O que é Canvas e como criar um para a sua empresa em 4 passos

O que é Canvas e como criar um para a sua empresa em 4 passos

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Você sabe o que é Canvas?

Um modelo de negócio bem estruturado e um planejamento sólido são fatores determinantes para o sucesso de qualquer empresa. Nesse sentido, é fundamental levar em consideração aspectos-chave, como a proposta de valor, o público ao qual o negócio se destina e os recursos necessários para financiar a sua ideia.

Se você quer abrir uma empresa ou reestruturar o seu atual negócio, o Canvas pode ser a ferramenta ideal para que esse processo ocorra com mais segurança, consistência e assertividade.

Neste artigo, você vai entender o que é Canvas, para quê ele serve e como construir um para o seu negócio.

Continue a leitura para saber de que maneira essa ferramenta intuitiva e de fácil compreensão pode te ajudar.

Leia também: Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

O que é Canvas?

O Business Model Canvas (BMC) foi criado em 2005 por Alexander Osterwalder (empreendedor e economista) e por Yves Pigneur (cientista da computação).Trata-se de um quadro esquemático que estrutura e comunica uma ideia de modelo de negócio com mais clareza e objetividade. A intenção dessa ferramenta é possibilitar que o plano de negócios seja desenvolvido de maneira ágil e intuitiva.O quadro possui 9 campos que são distribuídos em 4 blocos, os quais representam as perguntas fundamentais que devem ser feitas na elaboração de um plano de negócio. São elas:

  • O quê?
  • Para quem?
  • Como?
  • Quanto?

Veja mais sobre o Canvas Model neste vídeo da Siteware:


Os elementos estratégicos do negócio são colocados no Canvas, resumindo visualmente a essência da ideia que você tem para a sua empresa.E por “elementos estratégicos” nos referimos aos campos:

  • Propostas de valor;
  • Segmentos de clientes;
  • Relacionamento com clientes;
  • Canais;
  • Atividades-chave;
  • Recursos-chave;
  • Principais parceiros;
  • Estrutura de custos;
  • Fluxos de receita.

Passo a passo: como criar um Canvas para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é Canvas, veja a seguir como você pode criar um para o seu negócio.Como já mencionamos no tópico anterior, a construção do BMC gira em torno de 4 perguntas fundamentais. E para cada pergunta são atribuídos mais elementos estratégicos para o seu negócio.Entenda isso melhor no nosso passo a passo.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Passo 1 - O que a sua empresa faz?

Um dos maiores desafios na construção de um modelo de negócio está na entrega de valor para o público. Nesse sentido, o primeiro passo de como elaborar um Canvas é determinar:

  • o que a sua empresa faz?
  • qual a proposta de valor que ela se dispõe a entregar?
  • quais problemas ela quer ajudar o cliente a resolver?

Passo 2 - Para quem a sua empresa se destina?

Se no passo anterior você precisou preencher o campo “Proposta de Valor” do Canvas, aqui você deverá preencher os campos “Segmento de Clientes”, “Relacionamento com os Clientes” e “Canais”.Todo negócio visa atender a determinados desejos e necessidades de um grupo específicos de clientes. Portanto, que segmento a sua empresa pretende atender?É preciso que você especifique também no seu Canvas de que maneira a empresa vai se relacionar com esse segmento, bem como quais canais serão utilizados para que a marca chegue até seus clientes.

Passo 3 - Como você vai viabilizar o seu modelo de negócio?

Os campos do Canvas que deverão ser preenchidos neste terceiro passo são:

  • Atividades-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais.

No campo de “Atividades-chave”, coloque todas as atividades que a sua empresa não pode deixar de executar para conseguir entregar a proposta de valor aos seus clientes.Já os “Recursos Principais” são aqueles recursos essenciais para manter a sua empresa de pé, sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos.É preciso colocar também no seu Canvas com quais parceiros você pode contar. Aqui estamos nos referindo a fornecedores, outras empresas que atuam no mesmo mercado que o seu, mas que atendem a necessidades diferentes, associações, etc.

Passo 4 - Quanto de dinheiro vai entrar e quanto vai sair?

Por fim, você deverá preencher os campos “Estrutura de Custos” e “Fontes de Receita”. Eles se referem a quanto você precisa gastar para sustentar o seu modelo de negócio e quanto (e de onde) você espera receber.Quer entender melhor tudo isso? Então, confira mais este vídeo, desta vez do SEBRAE:


Como você pôde perceber, o Canvas é uma ótima ferramenta para que você possa estruturar, comunicar e compreender a lógica por trás do seu empreendimento.Agora que você já sabe o que é Canvas e como ele funciona, que tal criar um para a sua ideia de negócio?Para ajudar você, criamos uma ferramenta de modelo de negócio canvas gratuita. Acesse este link e baixe agora mesmo: Plano de Negócio Canvas

Veja também: Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?