Saiba como enviar a declaração anual ao Portal do Simples Nacional

Saiba como enviar a declaração anual ao Portal do Simples Nacional

A declaração anual de 2016 pode ser entregue até o dia 31 de maio ao Portal do Simples Nacional, porém é importante que a entrega seja feita o quanto antes, pois você não corre o risco de perder a data ou acontecer algum imprevisto.

Muitas pessoas confundem a declaração com o Imposto de Renda, porém vale lembrar que os documentos são diferentes e ambos devem ser entregues em suas respectivas datas. Neste texto abordaremos apenas a declaração anual do MEI.

Para que tudo saia perfeito e sua empresa fique em dia, preparamos cinco passos importantes a serem seguidos.

O faturamento de sua empresa é o que realmente importa

 O que conta para a declaração anual é valor total das suas vendas no ano de 2015, simples assim. Desta forma, o preparo da declaração se torna super rápido de fazer. Caso não tenha lançado tudo no Qipu, reserve um tempinho para deixar tudo organizado, mês a mês.

 Dica: Lembre-se que o limite de faturamento do MEI é 60 mil reais. Caso ultrapasse este valor, seria bacana dar uma olhada no site do SEBRAE para entender como e quando a transição é feita, clicando aqui.

Lembre-se dos relatórios mensais

 Uma vez que todas as vendas foram lançadas, gere os relatórios mensais e guarde-os em algum lugar seguro. Eles são importantes para a verificação dos valores da declaração anual. Uma dica é gerar todo mês, mas caso tenha esquecido não é um problema, pois o Qipu armazena todo o histórico para você.

Declaração em mãos

 Agora é hora de enviar a declaração ao seu e-mail. Este é o passo mais simples de ser feito. No menu do aplicativo procure por “declaração anual” e logo em seguida, clique na seta localizada no canto superior direito da tela. O documento será enviado ao e-mail cadastrado e já estará pronto para envio. Acesse sua caixa de entrada, gere o PDF e verifique se todas as informações estão corretas.

 Dica: verifique os números dos relatórios mensais e bata com o valor da declaração anual. Se estiver correto, podemos passar para o próximo passo.

Hora do envio

 Com a declaração em mãos, a próxima etapa é enviar ao Portal do Simples Nacional. Clique aqui para ir para o site e siga o passo a passo abaixo.

passo a passo

Uma vez aprendido não esquecemos mais

 Pronto! Você provavelmente enviou sua declaração e agora sua empresa está em dia. Caso surjam dúvidas, entre em contato por contato@qipu.com.br e daremos todo o suporte que precisar.

 E não se esqueça. Lançar as vendas no aplicativo assim que elas acontecerem, tornam as coisas muito mais fáceis, você não perde tempo e não tem dores de cabeça próximo a datas de envio de documentos.