Ao abrir uma ME ou EPP, é necessário fazer algumas escolhas. É importante avaliar quais são suas habilidades para definir qual tipo de negócio irá abrir, definir se irá precisar de funcionários, se pode terceirizar os serviços etc. Mas, ao iniciar o processo de abertura da empresa, uma dúvida sempre surge: Vou abrir minha empresa sozinho ou terei um sócio?
Confira abaixo a lista que preparamos com as principais vantagens e desvantagens em ter um sócio.
Vantagens em ter um sócio.
Parceria
Abrir um negócio é um grande desafio. Ter um sócio pode ser importante para superar os desafios do mercado e fazer sua empresa crescer.
Pluralidade de ideias
Ao fazer uma sociedade, unem-se as forças e qualidades de cada um. Algumas pessoas têm habilidade com vendas, outras na administração do negócio. Enquanto um se dá bem com números e contas, o outro pode cuidar da comunicação e relacionamento com o cliente, deixando o seu negócio mais completo e próspero.
Divisão de investimentos
Para começar seu negócio, é necessário estabelecer um capital social. Esse valor, seja em dinheiro ou bens, é aplicado na empresa. Caso opte por ser um empresário individual, existem apenas duas opções: Abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou ser um Empresário Individual (EI).
Leia também: Passo a passo de como abrir uma EI e EIRELI
- Para abrir uma EIRELI, o investimento inicial deve ser de, no mínimo, 100 salários mínimos, o que representa, hoje, R$ 88.000,00.
- Para ser um EI, não é necessário capital social, porém o empresário atua sem separação dos bens pessoais e da empresa. Assim, em caso de dívidas e falência, por exemplo, o empresário pode perder bens pessoais.