Saiba como utilizar a distribuição de lucros

Saiba como utilizar a distribuição de lucros

A distribuição de lucros é uma das maneiras possíveis de se remunerar os sócios de uma empresa, neste caso, com base no lucro líquido da mesma. É no contrato social que é estabelecida qual a porcentagem de lucro que cada um vai receber. Também é nesse mesmo documento que será definida a regularidade com que serão distribuídos esses lucros. Essa é a forma do investidor ser recompensado pelo dinheiro que colocou na empresa.

A diferença entre a distribuição de lucros e o pró-labore é que o segundo equivale ao salário que o dono recebe por trabalhar no seu próprio negócio, o que não acontece na distribuição de lucros, onde o sócio não precisa necessariamente trabalhar na própria empresa.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Por o pró-labore se tratar de um salário pago ao sócio, como se ele fosse funcionário, deve ser pago todos os meses, mesmo que a empresa não tenha tido faturamento naquele mês. Algumas vezes, também é definido no contrato social se o sócio da empresa fará retirada de pró-labore ou não. Não é obrigatório, mas se estiver no contrato social, passa a ser.

Vale lembrar que a distribuição de lucros está isenta do Imposto de Renda, considerando que a empresa já teve sua receita bruta tributada.