Entenda o RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo

Entenda o RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo

Os profissionais liberais realizam suas atividades de duas formas: como autônomos ou por meio de uma empresa, onde podem ser donos ou sócios.

Independente da modalidade que escolham, ambas estão sujeitas ao pagamento de impostos, mas este pagamento pode variar conforme cada caso, uma vez que autônomos utilizam o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e empreendedores utilizam as notas fiscais.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Mas antes de se aprofundar no pagamento de impostos, você precisa entender o que significa RPA e nota fiscal.

  • RPA: O Recibo de Pagamento Autônomo é um documento que deve ser emitido por uma Pessoa Física quando ela exerce uma atividade remunerada para uma empresa sem ter vínculo empregatício. Mas a emissão de RPA não é feita apenas para empresas, ele também pode ser gerado quando a Pessoa Física presta serviços para outra Pessoa Física.
  • Nota Fiscal: A nota fiscal é uma comprovação tributária que representa as atividades prestadas pela Pessoa Jurídica, ou seja, por uma empresa. Todas as empresas devem realizar a emissão de notas fiscais quando realizam serviços ou vendas de produtos, porque é através da nota fiscal que são computados os valores que servirão como base para o cálculo de impostos.

Como emitir o RPA

Quando prestamos serviços é normal pensarmos no quanto teremos que gastar com taxas e impostos, afinal, precisamos validar qual lucro estamos obtendo a partir dessa atividade. Para entender o cálculo de impostos no Recibo de Pagamento Autônomo é necessário ter uma explicação mais detalhada, assim, não deixe de consultar o nosso site para entender quais impostos incidem no RPA e como o cálculo deve ser feito.