Entenda a importância da contabilidade para sua empresa ser um sucesso!

Entenda a importância da contabilidade para sua empresa ser um sucesso!

Contabilidade…tem pessoas que só de ouvir essa palavra sentem arrepios. Uma pena, porque a importância da contabilidade para as empresas é muito grande!

Mas - é claro! - nem todo empreendedor é obrigado a dominar esses assuntos. Afinal, existem formas bastante acessíveis de terceirizar essa atividade em seu negócio.

Ao longo do tempo falamos aqui no blog sobre aberturas de empresas, regimes tributários, gestão financeira. Temas bastante específicos e que, por isso, comprovam a necessidade de ter um serviço de contabilidade que realmente ajude sua empresa a crescer de forma legalizada.

Neste post você vai entender melhor a importância da contabilidade e descobrir como um serviço contábil vai te ajudar a cumprir suas obrigações fiscais com mais tranquilidade.

Veja também: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

Mas afinal, o que é contabilidade?

Muitos consideram que por lidar com números e estatísticas, a contabilidade é uma Ciência Exata. Mas se enganam. Na verdade a contabilidade é uma Ciência Humana.Segundo o dicionário, a contabilidade é classificada como:“Uma ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa”A contabilidade lida com a informação. Todas as movimentações realizadas em uma empresa passam pela contabilidade e são registradas nos livros contábeis seguindo critérios específicos. Assim, podem ser analisadas e interpretadas da maneira correta, sem dúvidas ou interpretações variadas.Com o estudo destes dados, é possível chegar a resultados quantitativos e qualitativos que irão mostrar a real situação da empresa e sua saúde financeira. Ou seja, se no período apurado houve lucro ou prejuízo.E, com isso, a tomada de decisão de gestores e empreendedores é muito mais assertiva, porque baseada em números confiáveis.Mas a importância da contabilidade não para por aí.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

A importância da contabilidade para as empresas

Para começar, é importante ressaltar que com exceção do MEI, o serviço de contabilidade é obrigatório para todos os tipos de empresa. Sem a contabilidade, além de não estar regularizada e correr o risco de ser fiscalizada e multada, a empresa fica sem estruturas para realizar a tomada de decisões e progredir com seus negócios.Empresas optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, são obrigadas a apresentarem o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), Livros-Diário e Livros-Razão (documentos que registram as transações da empresa), e o Balanço Patrimonial.O Balanço Patrimonial é o documento que só pode ser assinado por um contador. Nele são apresentados de forma sintética todos os lançamentos que foram feitos na empresa, para que assim seja possível entender se a empresa está prosperando ou se apresenta indícios de falência.A contabilidade parece ser burocrática e difícil de entender, mas quando o serviço e as informações são fornecidas de forma correta, é possível perceber a importância desta ciência humana.Veja neste vídeo do SEBRAE mais algumas informações sobre a importância da contabilidade:


Confira também em nosso blog: MEI Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Veja 7 pontos fundamentais que comprovam a importância da contabilidade:

1. Fluxo de caixa:

Uma contabilidade bem feita auxilia os administradores a acompanharem a entrada e saída de valores da empresa para que possam saber se estão preparados para honrar sua obrigações.

2. Tranquilidade:

Uma contabilidade sempre em dia evitará problemas nas três esferas de autoridades fiscalizadoras, seja a municipal, a estadual ou a federal.

3. Dados e demonstrativos atualizados:

Sempre que necessitar, o administrador terá à sua disposição as informações contábeis e financeiras que deseja.

4. Crédito:

Ao solicitar financiamentos ou outros tipos de entradas de capital na empresa, uma contabilidade em dia pode ser um fator decisivo para a aprovação do crédito.

5. Transparência:

Os demonstrativos contábeis seguem um padrão que pode ser reconhecido por todos os que quiserem consultá-los. Assim, as informações da empresa estão organizadas de uma forma transparente e acessível.

6. Segurança:

Todos aqueles que participam da empresa, sejam sócios, administradores e até fornecedores e clientes, se lhes for permitido, tem uma fonte segura de informação.

7. Tomada de decisão financeira:

Decisões financeiras se baseiam em diversos critérios e índices que podem ser facilmente encontrados se a contabilidade estiver em ordem. Por isso, contar com um serviço profissional de contabilidade é fundamental.Ficou clara para você a importância da contabilidade nas empresas?Nesse contexto, como providenciar esse serviço contábil para o seu negócio?

Saiba mais: Contabilidade Online X Contabilidade Tradicional: qual usar?

E foi por isso que o Qipu Simples surgiu!

Agora MEs e EPPs de serviço optantes pelo Simples Nacional terão um serviço de contabilidade que une confiança, tecnologia e rapidez por um preço bastante acessível. Com o Qipu Simples você poderá entender o que realmente está acontecendo com a sua empresa, além de ter tempo para se dedicar ao que realmente importa: estratégias para enaltecer o seu negócio.

Deseja entender mais sobre contabilidade? Então, baixe nosso e-book gratuito: Dicionário de Contabilidade Qipu

Quer saber mais sobre nosso serviço? CLIQUE AQUI: CONHECER O QIPU SIMPLES