Contabilidade online x contabilidade digital: descubra a diferença e avalie qual atende melhor a sua empresa

Equipe Qipu

Mar/18/2021

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Descubra qual a diferença entre contabilidade online x contabilidade digital e avalie qual atende melhor às necessidades da sua empresa.

Contabilidade online x contabilidade digital: você saberia apontar qual é a diferença entre essas duas formas de se fazer a gestão contábil de uma empresa?

Toda empresa é obrigada, por lei, a contar com um profissional de contabilidade para lidar com assuntos relacionados a essa área, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

E, no Brasil, as leis tributárias e a legislação fiscal são bem complexas e intrincadas, trazendo muitas dúvidas para os empresários. Mas, as coisas podem ser mais fáceis do que parecem!

Porque, com os avanços tecnológicos, a contabilidade precisou se adaptar e se modernizar, dando surgimento a formatos que permitem que esses serviços sejam prestados utilizando a internet e ferramentas digitais.

Isso significa que os serviços de contabilidade não precisam mais ser feitos exclusivamente de forma presencial e manual. Com o uso de tecnologias, o contador pode interagir com os clientes à distância, enviar documentos por e-mail e automatizar uma série de tarefas repetitivas.

E é aí que entram a contabilidade digital x contabilidade online. Apesar de soarem como a mesma coisa, existem diferenças nessas abordagens e que precisam ser pontuadas.

Neste artigo, você vai descobrir como cada modalidade funciona, em que elas se diferem e as vantagens de cada uma.

Continue a leitura e decida qual atende melhor às necessidades da sua empresa.

Leia também: Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece

Contabilidade online x contabilidade digital: definição

A incorporação da tecnologia aos serviços de contabilidade tem como objetivo garantir maior eficiência, praticidade e agilidade aos processos de gestão contábil.

Nesse sentido, a maneira com que isso ocorre se dá a partir de duas modalidades: a online e a digital.

O que é contabilidade online?

Na contabilidade online, todos os serviços de gestão contábil são feitos por meio de uma plataforma virtual conectada à internet.

Nesta plataforma, o empreendedor faz o envio de documentos de contabilidade, como extratos bancários e notas fiscais, e o sistema realiza a conferência das informações.

Feito isso, são gerados alguns relatórios automaticamente. Se estiver tudo dentro dos conformes, são enviadas para o Fisco todas as obrigações fiscais e tributárias da empresa.

A contabilidade online tem um caráter de “self-service” e busca suprir as necessidades contábeis básicas da empresa.

Assim, a gestão do negócio é facilitada, por meio da automação de alguns processos.

O que é contabilidade digital?

Na contabilidade digital, a comunicação entre o contador e o cliente também se dá de maneira remota. No entanto, as funcionalidades são mais amplas e envolvem mais automatizações, indo além do básico.

Em relação a esse último aspecto, a contabilidade digital possibilita uma postura mais consultiva do contador. Isso porque, com a automatização de tarefas repetitivas, sobra mais tempo para que o contador auxilie o cliente a encontrar soluções mais estratégicas.

Os documentos são enviados e armazenados em uma plataforma virtual, o que garante mais agilidade e comodidade para o empreendedor.

Veja mais: Quanto custa um contador para PJ? Descubra o valor médio dos principais serviços prestados por esse profissional

Contabilidade digital x contabilidade online: qual a diferença?

Mas, afinal, qual a diferença entre contabilidade online x contabilidade digital?

Em primeiro lugar, na contabilidade online é o cliente que toma todas as iniciativas da gestão contábil, reservando ao contador apenas as funções centrais da contabilidade.

Cabe a ele reunir e enviar os documentos de modo a alimentar a plataforma virtual, podendo eventualmente conversar e solicitar orientação aos contadores online.

A principal diferença da contabilidade online para a digital é que nesta o contador assume uma postura mais proativa e consultiva.

O serviço de consultoria contábil se amplifica na modalidade digital. O atendimento é mais personalizado e busca ir além do básico.

Além de todas as praticidades da contabilidade online, a digital oferece ainda a expertise e os conselhos do contador que, junto com o cliente, irá analisar o negócio e pensar nas melhores soluções para o negócio.

Veja também: O que é contabilidade digital? Saiba como essa modalidade funciona e as vantagens que ela oferece

Contabilidade online x contabilidade digital: principais vantagens

Tanto a contabilidade online como a digital oferecem vantagens. Por isso, é importante analisar ambas as alternativas antes de tomar uma decisão para o seu negócio.

As principais vantagens de cada uma são:

Vantagens da contabilidade online

Agilidade e custo são os destaques da contabilidade online.

  • Menor custo;
  • Agilidade na gestão contábil
  • Comodidade e praticidade
  • Disponibilidade 24h
  • Plataforma fácil de operar, disponibilizada 24 horas por dia para o cliente;
  • Segurança com armazenamento na nuvem.

Vantagens da contabilidade digital

No caso da contabilidade digital, a personalização é um trunfo, veja mais.

  • Proatividade do contador;
  • Postura consultiva;
  • Realização de tarefas mais complexas;
  • Personalização do atendimento;
  • Atendimento especializado para algumas áreas de negócio;
  • Assessoria mais ampla.

Bom, na disputa contabilidade online x contabilidade digital, não existe melhor ou pior. A escolha vai depender das necessidades da sua empresa.

Avalie as duas modalidades e decida por aquela que melhor atende ao seu modelo de negócio.

Leia mais: Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de contabilidade que usa a internet na nuvem? Então, confira tudo sobre a Qipu, acesse nosso site aqui: Qipu

Não deixe de conferir este vídeo, também:

E se você quer ainda mais informações sobre contabilidade, baixe alguns de nossos materiais gratuitos:

Equipe Qipu

Mar/18/2021

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Não deixe de ler também