Home > Blog > Entenda qual a importância do Fator "r"?

Entenda qual a importância do Fator "r"?

Mudanças no Simples Nacional: Fator R

O fator "r" é o elemento que auxilia na classificação de uma empresa dentre os anexos existentes do Simples Nacional. Por meio de um cálculo simples, é possível saber em qual categoria a empresa se encontra.

As mudanças de 2018 no Simples Nacional tem gerado muitas dúvidas para quem faz parte desse regime tributário. O assunto que tem gerado mais incertezas é o chamado Fator “r”. O cálculo desse Fator serve apenas para saber em qual Anexo sua empresa se encaixa (Anexo III ou Anexo V).

A conta é bem simples de ser feita. Basta dividir o valor da sua folha de salários (pró-labore, salários, FGTS, etc) dos últimos 12 meses pelo faturamento também dos últimos 12 meses.

(r) = Folha de salários (em 12 meses) / Receita Bruta (em 12 meses)

Se o resultado for igual ou superior a 28%, sua empresa está no Anexo III. Se for abaixo de 28%, no Anexo V.

Esse cálculo precisa ser feito todos os meses, e pode ser muito bom para a sua empresa, já que o valor das alíquotas dos anexos varia bastante. Com um faturamento de até R$ 180.000, por exemplo, sua alíquota pode ser de 15,5% em um mês e de apenas 6% em outro.

Vale lembrar que não são todas as atividades que estão sujeitas às vantagens do Fator “r”. Você pode consultar a relação das ocupações no site da Receita Federal.

Nadjine Hochleitner

Feb/2/2018

Fator "r"

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

Como podemos ajudar você hoje? Quero um serviço de contabilidade Quero abrir minha empresa