11 melhores livros para empreendedores: inspirações para prosperar no negócio

11 melhores livros para empreendedores: inspirações para prosperar no negócio

Se você está em busca de inspirações para tornar seu empreendimento cada vez mais próspero, precisa conhecer nossa lista de melhores livros para empreendedores.

Tratam-se de obras realizadas por outros empreendedores, estudiosos sobre o tema e figuras influentes do segmento, que compartilham suas experiências e contam alguns de seus segredos para conquistar clientes e gerir negócios.

Conheça a contabilidade completa do Qipu

Ao longo deste artigo, você verá um breve resumo de grandes obras, como:

  1. Mindset: psicologia do sucesso
  2. Marketing 3.0
  3. Gatilhos mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar
  4. Qual a tua obra?
  5. O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas.
  6. O investidor inteligente
  7. Pai Rico, Pai Pobre
  8. O Monge e o Executivo
  9. Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo
  10. Organizações Exponenciais
  11. The Founder's Dilemmas

Empreendedorismo: oportunidade de inovar e desenvolver projetos

O empreendedorismo no Brasil está crescendo exponencialmente. Isso revela que, mesmo diante de adversidades, como a pandemia do coronavírus, de 2020, a inventividade e a coragem para investir em projetos pessoais supera qualquer desafio.

E os números reforçam essa percepção.

De acordo com a Abstartup (Associação Brasileira de Startups), nos últimos quatro anos, o número de startups no Brasil passou por um salto de crescimento de 207%. Isso significa que, de 4.151, nosso país passou a abrigar 12.727 novos investimentos.

As perspectivas de crescimento para o setor de empreendedorismo individual e em pequenos grupos são positivas. De acordo com a Abstartup, o “avanço do amadurecimento e densidade do ecossistema”, com uma participação cada vez mais forte de grandes empresas e a constante abertura do mercado serão grandes impulsionadores de novos negócios.

Se você planeja ou já deu os primeiros passos nesse mercado, ler os melhores livros para empreendedores pode te ajudar a superar os desafios mais comuns no segmento, além de ajudar a abrir a mente para formas inovadores e descomplicadas de realizar processos.

Por isso, a seguir, você confere nossa lista com os 11 melhores livros para empreendedores.

Melhores livros para empreendedores: 11 dicas

1. Mindset: psicologia do sucesso

Se você pensa em montar uma empresa online ou já empreende em qualquer segmento, certamente já ouviu falar em mindset. O termo caiu nas graças do segmento, e muitos coaches, mentores e especialistas em empreendedorismo evidenciam a importância do mindset para o sucesso.

Em seu livro Mindset: psicologia do sucesso, a autora Carol S. Dweck vai além. Ela é a criadora do conceito, e revela, neste livro, como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. A essa organização de pensamentos orientados para o sucesso, chamamos mindset.

Ao longo do livro, é possível entender como o conceito pode definir nossa relação com o trabalho e com as pessoas e até a forma como educamos nossos filhos.

Se você sente vontade de despertar o potencial máximo para o empreendedorismo de dentro para fora, precisa ler este livro.

2. Marketing 3.0

O pai do marketing não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros para empreendedores, não é mesmo? Por isso, nossa segunda indicação é o célebre Marketing 3.0, do também célebre Philip Kotler.

Em seu livro, Kotler convida o leitor a um mergulho no novo comportamento do consumidor e, sobretudo, na importância de compreender as tendências para tratar consumidores com a complexidade e atenção que merecem.

A obra de Philip Kotler é perfeita para quem busca dicas para investir em marketing nas redes sociais , utilizando as estratégias mais eficazes para oferecer produtos e serviços que satisfaçam verdadeiramente as necessidades do novo consumidor.

3. Gatilhos mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar

Gatilhos mentais são outra estratégia popular entre os empreendedores. Estamos falando de técnicas que estimulam e influenciam, nos clientes, algum comportamento específico.

Técnicas como a de gatilhos são muito utilizadas por quem trabalha diretamente com vendas, sejam elas virtuais, presenciais, em lojas físicas ou porta a porta .

No livro, escrito por Gustavo Ferreira, você tem acesso a 32 gatilhos que podem ser aplicados a diversos tipos de negócio.

A ideia é que, com a ajuda dos recursos oferecidos na obra, os empreendedores sejam capazes de construir negócios sólidos, tendo como base estratégias de venda eficientes. Os gatilhos de Ferreira exploram múltiplos recursos da mente humana, sempre de forma ética íntegra e, por que não, lucrativa.

Se quiser entender um pouco mais sobre o funcionamento dos gatilhos mentais, assista ao vídeo abaixo:


4. Qual a tua obra?

Mario Sergio Cortella é conhecido por sua obra literária provocativa e inteligente. Neste livro, ele faz o convite à inversão de papéis: qual a tua obra? — ele pergunta.

Ideal para quem busca ressignificar o empreendedorismo e desassociar a ideia de trabalho e castigo, o livro de Cortella traz interessantes inquietações sobre o mundo dos negócios.

Quem lê este livro se prepara para conectar trabalho e propósito, dois grandes propulsores para abrir empresas e criar estratégias verdadeiramente efetivas para prosperar.

Aproveite e assista ao autor, Mario Sergio Cortella, em uma apresentação inspirada na temática do livro.


5. O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas

Ao ler este livro, nos aproximamos de um dos mais promissores cenários para o empreendimento: o Vale do Silício.

Em O lado difícil das coisas difíceis, o autor Ben Horowitz conta a história de sua trajetória empreendedora, com foco nas estratégias desenvolvidas para superar os desafios mais difíceis: aqueles que não se encontra em livro nenhum.

Para quem deseja aprender de forma leve, é uma dica de ouro. Horowitz mescla lições de negócios com letras de músicas e apresenta seus pontos sem rodeios.

6. O investidor inteligente

O autor de O investidor inteligente é uma referência no mundo dos negócios. Trata-se de Benjamin Graham, consultor de investimentos. Em seu livro, que é conhecido como a “bíblia” do mercado de ações, Graham explica seu conceito de “valor de investimento” e dá dicas de como proteger investidores de cometer erros que podem minar negócios.

Perfeito para qualquer tipo de empreendedor: do MEI , que inicia um negócio individualmente, ao empresário de grandes corporações.

7. Pai Rico, Pai Pobre

Controle financeiro , capital de giro, investimento e retorno. Se você se interessa por estes termos, precisa ler Pai rico, pai pobre, um dos melhores livros para empreendedores.

Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro ensina, por meio de uma narrativa simples e pessoal, estratégias para consolidar a independência financeira com um planejamento sólido.

Ideal para quem busca dicas para multiplicar receitas e controlar gastos de forma inteligente, Pai Rico, Pai Pobre está disponível para compra aqui .

8. O Monge e o Executivo

Se você pesquisa sobre os melhores livros para empreendedores, certamente já ouviu falar no O monge e o executivo. Isso porque a obra é referência no segmento há alguns anos, e, ainda assim, indispensável para quem deseja refletir sobre liderança e propósito.

O livro conta a história de Leonard Hoffman, empresário que abandona sua carreira para se tornar monge em um mosteiro. Hoffman aprende com suas vivências e, aos poucos, descobre tudo o que precisa saber para se tornar uma figura inspiradora.

Ideal para quem empreende em equipe ou conta com a ajuda de funcionários ou estagiários para compartilhar tarefas rotineiras.

9. Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo

O empreendedorismo feminino vem crescendo de forma exponencial. Para você ter uma ideia, de acordo com o SEBRAE, em 2015, as mulheres garantiram 49% de participação em novos negócios — com uma tendência de crescimento comprovada ao longo dos anos.

Para inspirar mulheres empreendedoras, um livro voltado especialmente para o tema. Nele, a autora, Monique Evelle, narra sua trajetória no mundo dos negócios sociais, evidenciando o potencial transformador de empreendimentos com propósito.

Além de apresentar uma vivência inspiradora, o livro também é uma oportunidade de conhecer mais sobre cada uma das etapas envolvidas na montagem de um negócio: do planejamento à ação.

10. Organizações Exponenciais

Inovação. Este é o tema central do livro Organizações Exponenciais, que traz, como exemplos, casos de empresas que revolucionaram seus setores de atuação com formas diferenciadas de entregar resultados.

Prepare-se para adquirir uma nova e ampla visão sobre tendências corporativas e tecnologias essenciais,aplicáveis em microempreendimentos, startups, empresas de médio porte e grandes organizações.

11. The Founder's Dilemmas

Uma das mais profundas e completas obras sobre o tema, The Founder’s Dillemmas não poderia ficar de fora da lista de melhores livros para empreendedores.

O livro, ainda sem tradução para português, fala sobre momentos estratégicos na gestão de um negócio: quando é a hora de expandir? Contratar novos funcionários é a melhor saída? Quais os riscos e fatores envolvidos neste importante dilema?

Para descobrir, basta ler o livro .

Depois de ler esse artigo, você com certeza tem informação suficiente para criar a sua própria lista de melhores livros para empreendedores. Queremos saber a sua opinião!

E se quiser continuar enriquecendo seus conhecimentos sobre negócios ao mesmo tempo em que se diverte, temos mais uma dica: nossa lista de filmes sobre empreendedorismo .