Transição de contabilidade: 7 passos para mudar

Transição de contabilidade: 7 passos para mudar

Ter um serviço de contabilidade é extremamente importante para que você possa manter a sua empresa, afinal existem diversas obrigações que devem ser entregues e pagas para que o seu negócio permaneça ativo e possa progredir.

Mas conforme a empresa vai tomando forma, algumas mudanças começam a surgir e é possível que o serviço contábil que você possui não consiga atender a sua empresa da mesma maneira.

Nesse momento dúvidas começam a surgir. É possível mudar de contabilidade sem afetar as obrigações da empresa? Sim, é possível. Basta que você encontre um serviço contábil que possa atender a sua empresa da forma como ela precisa.

Quais são os procedimentos para a transição de contabilidade?

Caso você mude de contabilidade, você precisa ficar atento aos documentos que devem ser informados para o seu novo serviço contábil.

Mas não se preocupe. O Qipu te explica em 7 passos.

banner qipu

Como fazer a transição de Contabilidade em 7 passos

Dados gerais

A nova contabilidade precisa conhecer quem você é e os dados da sua empresa. Assim, todas informações referentes aos seus dados pessoais, dados dos sócios e os dados da sua empresa precisam ser passados.

Senha web

A senha web é uma assinatura eletrônica registrada na prefeitura de forma gratuita. Através desta senha seu contador poderá verificar suas notas emitidas para validar as informações de recebimentos.

Senha do GissOnline

Em alguns municípios, como Guarulhos por exemplo, é necessário registrar uma senha no Portal do GISSOnline para depois registrar a senha web. O que poucas pessoas sabem é que a senha do GISSOnline também serve para emitir uma declaração que informa os serviços que foram prestados ou tomados.

Código do Simples Nacional

Para que o seu contador tenha acesso às funcionalidades do Simples Nacional, é necessário que a sua antiga contabilidade informe o código do Simples Nacional.

Contrato Social ou Requerimento de Empresário

Quando uma empresa é aberta ela gera um Contrato Social (para LTDAs e EIRELIs) ou um Requerimento de Empresário (para EIs). Neste documento constam todas as iformaçòes da empresa, como as atividades e as parcelas de cada sócio.

Escrituração Contábil

Em resumo, a Escrituração Contábil é um registro cronológico que mostra todas as movimentações feitas pela  empresa. Por conter todas essas informações, a escrituração contábil é um dos documentos mais importantes para a contabilidade porque através dele é possível identificar qual é a situação atual da empresa.

GFIP

A GFIP é um documento obrigatório para empresa que fazem retirada de pró-labore, assim é importante que a antiga contabilidade envie a última GFIP gerada para a nova contabilidade. Desta forma a nova guia poderá ser gerada.

Está pensando em migrar de contabilidade? Saiba mais sobre a Contabilidade Qipu.

Precisa de ajuda? O Qipu é a versão repaginada daquela contabilidade que você tá acostumado: uma solução digital, mais completa, barata e fácil de entender. Fale agora com um contador.