Senha Web e Certificado Digital: Entenda a diferença

Senha Web e Certificado Digital: Entenda a diferença

Já falamos muito sobre notas fiscais e sua importância para os empreendedores, afinal, a NFS-e é obrigatória para todas as empresas e para MEIs que prestarem serviços para pessoas jurídicas, além de ser uma prova tributária do serviço realizado.

Mas como funciona a emissão de NFS-e? Para emitir uma nota fiscal, é necessário que a pessoa jurídica ou pessoa física possua um certificado digital ou senha web.

Certificado Digital

O certificado digital é uma identidade virtual que contém os dados de uma pessoa física ou pessoa jurídica. Com ele é possível comprovar a identidade do autor de uma ação realizada na internet e validar essa transação, como por exemplo a assinatura de contratos, operações bancárias e emissões de notas fiscais.

Existem dois tipos de certificado:

     
  • A1: Arquivo digital feito e armazenado no computador do usuário. Possui validade de 1 ano.
  •  
  • A3: Disponível em token ou cartão. Possui validade de 1 a 3 anos.

Diferente da senha web, o certificado digital é pago e deve ser adquirido com uma Autoridade Certificadora (AC). Essa entidade pode ser pública ou privada, sendo a responsável por autenticar as informações daqueles que possuem um certificado.

Algumas prefeituras apenas validam a autorização de emissão de NFS-e se a pessoa física ou jurídica possuir um certificado digital, como por exemplo o município de Belo Horizonte.

Mas não se preocupe! O Qipu também emite NFS-e com certificado digital tipo A1. Caso resida em Belo Horizonte ou em uma das cidades atendidas e prefira ter um certificado, você só precisa adicionar seu certificado no Qipu para começar a emitir suas notas fiscais.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Senha da prefeitura

A senha web é uma assinatura eletrônica fornecida pela prefeitura de forma gratuita para uma pessoa física ou pessoa jurídica. Com ela é possível acessar o sistema da prefeitura ou outras plataformas para a emissão de notas fiscais.

Cada município possui um sistema para o cadastramento da senha web. As prefeituras de alguns municípios como Guarulhos, São José dos Campos e Poços de Caldas utilizam o sistema do GissOnline. Já a prefeitura do município de São Paulo, por exemplo, utiliza seu próprio sistema.

Para emitir sua NFS-e de serviços no Qipu, basta que você cadastre sua senha web ou certificado digital A1 e espere pela validação. Sua senha foi validada? Então comece a emitir suas notas fiscais em apenas alguns cliques.

Confira como é feito o cadastro para emissão de NFS-e no seu município.