedor elabore, ainda de que forma simplificada, um Relatório Mensal das Receitas Brutas. Além disso, para manter sob controle a saúde financeira da empresa, é sempre recomendado acompanhar as principais despesas e projetar um fluxo de caixa eficiente. Por mais que o empresário esteja acostumado ao dia a dia da empresa, manter as contas sob controle é fundamental para garantir o bom andamento do negócio.Aliás, um bom empreendedor deve ficar atento a diversos outros indicadores financeiros de sua empresa. Confira mais alguns deles:

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Contratar um escritório ou fazer a contabilidade do MEI por conta própria?

O auxílio de um profissional em contabilidade é importante para evitar alguns erros na apresentação de informações e declarações fiscais, principalmente em função das constantes alterações legislativas. Além disso, um contador pode ajudar na tomada de decisões e propor procedimentos estratégicos para desenvolver melhor o negócio.Porém, mesmo que que vários pontos formais não sejam obrigatórios, a organização das contas e documentos da empresa continua sendo indispensável.

Fique atento: Empreendedor, atenção: sua MEI poderá ser desenquadrada!

Conclusão: não, MEI não precisa de contador

Como você viu, a resposta para a pergunta “MEI precisa de contador?” é não. Aliás, até para abrir MEI não precisa de contador.Porque para isso você pode abrir MEI online, veja mais detalhes neste post: Como fazer a abertura para MEI online passo a passo

Agora que você já tirou sua dúvida sobre se MEI precisa de contador, que tal saber tudo sobre esse tipo de empresa? Baixe nosso e-book gratuito: GUIA completo para MEIs 2019

DICA: Como MEI declara imposto de renda: guia prático e completo