Confira o que é empreendedor digital, 6 motivos para se tornar um e 6 dicas para ter sucesso nessa modalidade de empreendedorismo

Confira o que é empreendedor digital, 6 motivos para se tornar um e 6 dicas para ter sucesso nessa modalidade de empreendedorismo

Já pensou em poder trabalhar em um negócio em casa pela internet e ter uma fonte de renda sem precisar sair de casa?

Hoje em dia isso é perfeitamente possível e já tem muita gente ganhando dinheiro dessa forma, com o que chamamos de empreendedorismo digital.

Essa forma de empreender vem crescendo a cada ano, o que se deve principalmente ao maior acesso à internet e ao baixo investimento inicial.

Se você quer saber mais sobre essa modalidade, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo para descobrir o que é e o que faz um empreendedor digital.

Além disso, vamos mostrar também mais à frente 6 motivos essenciais para você abrir o seu próprio negócio online e ganhar dinheiro sem sair de casa:

  1. Maior acesso à internet;
  2. Baixo investimento inicial;
  3. Agilidade nas negociações;
  4. Maior alcance ao público-alvo;
  5. Flexibilidade de horários;
  6. Maior escalabilidade.

Youtubers são alguns dos mais bem-sucedidos empreendedores digitais. Se você é um deles, veja como resolver seus desafios de contabilidade usando o Qipu!

Leia também: Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?

O que é empreendedor digital?

Podemos definir o que é empreendedor digital como uma pessoa que consegue criar um modelo de negócio que opere totalmente em ambiente virtual.

Ou seja, é considerado como empreendedor digital aquele que é capaz de desenvolver e comercializar soluções digitalmente e gerar lucro.

Leia mais: Porque formalizar microempreendedor individual MEI?

O que faz um empreendedor digital?

O que é empreendedor digital se não uma pessoa que utiliza a internet para vender produtos e serviços, não é mesmo?

Há basicamente duas formas de comercializar soluções na internet. A primeira delas é desenvolver um produto ou serviço de sua autoria e vendê-lo em um site de e-commerce ou em um marketplace.

A outra opção comumente observada entre os empreendedores digitais é vender produtos e serviços de outras pessoas em troca de uma comissão por cada venda e revendendo essas soluções com uma margem de lucro. Assim, o empreendedor se torna um afiliado.

Veja mais: Como enquadrar marketing digital no MEI: descubra se é possível prestar esse tipo de serviço como Microempreendedor Individual

6 motivos para se tornar um empreendedor digital

O empreendedorismo digital vem ganhando força no Brasil. Se você pensa em se aventurar nessa modalidade, separamos aqui 6 motivos para você se tornar um empreendedor digital.

1 - Maior acesso à internet

É notório o aumento do acesso à internet no Brasil. Segundo levantamento recente do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), cerca de 71% dos lares brasileiros têm acesso à rede. Além disso, 74% da população com idade superior a 10 anos de idade são usuários da internet.

Logo, esse é um dos principais motivos para investir no empreendedorismo digital.

2 - Baixo investimento inicial

Por falar em investir, o dinheiro necessário para dar o pontapé inicial na sua ideia de empreendedorismo digital é relativamente baixo em comparação com os modelos offline.

De acordo com uma pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, realizada pela Spark Hero, o investimento para financiar um negócio digital não costuma ser muito mais que R$ 1.000.

Veja também: Como conseguir empréstimo para MEI: um passo a passo com as 3 etapas fundamentais

3 - Agilidade nas negociações

Tudo é muito mais rápido no ambiente online, inclusive as negociações. O ciclo de venda tende a ser mais curto.

4 - Maior alcance ao público-alvo

Pela internet, é possível ampliar o alcance do seu modelo de negócio ao público que se deseja atingir. Não há barreiras geográficas e mais pessoas podem ter acesso ao seu produto ou serviço.

5 - Flexibilidade de horários

No empreendedorismo digital, você tem a possibilidade de flexibilizar o seu horário de trabalho.

6 - Maior escalabilidade

Nesse modelo de empreendedorismo, você consegue aumentar a produção e as vendas sem precisar aumentar seus custos e investimentos.

Saiba mais: MEI para YouTuber: como produtores de conteúdo da maior plataforma de vídeos do mundo podem se formalizar

6 dicas para quem quer ser um empreendedor digital

Abrir um negócio online não é algo tão simples quanto possa parecer para algumas pessoas. Para obter sucesso, é necessário cautela, estudo, planejamento e dedicação

Agora que você já sabe o que é empreendedor digital, o que ele faz e os motivos para se tornar um, é hora de conferir algumas dicas essenciais para quem deseja investir nesse formato de empreendedorismo.

  1. Faça um pesquisa de mercado e identifique um nicho promissor;
  2. Desenvolva uma solução assertiva, que resolva os problemas do nicho de mercado escolhido;
  3. Analise os seus principais concorrentes e as soluções que eles oferecem;
  4. Elabore um plano de negócios bem completo, definindo seus objetivos e as estratégias para alcançá-los;
  5. Faça uma avaliação de riscos;
  6. Invista em marketing digital para divulgar o seu modelo de negócio.

Bom, ficou claro o que é empreendedor digital e o que ele faz? Invista nessa modalidade e comece a ganhar dinheiro online, sem sair de casa.

Confira também em nosso blog: MEI para agência de marketing digital é possível? Descubra como ser um empreendedor individual nessa área

Existem diversas vantagens em ser um empreendedor digital, no entanto, continua sendo um desafio e tanto. Por isso, selecionamos alguns materiais gratuitos que podem ajudar você: