O que é contabilidade tributária?

O que é contabilidade tributária?

A contabilidade tributária é um ramo das ciências contábeis que tem como objetivo acompanhar, analisar e controlar os tributos da empresa, deixando-a em dia com o FISCO. A atividade é extremamente importante, pois garante a saúde financeira de empresas de diferentes regimes tributários, evitando multas, oneração fiscal, entre outros prejuízos financeiros.

E ao contrário do que se imagina, a prática contábil não é útil apenas para empresas em funcionamento. A contabilidade tributária pode ser aplicada mesmo na fase embrionária de qualquer negócio. Nesse caso, ela atua nos processos burocráticos de abertura de empresa, ajuda a definir o melhor regime tributário para o empreendimento e facilita o bom planejamento para a sobrevivência do negócio por longo prazo no mercado em que atua.

Vantagens da contabilidade tributária

Por muito tempo a contabilidade tributária foi considerada artigo de luxo por diferentes empreendedores. Por demandar conhecimento especializado e atualizado sobre as constantes mudanças na legislação brasileira, a atividade sempre custou muito caro e inviabilizou o acesso de várias empresas a esse serviço contábil.

Todavia, graças à contabilidade online, esse cenário tem mudado no Brasil. A digitalização de processos e a integração de procedimentos pertencentes às esferas Municipais, Estaduais e Federais têm tornado a contabilidade tributária mais acessível, prática e assertiva. 

Atualmente, é possível contratar contabilidade para o Simples Nacional e para regimes tributários, como lucro presumido e lucro real, sem sair de casa. Por meio de plataformas especializadas como a Qipu, o empreendedor tem total controle financeiro e tributário da sua empresa. Com a solução, é possível emitir notas fiscais, apurar impostos, pró-labore de sócios, entre outras obrigações fiscais e tributárias.

Agora que você já sabe que a contabilidade online pode ser uma grande aliada do seu negócio, confira a seguir as principais vantagens da contabilidade tributária:

Redução da carga tributária

Ao definir o enquadramento fiscal correto da empresa e a devida apuração de tributos, as despesas com impostos, taxas e contribuições podem reduzir consideravelmente. Com menos gastos, a empresa tem mais lucros e passa a ter mais dinheiro em caixa para investir em ações estratégicas para o seu crescimento. 

Controle dos tributos e das obrigações acessórias

O Brasil possui mais de 90 tributos, divididos entre impostos, taxas e contribuições. Diante de tanta variedade, como saber quais tributos se aplicam à empresa, quais são os períodos de apuração, prazos para pagamento entre outros detalhes importantes? Sem o conhecimento de um contador especializado em contabilidade tributária isso é praticamente impossível.

Nesse sentido, a contratação de um serviço de contabilidade online pode ser muito útil para resolver essas questões com maior agilidade e assertividade. Além de apurar os impostos corretos para o regime tributário da organização, os profissionais envolvidos no serviço controlam prazos e ainda orientam o departamento contábil da empresa para que alcancem as metas e objetivos do setor.

Benefícios fiscais

A contabilidade tributária não somente ajuda a reduzir o pagamento de impostos, mas também oferece a vantagem de enquadrar a empresa em benefícios fiscais. Em alguns casos, por exemplo, é possível reduzir ou até mesmo eliminar tributações específicas, o que gera mais economia para a empresa no curto e médio prazo.

Como você viu neste artigo, a contabilidade tributária oferece vantagens a empresas de todos os portes e segmentos. Contudo, para ter bons resultados com a atividade, é preciso contar com o conhecimento de um profissional especializado e com soluções tecnológicas que facilitem todo o processo.

Nesse contexto, a Qipu se destaca. A plataforma de contabilidade online oferece diversos serviços contábeis e financeiros com planos que cabem no orçamento da sua empresa. De contabilidade para Simples Nacional, MEI e aplicativo ERP você encontra na Qipu para ter todo o controle da sua empresa quando quiser e de onde estiver. Acesse o site e confira todas as nossas soluções para a abertura e desenvolvimento do seu negócio.

No items found.