Home / Blog / O que é contabilidade digital? Saiba como essa modalidade funciona e as vantagens que ela oferece

O que é contabilidade digital? Saiba como essa modalidade funciona e as vantagens que ela oferece

Entenda o que é contabilidade digital, como ela funciona na prática e quais vantagens essa modalidade de serviços contábeis pode oferecer.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Você sabe o que é ou como funciona a contabilidade digital? Fazer a gestão contábil à distância por meio da internet já é uma realidade para muitos empreendedores, principalmente os de pequeno e médio porte. O baixo custo e a automatização de uma série de tarefas são considerados os principais atrativos dessa modalidade.

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor o que é contabilidade digital e como ela funciona. Confira também nas próximas linhas as vantagens que a contabilidade online oferece e veja se vale mesmo a pena investir nesse tipo de serviço.

Veja mais: Contabilidade online vale a pena? É confiável?

O que é contabilidade digital?

Indispensável para qualquer tipo de negócio, a contabilidade se refere basicamente às entradas e saídas de recursos financeiros e à garantia do cumprimento das obrigações fiscais e tributárias. Para isso, é necessário contar com informações bem estruturadas e confiáveis.

Mas com os avanços tecnológicos, diferentes áreas vêm passando por transformações significativas, inclusive a área de contabilidade.

Há alguns anos, os serviços de gestão contábil encontraram abrigo no ambiente online, ganhando cada vez mais adeptos desse tipo de serviço nessa modalidade. A esse movimento dá-se o nome de contabilidade digital, que é a combinação entre contabilidade, tecnologia e internet.

Mas o que é contabilidade digital, afinal de contas?

Podemos definir o que é contabilidade digital como a prestação de serviços contábeis em ambiente online, de forma digital. Trata-se de uma modalidade em que imperam a automatização de uma série de tarefas, a comunicação remota com o contador e a execução e organização de processos por meio de uma plataforma virtual.

Ficou interessado? Mas como será que isso funciona? Veja a seguir!

Leia também: Contabilidade Online X Contabilidade Tradicional: qual usar?

Como funciona a contabilidade digital?

Ok. Já definimos e você entendeu o que é contabilidade digital. Mas como funciona a contabilidade digital na prática? Como substituir tantos papéis por processos online?

Bom, tirando o ambiente em que é praticada, a contabilidade digital não difere em nada do modelo tradicional, com escritório físico e conversas presenciais. Com agilidade e praticidade, todos os processos são feitos online, pelo computador, celular ou outro dispositivo conectado à internet.

Ou seja, você não precisa mais armazenar uma infinidade de papéis ou dedicar seu tempo a tarefas repetitivas. Por meio de uma plataforma online, você consegue acompanhar toda a contabilidade da sua empresa e ainda interagir com seu contador a qualquer hora e em qualquer lugar.

Por meio dessa plataforma, realizam-se todos os serviços de contabilidade da sua empresa. É lá que ficam armazenadas as informações mais relevantes da sua organização, como relatórios, documentos fiscais, extratos e demais movimentações financeiras. Assim, fica mais fácil manter a empresa em dia com suas obrigações, pois é bem mais prático e ágil achar esses documentos online.

E as atividades contábeis que podem ser realizadas nessa modalidade são praticamente as mesmas de um escritório físico.

Por exemplo:

  • Apuração de tributos municipais, estaduais e federais;
  • Orientação fiscal, tributária e trabalhista;
  • Escrituração;
  • Balanço patrimonial periódico;
  • Entrega de obrigações acessórias;
  • Demonstrativo de Resultado anuais (DRE);
  • Conciliação dos saldos contábeis.
  • Em resumo, podemos dizer que a contabilidade digital é capaz de atender plenamente às necessidades contábeis de uma empresa.

    Confira nosso blog: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

    Quer saber mais sobre contabilidade online? Então, confira este vídeo do Anderson Hernandes:

    Contabilidade digital vale mesmo à pena?

    Você deve estar se perguntando: será mesmo que contratar uma contabilidade digital é uma boa ideia?

    Confira a seguir as principais vantagens que essa modalidade oferece e tire suas próprias conclusões:

    • Maior agilidade, transparência, praticidade e segurança;
    • Otimização do tempo;
    • Redução de custos e despesas;
    • Maior foco nos negócios;
    • Atuação mais consultiva dos contadores devido a automatização de tarefas repetitivas e burocráticas;
    • Atendimento personalizado;
    • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
    • Previsões mais precisas e relatórios completos;
    • Definição de estratégias mais inteligentes;
    • Integração de dados e informações importantes;
    • Maior assertividade na tomada de decisão.

    Ficou claro o que é contabilidade digital e como ela funciona para o seu negócio?

    Conclusão

    Com os avanços tecnológicos permeando cada vez mais diferentes áreas, a contabilidade não poderia ficar de fora.

    A otimização desse tipo de serviço por meio da tecnologia pode beneficiar muitos empreendedores, em especial os de pequeno e médio porte. Isso porque eles não costumam contar com recursos suficientes para arcar com os custos dos serviços de um escritório de contabilidade tradicional.

    Quando as rotinas contábeis, que antes envolviam um grande volume de papéis e processos extremamente burocráticos e demorados, passam a ser realizadas totalmente online, o empreendedor consegue se manter em dia com suas obrigações de maneira mais acessível e descomplicada.

    Saiba mais: Contabilizei vs Qipu: veja em detalhes cada um dos softwares e que vença o melhor!

    Ficou interessado na contabilidade digital, mas está em dúvida de como fazer a mudança de sua contabilidade tradicional atual para uma contabilidade online?

    Então, baixe nosso e-book gratuito agora mesmo e tire todas as sua dúvidas: Entenda tudo sobre a transição de Contabilidade

    Equipe Qipu

    Apr/22/2020

    Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

    Compartilhe

    Facebook Twitter Linkedin Google+

    Não deixe de ler também

    BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web