Home > Blog > Entenda o RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo

Entenda o RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo

RPA - Recebido de Pagamento Autônomo

O RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo) é um documento que é emitido por uma Pessoa Física sempre que ela realizar serviços ou venda de produtos para uma empresa. É através do RPA que o cálculo de pagamento do serviço será feito.

Os profissionais liberais realizam suas atividades de duas formas: como autônomos ou por meio de uma empresa, onde podem ser donos ou sócios.

Independente da modalidade que escolham, ambas estão sujeitas ao pagamento de impostos, mas este pagamento pode variar conforme cada caso, uma vez que autônomos utilizam o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e empreendedores utilizam as notas fiscais.

Mas antes de se aprofundar no pagamento de impostos, você precisa entender o que significa RPA e nota fiscal.

  • RPA: O Recibo de Pagamento Autônomo é um documento que deve ser emitido por uma Pessoa Física quando ela exerce uma atividade remunerada para uma empresa sem ter vínculo empregatício. Mas a emissão de RPA não é feita apenas para empresas, ele também pode ser gerado quando a Pessoa Física presta serviços para outra Pessoa Física.
  • Nota Fiscal: A nota fiscal é uma comprovação tributária que representa as atividades prestadas pela Pessoa Jurídica, ou seja, por uma empresa. Todas as empresas devem realizar a emissão de notas fiscais quando realizam serviços ou vendas de produtos, porque é através da nota fiscal que são computados os valores que servirão como base para o cálculo de impostos.

Como emitir o RPA

Quando prestamos serviços é normal pensarmos no quanto teremos que gastar com taxas e impostos, afinal, precisamos validar qual lucro estamos obtendo a partir dessa atividade. Para entender o cálculo de impostos no Recibo de Pagamento Autônomo é necessário ter uma explicação mais detalhada, assim, não deixe de consultar o nosso site para entender quais impostos incidem no RPA e como o cálculo deve ser feito.

Alessandra Gomes

Apr/2/2018

RPA , Recibo de Pagamento Autônomo , Como calcular o RPA , Impostos do RPA

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

Como podemos ajudar você hoje? Quero um serviço de contabilidade Quero abrir minha empresa